Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE: UNG
CURSO: Biomedicina 
MATRICULA: 
DISCIPLINA: Gestão de Serviços de Saúde e Controle de Qualidade
NOME DO PROFESSOR EXECUTOR: Claudenir Junior
NOME DO TUTOR: Maria das Graças, Thalita Manoela
NOME DO ALUNO: 
Atividade contextualizada - Gestão de Serviços de Saúde e Controle de Qualidade.
A água é utilizada na maioria dos testes laboratoriais e por isso ela deve seguir um padrão de controle de qualidade rigoroso. A água contém moléculas orgânicas, íons inorgânicos, partículas, coloides, gases, bactérias e seus produtos que alteram os resultados dos laboratórios clínicos e introduzem erros potenciais e distúrbios mecânicos nos analisadores. Isso pode causar mau funcionamento. Uma combinação de diferentes técnicas de limpeza deve ser usada para remover esses contaminantes. Várias organizações estabeleceram padrões para água reagente para minimizar o impacto nos testes clínicos. A maioria dos laboratórios usa padrões estabelecidos pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) para classificar a água como água reagente de laboratório clínico (CLRW), água reagente especial (SRW) e água de alimentação de instrumentos (IFW). O monitoramento da qualidade é feito medindo resistividade, condutividade, carbono orgânico total (TOC), controle microbiológico e endotoxina. Os parâmetros são avaliados de acordo com a periodicidade especificada nas normas utilizadas. Então para a agua ser usada nos laboratórios elas devem conter uma mínima quantidade de contaminantes, e os principais parâmetros para garantir a qualidade da água são: PH da agua, é importante controlar o ph para evitar danos as tubulações e equipamentos metálicos; Coliformes totais, serve para indicar se a agua recebeu traços de esgotos domésticos e se é perigosa para o consumo; Condutividade, é a medida da concentração total de sais dissolvidos que estão presentes na agua, nos dando uma boa noção de salinidade total; Dureza (CaCo3), é a presença de sais alcalinos terrosos, ou outros tipos de metais. Pode causar a presença de um sabor desagradável e efeitos laxativos na água; O excesso de nitrogênio pode levar ao crescimento excessivo de algas. Isso leva à formação de lodo e/ou ao chamado fenômeno de eutrofização, um processo no qual todos os organismos complexos da hidrovia são completamente mortos e as algas dominam a paisagem.
No entanto, dezenas de parâmetros são necessários para qualificar a potabilidade de uma amostra. O mais importante é conhecer os parâmetros que o processo realmente requer. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Artigo de Revisão • J. Bras. Patol. Med. Lab. 47 (3). A importância da qualidade da água reagente no laboratório clinico • Jun 2011.
https://www.scielo.br/j/jbpml/a/8sgJW4hxRbjp5QCqyY9Q4hx/abstract/?lang=pt# 
CSTQ Jr. Principais parâmetros determinados em uma análise de água. 22 agosto 2019.
https://cstqjr.com.br/principais-parametros-determinados-em-uma-analise-de-agua/

Mais conteúdos dessa disciplina