Buscar

Resumo Fisiopatologia

Prévia do material em texto

Resumo Fisiopatologia
O QUE É A DISLIPIDEMIA? Alterações no metabolismo de lipídios que repercutem nos níveis séricos de lipoproteínas. fator de risco para aterosclerose. 
LIPOPROTEÍNAS: Permitem a solubilização e o transporte dos lipídeos. 
VLDL: Carrega TG (50%) e colesterol (20%) - densidade muito baixa, origem hepática. 
IDL: CarregaTG (30%) e colesterol (30%) - Densidade intermediária.
LDL: Ricas em colesterol (50%) e pouco TG (8%), densidade baixa.
HDL: Densidade alta. 
DIGESTÃO DOS LÍPÍDEOS: 
A maior parte da nossa ingestão de lipídeos é feita sob a forma de triacilgliceróis (triglicerídeos). 
Hidrólise inicia-se pela ação da lipase lingual, ativada pelo pH do estômago e lipase gástrica. Liberam diacilglicerol e ácido graxo.
VIA EXÓGENA DE TRANSPORTE DE LIPÍDEOS: QUILOMÍCRONS: Os quilomícrons (Qm) são as lipoproteínas que transportam os lipídeos provenientes da dieta ressintetizados no enterócito e do colesterol produzido pelo intestino.
(alimentares) Mais de 95% dos lipídios alimentares são, triglicerídeos. 
O restante dos cerca de 5% dos lípidos alimentares são Colesterol (presente nos alimentos como colesterol esterificado), Vitaminas lipossolúveis, Ácidos graxos livres, Fosfolipídios.
VIA ENDÓGENA DE TRANSPORTE DE LIPÍDEOS: VLDL: 
A VLDL é uma lipoproteína produzida pelo fígado. 
Transporta os TG endógenos para os tecidos periféricos. 
 É formada por 90 a 93% de lipídeos e 7 a 10% de proteínas
CLASSIFICAÇÃO LABORATORIAL: A classificação laboratorial das dislipidemias sofreu modificações, e os valores referenciais e os alvos terapêuticos foram determinados de acordo com o risco cardiovascular individual e com o estado alimentar.
FISIOPATOLOGIA DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES
A doença arterial coronariana (DAC) é o resultado da obstrução das artérias coronárias - os vasos sanguíneos que irrigam o músculo do coração. O conjunto de artérias coronárias constitui a circulação coronária.
ATEROSCLEROSE E A PATOGÊNESE DA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA: 
A aterosclerose é, de longe, a causa mais comum de DAC, nos Estados Unidos e em outros países desenvolvidos do mundo. 
 Começa em uma idade muito jovem.
PLACA DE ATEROMA
INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: A insuficiência cardíaca pode ser definida como uma deficiência na capacidade do coração de bombear um suprimento adequado de sangue ao redor do corpo.
Hipertrofia cardíaca: 
Após o estímulo, há normalmente uma fase de hipertrofia cardíaca em que os miócitos cardíacos individuais aumentam de tamanho como um meio de compensar o tecido cardíaco danificado, a fim de aumentar a função da bomba cardíaca. A longo prazo, no entanto, a hipertrofia cardíaca pode predispor à insuficiência cardíaca.
Neoplasias
O QUE É CÂNCER? Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. 
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.
O CICLO CELULAR: O ciclo celular é a sequência ordenada de eventos que ocorrem conforme a célula duplica seu conteúdo e se divide. Durante o ciclo celular, a informação genética é duplicada e os cromossomos duplicados são apropriadamente alinhados para distribuição entre duas células-filhas geneticamente idênticas.
PROLIFERAÇÃO CELULAR: A proliferação celular é o processo de aumentar o número de células por meio de divisão celular mitótica. No tecido normal, a proliferação celular é regulada de modo que o número de células em divisão ativa é equivalente ao número de células que morrem ou que são desprendidas.
DIFERENCIAÇÃO CELULAR: Diferenciação celular é o processo pelo qual células em proliferação tomam-se progressivamente tipos celulares mais especializados.
CARACTERÍSTICAS DE NEOPLASIAS BENIGNAS E MALIGNAS 
· As neoplasias benignas são tumores bem diferenciados que se assemelham aos tecidos de origem, porém perderam a capacidade de controlar a proliferação celular. 
· Crescem por extensão, são envoltas em uma cápsula fibrosa e não causam a morte, a menos que estejam em localizações que interrompam funções corporais vitais.
· As neoplasias malignas são tumores menos bem diferenciados que perderam a capacidade de controlar tanto a proliferação quanto a diferenciação celular. 
· Crescem de maneira desorganizada e descontrolada, invadindo tecidos circunvizinhos, possuem células que se desprendem e percorrem trajetos até sítios distantes, formando metástases.
INVASÃO E METÁSTASE: Diferentemente de tumores benignos, que crescem por expansão em geral são circundados por uma cápsula, um tumor maligno se dissemina por invasão direta e extensão, semeando células de câncer em cavidades corporais e disseminação metastática através de vias sanguíneas ou linfáticas.
Bônus: A síncope vasovagal é uma perda súbita e transitória da consciência causada por uma breve redução do fluxo de sangue para o cérebro, e acontece quando há uma diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por um estímulo inapropriado ao nervo vago, um nervo que se estende do cérebro ao estômago, e é muito importante para regular diversas funções vitais.

Continue navegando