Buscar

Ética e Sustentabilidade - UNISANTA

Prévia do material em texto

Ética e Sustentabilidade
AULA 1 – Ética e Valores
Ética
Parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social. (Google-Significados).
Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.
A Ética Empresarial é uma área da filosofia que trata do comportamento e dos valores de uma empresa e seus princípios morais dentro da sociedade.
Código de Ética
Quando determinamos dentro de uma empresa seu código de ética levamos em consideração não somente o tratamento disponibilizado aos seus colaboradores e parceiros, mas também a postura da empresa diante de uma sociedade cada vez mais exigente e seletiva. Ninguém irá comprar de uma empresa que não tenha valores éticos e morais junto aos seus colaboradores ou até mesmo não respeitando seu cliente como um ser participativo na vida da empresa.
Quando falamos em alguns tópicos relacionados ao código de ética pensamos em respeito, igualdade, valores e direitos que quando trabalham juntos levam a empresa a ser cada vez mais competitiva no mercado e também internamente mais estável.
a) Cultura organizacional
b) Clima organizacional
c) Relacionamento
Cidadania
A origem da palavra cidadania vem do latim civitas, que quer dizer cidade. Na Grécia antiga, considerava-se cidadão aquele nascido em terras gregas. Em Roma a palavra cidadania era usada para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer. 
Juridicamente, cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado. Em um conceito mais amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Tem-se como base a formação do cidadão no momento do seu nascimento e por todo o transcorrer de sua vida, o berço da formação cidadã está em casa junto aos seus familiares sendo assim começa o momento de preparar a criança a conviver em uma sociedade.
Cidadão
Direitos: temos benefícios, atribuições que nos garantem uma igualdade perante a sociedade. 
Deveres: obrigações e atribuições dentro de uma sociedade que nos coloca limite para que tenhamos uma convivência sadia. 
Cidadão: todo ser que tem a visão clara de seus direitos e deveres junto a sociedade. 
Cultura: conjunto de normas, regras e valores em relação a convivência cidadã. 
Valores: características intrínsecas desenvolvidas pelas pessoas. 
AULA 2 – Ética e Mudanças Sociais
Direitos
Direitos Humanos: Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.
Direitos dos animais: ARTIGO 1: Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência. ARTIGO 2: a) cada animal tem direito ao respeito. b) O homem, enquanto espécie animal, não pode atribuir-se o direito de exterminar os outros animais, ou explorá-los, violando esse direito. Ele tem o dever de colocar a sua consciência a serviço dos outros animais. c) cada animal tem direito à consideração, à cura e à proteção do homem. (Total de 14 artigos - Declaração Universal dos Direitos dos Animais – Unesco – ONU). 
Direitos ambientais: é o ramo do Direito que objetiva proteger o meio ambiente. A Constituição Federal, Lei Maior do Estado, determina, em seu artigo 225: “Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Mudanças Sociais
AULA 3 – Triple Bottom Line
O tripé da sustentabilidade, também chamado de triple bottom line, ou Social, Ambiental, Financeiro corresponde aos resultados de uma organização medidos em termos sociais, ambientais e econômicos. (Wikipédia)
Social - Refere-se ao tratamento do capital humano de uma empresa ou sociedade. 
Ambiental - Refere-se ao capital natural de uma empresa ou sociedade. 
Financeiro - Trata-se do lucro. É o resultado econômico positivo de uma empresa. 
Definições
Sociedade: local onde várias pessoas vivem fazendo uso de um código de conduta e de valores a serem seguidos e trabalhados. 
Meio ambiente: local onde temos a fauna e flora a ser respeitada levando em consideração que não existe vida de um modo geral se o meio ambiente não for preservado e cuidado com o respeito que merece. 
