Buscar

Contextualizada Gestão de saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE MAURICIO DE NASSAU
CURSO: BIOMEDICINA
DISCIPLINA: GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE E CONTROLE DE QUALIDADE
PARÂMETROS PARA ANÁLISE A ÁGUA 
A purificação eficiente da água utilizada em análises laboratoriais é considerada um fator primordial para obtenção de resultados seguros. Haja vista que, no ambiente laboratorial a água é utilizada para uma ampla gama de funções importantes, como a diluição de amostras ou como reagente químico. É primordial que a água possua um grau de pureza que atenda aos padrões específicos exigidos para cada tipo de análise laboratorial, e para garantir que água seja e qualidade, alguns parâmetros devem ser detalhadamente avaliados, tais como:
Parte superior do formulário
A condutividade e a resistividade são parâmetros opostos onde, a condutividade mede a capacidade de carrear corrente elétrica e a resistividade determina a resistência ao fluxo de corrente. Portanto, para cumprir os padrões de qualidade, a água necessita de ter uma condutividade muito baixa e uma resistividade correspondentemente elevada. Altos níveis de íons dissolvidos podem afetar a reatividade dos reagentes utilizados no teste.
A análise de contaminantes químicos e biológicos, como pesticidas, metais pesados ​​e microrganismos, é fundamental para garantir a integridade dos resultados. Além disso, os pontos de ebulição e congelamento devem ser medidos para identificar possíveis outras impurezas.
Carbono Orgânico Total, essa análise mede a quantidade de carbono na água e é fundamental para evitar a contaminação com esses compostos orgânicos, prevenindo danos à água, garantindo a integridade do procedimento e a precisão da medição dos resultados da análise. 
Além esses parâmetros ainda devem ser realizado o controle do pH, que é indispensável porque as alterações podem afetar diretamente as reações químicas. A análise da presença de endotoxinas bacterianas para evitar interferência nos resultados do ensaio, uma vez que, essas substancias são altamente resistentes a temperaturas elevadas assim como a outras técnicas de esterilização. Também devem ser realizados testes microbiológicos, eles são essenciais para garantir que a água do laboratório esteja livre de microrganismos patogênicos.
Para garantir a qualidade da água é imprescindível a realização da análise para que verifique-se sua adequação ao consumo e aderência às normas. Ao analisar a água, os perigos potenciais podem ser discernidos, a qualidade pode ser avaliada e podem ser tomadas precauções para evitar riscos à saúde ou impactar negativamente os processos que dependem da água.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
STEWART, Byron M. The production of high-purity water in the clinical laboratory. Laboratory Medicine, v. 31, n. 11, p. 605-612, 2000. Disponível em: https://doi.org/10.1309/5LMG-8DDL-GTE6-08F6. Acesso em: 23 ago. 23.
MENDES, Maria Elizabete et al. A importância da qualidade da água reagente no laboratório clínico. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 47, p. 217-223, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/8sgJW4hxRbjp5QCqyY9Q4hx/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 23.
RODRIGUES, Alice Maria Barrozo de Lima Morais. Monitoramento da qualidade da água de destilador utilizada para atividades de um laboratório. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpml/a/8sgJW4hxRbjp5QCqyY9Q4hx/?lang=pt. Acesso em: 23 ago. 23.
SANCHES, Cristina. Como manter a qualidade da água nos laboratórios.  Lab Network, 09 out. 2015. Disponível em: https://www.labnetwork.com.br/especiais/como-manter-a-qualidade-da-agua-nos-laboratorios/#:~:text=O%20carbono%20org%C3%A2nico%20total%20(TOC,adequada%20para%20as%20aplica%C3%A7%C3%B5es%20laboratoriais. Acesso em: 23 ago. 23.
ROSEANE DOS ANJOS CLEMENTINO, Maria. Determinação do teor de carbono orgânico total (TOC); metodologia analítica e aplicações na indústria farmacêutica. 2006. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3636. Acesso em: 23 ago. 23.
MORENO, Andreia Haro; TOZO, Greici Cristiani Gomes; SALGADO, Hérida Regina Nunes. Avaliação da qualidade da água purificada em farmácias magistrais da região de São José do Rio Preto, SP. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v. 32, n. 1, 2011. Disponível em: http://rcfba.fcfar.unesp.br/index.php/ojs/article/view/380/378. Acesso em: 23 ago. 23.
PEREIRA, Cinthia Cristina; TIZZOT, Maria Regina de Andrade Pinheiro. Análise microbiológica e alguns parâmetros físico-químicos da água reagentes dos laboratórios das Faculdades Integradas do Brasil. Cadernos da Escola de Saúde, v. 2, n. 4, 2010. Disponível em: http://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2302/1875. Acesso em: 23 ago. 23.

Continue navegando