Buscar

Projeto integrador Etapa 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Projeto integrador (P.I)
 Etapa 07 
Os indicadores de desempenho organizacional são muito importantes para mensurar os resultados do negócio e propor melhorias capazes de otimizá-los. Utilizar essa ferramenta é muito útil para se prevenir de uma crise ou para não se afetar em demasia caso ela surja.
Para que esses indicadores de desempenho tenham uma contribuição significativa no controle da empresa, primeiro é necessário entender o planejamento estratégico e ter objetivos claros na hora da definição das metas que devem ser alcançadas. A partir daí, a elaboração e a gestão dos indicadores de desempenho podem ser direcionadas para o monitoramento da evolução dos resultados da empresa e servir como referência para o processo de tomada de decisão e a criação de estratégias de melhoria.
Em uma empresa os gestores devem sempre estarem no controle dos indicadores de desempenho, ou seja, o planejamento da situação. Portanto o uso de indicadores de desempenho na logística é de grande importância para a eficácia operacional.
Indicadores de desempenhos usados para melhorias na organização: 
- Qualidade:
A qualidade é um indicador que promove a compreensão dos pontos de melhoria em um processo produtivo. Afinal, se não está havendo qualidade no resultado final, é indício de que algo deve ser aprimorado no processo. Logo, deve-se ter um índice de erros aceitáveis. Caso os deslizes sejam maiores que esse índice, é preciso observar o que precisa ser realinhado.
- Produtividade:
O segundo indicador é o de produtividade, que avalia se a companhia está se saindo bem em relação a suas entregas ou se há algo a solucionar. A produtividade baixa pode indicar a desmotivação do colaborador, bem como a falta de recursos de qualidade para executar o trabalho. No primeiro caso, é importante identificar o motivo do desânimo do profissional e aplicar treinamentos e feedbacks. Já no segundo caso, é necessário renovar o material de trabalho.
- Satisfação dos clientes:
Saber qual é o grau de satisfação dos clientes com relação ao seu negócio também é fundamental para identificar a eficácia da sua estratégia. Até porque a insatisfação pode representar uma falha no seu atendimento, no processo de vendas ou nos preços praticados, por exemplo.
- Margem de contribuição por produtos: 
Qual é o lucro obtido em cada venda? Essa é a informação que se consegue obter com a margem de contribuição por produtos. Trata-se de um dado fundamental para se avaliar a importância de cada mercadoria na composição dos resultados do negócio.
- Recebimento:
O indicador de recebimento mostra se a empresa está recebendo na mesma medida em que está vendendo seus produtos. Há companhias com altos índices de inadimplência que optam por não aceitar notas promissórias ou cheques. Uma alternativa para resolver essa questão seria o incentivo ao pagamento à vista ou o parcelamento no cartão de crédito, por exemplo, no qual a empresa já recebe na hora o valor integral ou parte do que foi vendido. No entanto, é preciso controlar e avaliar o recebimento do negócio para que não haja uma discrepância entre esse valor e o faturamento.
- Periodicidade:
 Devem permitir extração de dados e acompanhamento do período. O objetivo é manter uma gestão periódica e efetiva, por isso, planeje a geração de indicadores na frequência adequada, para que os resultados obtidos sejam coerentes.
- Giro de Estoque:
Este é um indicador de desempenho logístico que consiste na relação direta entre o consumo (ou saída) e saldo médio do estoque.
- Acuracidade do inventário: 
A acuracidade de estoque é responsável por tornar a operação logística da empresa mais ágil e confiável. Nesse sentido, com informações confiáveis a empresa identifica de forma mais rápida os produtos em estoque e podem realizar o processo de picking e expedição aos clientes.
- Indicadores de capacidade
Mensuram a capacidade de resposta de um processo. Como exemplo podemos citar a quantidade de produtos que uma máquina consegue embalar durante um determinado período de tempo.
A importância dos indicadores de desempenho:
Na gestão de uma empresa, é fácil se perder na jornada se a organização não tem projetos e metas bem conduzidas. Neste contexto, os indicadores ajudam durante todo o processo para evitar que haja desvios no caminho, e também mostram de forma clara os passos que deve dar em determinada situação.
Como aplicar indicadores de desempenho:
Devem ser aplicados tanto para a empresa, mas também para os seus colaboradores, independente do cargo que ocupam. Desta forma, é possível estabelecer metas e compará-las com informações coletadas, para verificar em quais itens a empresa e os colaboradores estão melhorando ou piorando, bem como comparar com os resultados de anos anteriores, facilitando a avaliação sobre o desempenho da empresa e de cada setor.

Continue navegando