Financeiro: se a empresa precisa de dinheiro para viver é necessário que entenda que qualquer atitude realizada de forma a fugir de padrões corretos de conduta irá atingir significativamente a empresa. 
Líderes de 2018 em Sustentabilidade 
A Corporate Knights, publicação canadense especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, fez a lista The Global 100, com as 100 empresas com as melhores práticas de sustentabilidade corporativa no mundo. Dessa vez, cinco companhias brasileiras integram o ranking: a Natura, que ocupa a 14ª posição, a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (em 18º); Banco do Brasil (49º); Engie Brasil Energia (52º) e Banco Santander Brasil (76º). (meusucesso.com)
O ranking completo das 100 empresas mais sustentáveis do mundo em 2019: (https://forbes.com.br/listas/2019)
1. Chr. Hansen Holding A/S (Dinamarca)
2. Kering SA (França)
3. Neste Corporation (Finlândia)
8. Banco do Brasil S.A. (Brasil)
15. Natura Cosméticos S.A. (Brasil)
19. CEMIG (Brasil)
72. ENGIE Brasil Energia S.A. (Brasil)
Algumas maneiras de conseguir fazer com que a empresa tenha ao mesmo tempo uma visão melhor de mundo e uma gestão eficiente e eficaz poderá ser trabalhada:
· Reduzir os gastos com materiais de uso administrativo e de produção.
· Melhorar a vida dos colaboradores tornando – os mais felizes no desempenho de suas funções.
· Aumentar a atuação dentro da sociedade local.
· Aperfeiçoar a competitividade da empresa junto a outras empresas no mercado.
AULA 4 – Negócios Verdes
Negócio Verde
Um negócio verde é definido como empresas que não produzem, ou ainda se esforçam para produzir o menor impacto sobre meio ambiente, economia e a comunidade. Via de regra são negócios preocupados com direitos humanos, meio ambiente e questões comunitárias. Existem 4 ações principais que podem fazer de sua empresa um negócio verde:
· Eliminando o desperdício e usando materiais sustentáveis 
· Reduzindo o consumo de energia e melhorando a eficiência 
· Aderindo às leis, regulamentos e melhores práticas ambientais 
· Compra de produtos e serviços de equipamentos ecológicos 
Definições 
Gestão ambiental: administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, visando à sustentabilidade. 
Sustentabilidade ambiental: A sustentabilidade tem como pilar 3 elementos: meio ambiente, impacto social e economia. Por isso, entende-se que para uma sociedade ou sistema ser sustentável deve-se incentivar a conservação do meio ambiente, o bem-estar social e o ganho econômico de modo que não coloque em risco os 2 primeiros elementos. 
Sustentabilidade do negócio: O termo “sustentabilidade” no meio corporativo pode ser definido como o equilíbrio entre fatores ambientais, sociais e econômicos. 
Indicadores de desempenho: os indicadores de desempenho são métricos usadas para avaliar se as ações realizadas e as decisões tomadas dentro de uma empresa estão contribuindo para o alcance das metas traçadas no planejamento estratégico.
Legislação ambiental: Licenciamento ambiental é um procedimento administrativo que autoriza a localização, a instalação, a ampliação e a operação de empreendimentos que utilizam recursos naturais. Ele foi estabelecido pela lei Federal n. º 6938, de 31/08/81.
Não existe uma gestão estratégica de negócios se não houver uma visão geral do que é ser Ético, dasleis e da moral com consciência e discernimento para uma atividade empresarial justa e honesta.
Uma Gestão de Projetos bem elaborada e aplicada com base nos princípios éticos da empresa levará a uma sustentabilidade dos negócios cada vez mais próspera e consequentemente uma sociedade beneficiada com uma gestão ambiental de qualidade.
Sustentabilidade empresarial são ações tomadas que visam o desenvolvimento sustentável da sociedade, aplicadas ao processo produtivo de uma empresa. Importante:
a) Para consumidores: procuram empresas com padrões sustentáveis
b) Para investidores: procuram empresas com planos sustentáveis.
c) Para o processo produtivo: a empresa possua conhecimento do processo produtivo.
d) Para colaboradores: deverão estar inseridos nos projetos com características sustentáveis.

Continue navegando