Buscar

Fabi PIM IV

Prévia do material em texto

19
UNIVERSIDADE PAULISTA
BANCO DO NORDESTE S/A
PIM IV
MACEIÓ-AL
2018
UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO EM GESTÃO PÚBLICA
BANCO DO NORDESTE S/A
PIM IV
PÓLO MACEIÓ-AL
2018
RESUMO
O Projeto Integrado Multidisciplinar IV que apresentamos a seguir tem por objetivo fornecer aos alunos prática dos fundamentos e conhecimentos teóricos adquiridos no semestre letivo, possibilitando complementar o processo de ensino aprendizagem pelo qual nos submetemos durante as aulas. A realização deste estudo se deu por meio das informações obtidas no portal do aluno UNIP, com foco nas disciplinas de Gestão Pública e Políticas Públicas do Brasil, Introdução a Teoria do Estado e Dinâmica das Relações Interpessoais. A entidade escolhida foi o Banco do Nordeste S/A, criado para atuar no polígono das secas numa determinada parte do território brasileiro e após alguns anos teve sua demanda ampliada. Assim pretende-se apresentar a mesma a luz dos conhecimentos obtidos nas disciplinas que norteiam esse trabalho.
Palavras-Chave: Dinâmica das relações interpessoais, Gestão pública e políticas públicas do Brasil, Introdução a teoria do estado.
ABSTRACT
The Integrated Multidisciplinary Project IV that we present below aims to provide students with the basic knowledge and theoretical knowledge acquired during the academic semester, making it possible to complement the process of teaching learning by which we submit during the lessons. This study was carried out through the information obtained in the UNIP student portal, focusing on the subjects of Public Management and Public Policies in Brazil, Introduction to State Theory and Dynamics of Interpersonal Relationships. The chosen entity was Banco do Nordeste S / A, created to operate in the drought area in a certain part of the Brazilian territory and after a few years had its demand expanded. Thus, it is intended to present the same in the light of the knowledge obtained in the disciplines that guide this work.
Keywords: Public Management and Public Policies in Brazil, Introduction to State Theory, Dynamics of Interpersonal Relationships.
Sumário
1	INTRODUÇÃO	6
1.1	Descrição da Empresa	7
2	GESTÃO PÚBLICA E POLITICAS PUBLICAS NO BRASIL	8
2.1	Administração Pública	8
2.2	Administração Pública Gerencial	9
3	INTRODUÇÃO A TEORIA DO ESTADO	11
3.1	Forma de Atuação	11
3.2	Reponsabilidade Socioambiental	12
3.3	Políticas Econômicas	12
4	DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS	13
4.1	Gestão Democrática e Feedback	14
4.2	Administração de Conflitos X Relações Interpessoais	15
4.3	Relações Interpessoais	16
4.4	Relações com Acionista	17
5	CONCLUSÃO	18
6	REFERENCIAS	19
INTRODUÇÃO 
Este trabalho tem como objetivo propor uma análise à luz dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas centrais deste projeto integrado multidisciplinar IV, onde a entidade elencada para tal foi o Banco do Nordeste S.A., que inicialmente atendia um território específico no Brasil atingido por secas periódicas, no entanto ao longo dos anos seus serviços abrangem hoje mais de 2 mil municípios em todo o nordeste, atendendo seus nove estados (Ceará, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão), além de englobar os vales do Mucuri e Jequitinhonha ao norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo.
O BNB possui a missão de agir como o banco de desenvolvimento do Nordeste, além de ter como seu propósito alcançar reconhecimento por sua capacidade de promover bem-estar a famílias e competitividade entre empresas da região, mas de 90% de seu capital está sob controle do Governo Federal e possui sede em Fortaleza, no estado do Ceará desde sua criação. Os clientes do Banco são agentes econômicos (micro, pequena, média e grandes empresas), institucionais (entidades governamentais e não governamentais), associações, cooperativas e pessoas físicas, que são agricultores familiares e empreendedores informais.
As fontes de financiamento do Banco não se restringem apenas aos recursos federais, pois o mesmo ainda tem acesso a fontes de financiamento internas e externas por meio de parcerias com instituições internacionais e multilaterais, a exemplo do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Assim, a instituição capta recursos e investimentos por meio de apoio a realização de pesquisas e estudos com recursos não reembolsáveis, atuando junto a sociedade como mais que uma financeira, pois realiza aconselhamento de seus clientes por meio de estudos realizados pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), que existe desde 1954 e é responsável pelo levantamento e divulgação de conhecimentos técnicos e científicos acerca do nordeste. Atualmente apoia ideias inovadoras para solucionar problemas da região através do Hub de Inovação do Nordeste (Hubine), visando modificar a dinâmica da economia da região, sempre visando atender o viés da sustentabilidade.
