Buscar

Desmame racional de terneiros

Prévia do material em texto

Desmame racional de terneiros
GABRIELLE CAON DE ALMEIDA
GIEDRE MENDONÇA AVILA
MANOEL PEDRO TEIXEIRA
VALENTINA SPENCER DA FONTOURA SUCHY
Professor Orientador: Adriana Lucke Stigger
Mentor: Amanda Rosado 
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DA CAMPANHA
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA E AGRONOMIA
GRADUAÇÃO FLEX 
INTRODUÇÃO
O tema escolhido a ser abordado no Projeto Integrador 2022/2, foi o Desmame Racional de Terneiros, visando o bem estar dos animais, a diminuição do estresse durante a fase de desmame, sempre objetivando evitar perdas futuras significativas. Para isso, iremos explanar sobre técnicas utilizadas nesse processo de melhoramento, como o uso de zinco para moderar o estresse metabólico, o amadrinhamento, creep feeding e creep grazing. Mediante a demanda o grupo sugere alternativas para um bom desmame de terneiros, objetivando maiores ganhos e sanar perdas.
DESMAME PRECOCE
Essa prática consiste em separar o bezerro, definitivamente, bem mais cedo, aos 90- 120 dias de vida. Ela é recomendada para períodos de escassez de forragem e tem a finalidade de reduzir o estresse da amamentação e os requerimentos nutricionais da vaca, permitindo que estas recuperem seu estado corporal e manifestem o cio. A técnica tem proporcionado encurtamento do intervalo entre partos e elevadas taxas de gestação.
CREEP FEEDING
É uma forma prática de se suplementar a alimentação de bezerros na fase de aleitamento. Consiste em cercar uma pequena área dentro do pasto a que só os bezerros tenham acesso, e onde são colocados cochos com ração concentrada. Devido à insuficiência do leite produzido pelas vacas, a suplementação em creep-feeding proporciona melhoria na nutrição do bezerro. Os bezerros podem expressar seu máximo desenvolvimento até a desmama, com maiores pesos, o que facilita a engorda posterior e a produção de novilhos precoces. 
CREEP FEEDING
CREEP GRAZING
Uma vez que bezerros jovens realizam alta seletividade do pasto (COUTO, 2008) a técnica de creep-grazing consiste na formação de uma pastagem de alto valor nutritivo, dentro do pasto das vacas, cercada com 3 fios de arame, mantendo 80 cm de altura do solo (EUCLIDES FILHO & EUCLIDES, 2010). Dessa forma, os bezerros tem acesso ilimitado á área de melhor valor nutritivo, retornando para suas mães. Dentro creepgrazing pode haver cocho coberto com concentrado de creep-feeding, o que acelera o desenvolvimento dos bezerros (EUCLIDES FILHO & EUCLIDES, 2010). No entanto, esta técnica ainda é pouco difundida no Brasil.
DESMAME LADO A LADO
Animais, com cerca de oito meses de idade, são separados das vacas apenas por um corredor, em pastos diferentes, onde mãe e filho mantêm contato visual, auditivo e olfativo.
O método diminui o estresse causado pela separação, melhorando o bem-estar e a produtividade. Resultados de pesquisas demonstram animais com maior ganho de peso e de temperamento menos reativo. Desde a implantação da desmama racional, percebeu-se que, aos 12 meses de idade, o ganho de peso dos bezerros foi superior aos desmamados da forma tradicional. As fêmeas, também com 12 meses, quando mensurado o temperamento, foram menos reativas do que as desmamadas pelo método convencional.
DESMAME LADO A LADO
DOSE ÚNICA DE ZINCO COMO FATOR MODERADOR DO ESTRESSE METABÓLICO 
 É notório que as maiores perdas no rebanho ocorrem no terço inicial da vida do animal. Este fato possivelmente está associado com o manejo de matrizes em pastos de baixo valor nutricional, que somado a uma suplementação mineral inadequada, predispõem os bezerros a uma deficiência subclínica de zinco (Zn). O resultado é que os bezerros produzidos nessa situação normalmente são fracos e portadores de distúrbios nutricionais que, além de influenciar os demais estados mórbidos, os tornam mais susceptíveis a doenças resultantes de um estresse prolongado.
POSSÍVEIS CAUSAS E COMO EVITAR O ESTRESSE NA DESMAMA
O estresse da desmama é causado pelo efeito cumulativo de dois componentes:
Efeito nutricional – Com a separação, o bezerro é privado do leite que, apesar de pouco, é um alimento de alta digestão e com boa concentração de nutrientes. Em seguida, é submetido a um pasto amadurecido (início da estação seca), pobre em qualidade e com reduzida disponibilidade.
 Efeito emocional – O longo tempo de convivência e as interações de proteção e afeto estabelecem um vínculo preferencial e duradouro entre mãe e cria. Com a desmama, o bezerro perde, abruptamente, a companhia de sua parceira predileta, ficando naturalmente nervoso e estressado, até se ajustar ao novo ambiente.
AMADRINHAMENTO
Se possível, os bezerros devem ser desmamados tirando-se as mães do piquete de desmama, de forma que aqueles permaneçam em ambiente conhecido. Os doentes devem ser removidos imediatamente do piquete para uma área de isolamento, ajudando a prevenir a disseminação de doenças, transporte e comercialização devem ser evitados. Se viagens forem necessárias, devem ser o menos estressante possível. Os piquetes devem ser protegidos contra ventos e providos de sombra, reduzindo-se os estresses climáticos adicionais. O tratamento preventivo de doenças deve ser feito por meio de vacinações, como também o controle de ecto e endoparasitos, seguindo um rígido manejo sanitário.
RETIRADA PROGRESSIVA DAS VACAS
A retirada progressiva das vacas também contribuí, podendo ser feita a desmama das primeiras que deram cria, por exemplo: desmamar 30% primeiro, esses provavelmente são do grupo dos mais velhos e maiores, depois sucessivamente fazer a retirada de mais 30% e por final o restante, que pode ser os terneiros nascidos posteriormente, isso contribuirá na redução do estresse, pois conviveram com parte do mesmo grupo de mães.
OPÇÃO DE SOMBREAMENTO E BOA OFERTA DE FORRAGEM, FEITA COM POSTES DE MADEIRA E SOMBRITE – EVITA O ESTRESSE
DESAFIO
*Conquistar o produtor rural com o método do desmame racional e fazer com que ele seja aplicado na pecuária atual, gerando benefícios como:
Bem estar animal;
Aumento de peso no período de desmame;
Redução do estresse dos bezerros;
Melhor temperamento.
MATERIAIS E PRODUTOS
Como forma de divulgação do projeto, o grupo optou por confeccionar posts informativos, que posteriormente serão publicados no perfil do Instagram da turma de medicina veterinária da Urcamp de São Gabriel. Cada componente do grupo elaborou um post conforme seu conhecimento sobre os tópicos, com o intuito de levar a informação adiante, objetivando informar os produtores rurais sobre os benefícios da desmama racional, almejando o bem estar animal e maior lucratividade. 
METODOLOGIA
Para elaborar o trabalho, utilizamos pesquisas científicas e bibliográficas sobre o tema escolhido.
CONCLUSÃO
Levando-se em consideração os aspectos mencionados, é possível concluir a notória importância de um manejo racional durante o período de desmama dos bovinos de corte, tendo em vista a prevenção da perda de peso causada pelo estresse, melhor temperamento durante o manejo do rebanho posteriormente, maiores ganhos lucrativos, já que, com a desmama precoce, é possível elevar a oferta de bezerros sem o aumento do número de matrizes, gerando assim maior volume de bois para a engorda, e renda para a classe produtora, para a indústria, comércio e sociedade em geral.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LEMOS, B.J.M. et al. Suplementação de bovinos de corte em pastejo. PUBVET, Londrina, V. 6, N. 32, Ed. 219, Art. 1457, 2012.
 https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/53565662/desmamaracional-impacta-no-bem-estar-animal
 https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/cot/COT71.html#:~:text=Efeito%2 0da%20utiliza%C3%A7%C3%A3o%20da%20solu%C3%A7%C3%A3o,com o%20a%20s%C3%ADntese%20de%20prote%C3%ADna.
https://cloud.cnpgc.embrapa.br/sac/2012/04/04/quais-sao-as-causas-doestresse-da-desmama-e-como-evita-lo/ 
 https://www.embrapa.br/busca-de-solucoes-tecnologicas/-/produtoservico/2002/producao-de-bezerros-no-pantanal-as-experiencias-comcreep-feeding-e-desmama-precoce
https://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/divulga/GCD16.html
http://www.conhecer.org.br/enciclop/2015c/agrarias/avaliacao%20do%20comportamento.pdf

Continue navegando