Buscar

ATV 03 LABORATÓRIO DE GESTÃO DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL UNIFACS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATV 03 LABORATÓRIO DE GESTÃO: DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL
Para a constituição de sociedades empresarias, é primordial a elaboração e o registro do contrato social. Esse documento defini os objetivos da empresa e as obrigações e direitos dos responsáveis ou sócios. Além disso, nele deverá constar:
1. O nome, o endereço e o nicho de atuação da empresa;
2. O capital social;
3. 3. A relação dos sócios da empresa;
4. 4. As cotas e a participação dos sócios nos lucros e perdas.
É fundamental que esse documento seja elaborado e assinado por um advogado. Além disso, a Lei exige que o contrato social seja registrado na Junta Comercial para gerar plenos efeitos.
Empresários individuais, da mesma forma que os MEI, não possuem contrato social. Contudo, registram um documento equivalente, que é o requerimento de empresário.
O Código Civil Brasileiro define empresa e empresário como atividade empresarial quando é organizada para a produção, ou circulação de bens e serviços, e o empresário é quem exerce profissionalmente a atividade, excluindo-se aquelas profissões de natureza intelectual, científica, literária ou artística, no entanto, precisamos saber quem são as pessoas capazes de exercer tal atividade econômica organizada, para isso o Código Civil nos traz também e, seu artigo 1º: “Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil”.
Antes de submeter um contrato social ou um Pedido empresário à Junta, você deve fazer pesquisa e reservar um nome de negócio. Depois disso, o certificado de viabilidade e zoneamento, o laudo do bombardeiro, o CNPJ e o contrato devem ser todos mostrados antes que o alvará possa ser liberado.
Outros requisitos legais que foram listados por Negrão, 2018:
1. Economicidade: É a obtenção do resultado esperado com o menor custo possível, mantendo a qualidade e buscando a celeridade na prestação do serviço ou no trato com os bens públicos.
2. Organização: Toda a atividade empresarial que tem a necessidade de capital, insumos, mão de obra e tecnologia.
3. Profissionalidade: A definição de profissionalidade é a caracterização do pensamento pragmático capaz de articular ideias, intenções e ações e avaliar as condições em que essas foram aplicadas.

Continue navegando