O primeiro capítulo observa a forma como a entidade é gerenciada, apresenta aspectos relacionados à natureza da atuação da mesma no mercado, bem como apresenta o foco maior da atuação desta, por meio dos conhecimentos obtidos na disciplina de Gestão Pública e Políticas Públicas do Brasil. O segundo capítulo baseia-se nos conhecimentos de Introdução a Teoria do Estado e nos traz uma análise dos serviços prestados pelo Banco a sociedade, suas intervenções econômicas, detalhamento acerca do recolhimento de tributos e caracterização quanto ao tipo de empresa e economia do mesmo. Por fim, o capítulo seguinte traz informações sobre a Dinâmica das Relações Interpessoais no BNB, acerca de como os conflitos são administrados e como isso colabora para as atividades em grupo, além de nos apresentar como a liderança emite feedback aos colaboradores.
Portanto, baseando-nos nas pesquisas realizadas nesse trabalho e caracterizações da entidade podemos inferir informações que convergem para conclusão de que há relevância na existência e atuação da mesma no cenário econômico nacional e internacional.
Descrição da Empresa 
Nome da empresa: Banco do Nordeste S.A
Razão Social: BCO NORDESTE DO BRASIL S.A.
Site: http://www.bnb.gov.br/-/
Data de constituição: 18/05/1954
CNPJ: 07.237.373/0001-20
Descrição da atividade: Banco Múltiplo com carteira comercial
Mercado de Atuação: Território Brasileiro.
GESTÃO PÚBLICA E POLITICAS PUBLICAS NO BRASIL 
A gestão pública é a forma do Estado administrar os recursos de interesse público e as políticas públicas são ações que o estado utiliza para garantir os direitos dos cidadãos e melhorar a qualidade de vida da população. O objeto da pesquisa é o Banco do Nordeste S/A que fica localizada em Fortaleza, no estado do Ceará. É uma instituição financeira, de sociedade de economia mista de capital aberto, com mais de 94% sob controle do governo federal. O Banco do Nordeste tem como objetivo acelerar o crescimento econômico do Brasil e aumentar a renda per capta na sua atuação, promovendo a inclusão social do homem do campo. 
Administração Pública 
A administração pública é uma forma de administração do estado voltada para satisfazer as necessidades de seus cidadãos. Hely Meirelles, citado por Paludo (2012, p. 22), define o conceito operacional de administração pública como “[...] o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços do Estado, ou por ele assumido, em benefício da coletividade”. Assim sendo, é um conjunto de órgãos e de serviços do Estado que procuram satisfazer as necessidades da sociedade.
O Banco do Nordeste foi criado Lei Federal nº 1649, de 19.07.1952 é administrado por órgãos estatutários, colegiados e unidades organizacionais, no que se refere o organograma abaixo: 
Fonte: https://www.bnb.gov.br/acesso-a-informacao-institucional/estrutura_organizacion/
Administração Pública Gerencial 
O modelo de administração pública gerencial é aquele cujo serviços são destinados aos cidadãos e que tem como características a eficiência na prestaçãode serviços, a avaliação de desempenho e os resultados atingidos." A democracia cobra eficiência, participação nas decisões e accountability governamental e a globalização traz as tecnologias de informação e da comunicação e a competitividade” (PALUDO, 2012, p. 72). O foco nesse modelo de administração é na descentralização política e administrativa e ao incentivo da criatividade e inovação. Com base no modelo de ``gestão para resultados``, o Banco do Nordeste adotou o planejamento estratégico, tático e operacional.
O planejamento estratégico do Banco do Nordeste conta com três dimensões de resultado: Eficiência, eficácia e efetividade.
Fonte:https://www.bnb.gov.br/planejamento-estrategico
Nova gestão pública (New Public Management) é o modelo que defende a aplicação dos princípios da iniciativa privada no setor público. Os valores organizacionais servem de guia para comportamentos e decisões das pessoas no exercício de suas funções. O Plano Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI) constitui o principal instrumento de gestão ao Banco do Nordeste. A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece a eficiência como um dos princípios da Administração Pública, não sendo possível ser eficiente sem planejamento. Os princípios a serem obedecidos seguem os seguintes critérios: 
I. Planejamento; II. Coordenação; III. Descentralização; IV. Delegação de Competência; V. Controle.
INTRODUÇÃO A TEORIA DO ESTADO 
As sociedades de economia mista são empresas estatais, isto é, o Estado tem controle acionário e tem a finalidade de prestar serviço público. As Empresas Estatais devem ser criadas por autorização de lei específica com o devido registro, a Constituição Federal (1988, inciso IXI do Art. 37) diz que: “[...]somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação[...]” .
O Banco do Nordeste foi criado pela Lei Federal nº 1.649 de 19/07/1952, para atuar no Polígono das Secas, nome designado ao perímetro do território brasileiro atingido sazonalmente por prolongados períodos de estiagem. A empresa tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável da Região Nordeste do Brasil, por meio do apoio financeiro dos agentes produtivos regionais, tendo como missão atuar como Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste. 
Caracterizado com uma instituição financeira múltipla, de administração indireta e organizada sob a forma sociedade de economia mista com mais de 90% de seu capital sob controle do Governo Federal. Os bancos regionais, como Banco do Nordeste, têm função específica de promover o desenvolvimento regional e a gestão financeira de fundos de incentivos de natureza fiscal, facilitando concessão de capitais através da cobrança de menos impostos. 
