Buscar

Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 3
1. A manifestação visual denominada Body Art surgiu no final da década de 1960 e utiliza o corpo como suporte ou meio de expressão, ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo. Disserte sobre a apresentação ao público das manifestações da Body Art e suas características.
A expressão corporal sempre foi utilizada como meio de trabalho nas encenações e apresentações por exemplo, nos circos, teatros e novelas e com menos intensidade em profissões como direito, gestão pública, serviço social docência e empreendedorismo.
O body art passa a utilizar-se do corpo como principal forma de expressão, veículo portador de atitudes e ideias. Dessa maneira o corpo se tornava uma “escultura viva” com o intuito de transmitir a ideia de transformação da vida em arte, ocasionando uma ruptura radical com a arte tradicional utilizando -se de tatuagens, queimaduras, ferimentos, mutilações, deformações e maquiagens como forma de arte e intuito de chocar o expectador e transgredir as normas sociais e tabus.
É fato que sempre houve apresentações artísticas da arte do corpo desde as sociedades primitivas, pois desde de então o homem utiliza tintas para cobrir o corpo, primeiramente como ritual religioso ou marca cultural, sofrendo transformações até os dias de hoje como marca importante da identidade humana sendo atualmente utilizadas como suporte e intervenção.
Os artistas valem-se de temas livres de qualquer tipo de preconceito, seja de gênero ou sexualidade, tendo a arte como uma forma de protesto para despertar o público com relação a importância da vida e da arte. Ou seja, atualmente são apresentações que ultrapassam as telas e esculturas, já que o conceito de arte é novo e gera uma reflexão sobre a relação do indivíduo com o mundo. Trata -se de uma nova expressão artística que se assemelha a arte cênica, exprimindo várias linguagens como por exemplo, a literatura, música, vídeos e fotos. Todas essas novidades, diferentes da performance, envolvem a participação do público, direta ou indiretamente, sem que haja a separação entre ação e os espectadores, com o objetivo de quase sempre discutir críticas sociais e gerar reflexões. 
2. Quando falamos a palavra arte, muitas vezes as lembranças efetivas que nos vem à mente, cabe à Pré-história, pintura da Monalisa e o Grito. No entanto, a arte vai além desses importantes registros artísticos e culturais. Encontramos movimentos e estilos de arte que proporcionaram novas tramas artísticas. Assim sendo, descreva a diferença entre a pintura impressionista e pós-impressionista.
Ambos os movimentos almejavam capturar a identidade, mas o pós-impressionismo era ainda mais subjetivo, a principal diferença entre o Impressionismo e o Pós Impressionismo está nas técnicas utilizadas nas obras de arte, porém não é somente isso que define.
O impressionismo faz uso de cores primarias, a luz natural é muito importante, a pintura ao ar livre e a paisagem foca na natureza como um todo. Já o pós Impressionismo busca a expressividade e a emoção além da técnica, no momento da criação. 
Faz uso dos efeitos da luz e sombras para retratar uma realidade de cores artificiais, a paisagem apresenta avanços da revolução industrial e os personagens das pinturas com mais detalhes, é mais influenciado pela fotografia e pelo filme.

Continue navegando