Forma de Atuação
O Banco do Nordeste entende que o crédito é necessário, mas não deve ser o único serviço a ser oferecido, com isso o Banco criou diversos instrumentos que lhe possibilitam atuar mais próximo ao cliente e ampliar suas atividades, dentre as ações e instrumentos criados, destacam-se: as Políticas de Desenvolvimento Territorial, o Crediamigo e o Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste – PRODETUR, no apoio à infraestrutura no turismo regional. Como resultado de tais instrumentos é considerado a atuação da empresa nos ambientes de livres mercados, pois essas ações facilitam o acesso ao crédito a milhares de empreendedores de maneira rápida e sem burocracia. 
	As ações e instrumentos criados pelo Banco atendem aos diversos setores, como as Microempresas, Empresário Individual, Autônomo ou Sociedade Empresária, oferecendo serviços tanto para o setor público quanto para o atendimento à sociedade. De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2016, o programa Crediamigo desenvolveu um perfil de clientes, as buscas pelo programa se destacaram com 67% do gênero feminino, 90% o comércio e 49% dos clientes ativos se encontravam na faixa de renda menor que R$ 1.000,00, confirmando a atuação do programa Crediamigo junto à camada mais pobre da população. 
Reponsabilidade Socioambiental 
A existência de falhas de mercado, conhecido como externalidades, ocorre quando uma ação de um agente privado pode fazer com que os custos sociais sejam aumentados, fazendo com que tenha participação do governo na economia. Para identificarmos se uma economia está equilibrada temos a teoria de Externalidades negativas e positivas. O Banco trabalha no conceito de externalidade positiva que ocorre sempre que a ação de um agente econômico melhora os resultados de outro, resultando em benefício social maior que o privado. Como resultado destas iniciativas foram criados vários programas de responsabilidade socioambiental, como a Política de Responsabilidade Socioambiental, Relatórios de Sustentabilidade, Iniciativas Sustentáveis, Investimentos Sociais e Esportivos, Linhas de Crédito Verde e para Inovação e Informe Socioambientais.
	Dentre os programas de responsabilidade socioambiental citados o Relatórios de Sustentabilidade atende aos princípios do Pacto Global, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de mobilizar a comunidade empresarial internacional, para que as mesmas adotem em suas práticas de negócios os valores fundamentais nas áreas de direitos humanos e proteção ambiental. 
Políticas Econômicas 
Dentre as Políticas econômicas adotadas pelo governo temos a Política Fiscal que é conduzida a partir da administração dos valores das receitas e despesas do governo, podemos classificar a política fiscal como tributária, que é relacionada com a fixação e cobrança de tributos e orçamentária, que é o aumento ou redução dos gastos das entidades governamentais, isto é, quando o governo gasta mais do que arrecada em um determinado período ocorre em déficits, por outro lado quando ocorre superávits quer dizer que o volume de receitas é maior comparado às despesas do governo. 
	A principal fonte de arrecadação tributária é a receita pública, proveniente das cobranças de tributos por parte dos contribuintes. A Receita Pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, que será incorporado ao patrimônio do Estado e servirá para custear as despesas públicas e necessidades de investimentos públicos, esta receita é formada por impostos, taxas e contribuições. 
O Banco do Nordeste trabalha com rapidez, segurança e comodidade para desenvolver soluções para arrecadação de tributos da região, sendo tributos federais, municipais e estaduais e de concessionárias de serviços públicos, sendo água, luz e telefone. Assim o banco trabalha como agente arrecadador de tributos. 
DINAMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS 
Podemos definir dinâmica das relações interpessoais como um conjunto de características que torna uma pessoa única e diferente de todas. O ser humano traz consigo marcas e potencialmente desde o seu nascimento e que, dentro de certos limites, são influenciados por diversos fatores. Isso cria um conjunto de características e personalidade. Toda e qualquer pessoa tem necessidade, e o ser humano busca aquilo que o torna completo e realizado.
Para Chiavenato (2009), o ser humano possui quatro domínios: os cognitivos, afetivo ou emocional, relacional e biológico. A ideia por trás desses domínios é que eles devem buscar ser trabalhados pela pessoa com o objetivo de buscar sua formação. 
O ambiente, a família, o meio social, enfim, tudo o que rodeia você interfere na sua maneira de agir, fazendo que, pouco a pouco, você desenvolva sua forma de ver e interpretar as coisas, bem como de se relacionar-se com as pessoas. 
Toda pessoa nasce propensa a estabelecer fortes vínculos afetivos, quaisquer que sejam, porém isso pode mudar em razão de fatores externos que acabam impedindo o ser humano de desempenhar todo esse potencial com as pessoas que o cercam. A capacidade é inata, mas precisa ser estimulada adequadamente para quese concretize (BOWLBY, 2001).
Com o Banco Do Nordeste Brasil, não poderia ser diferente sendo o maior banco de desenvolvimento regional busca executar políticas de desenvolvimento ágil e seletiva para melhor construção de um padrão de vida compatível com os recursos e oportunidades da região. Sua visão é ser o Banco preferido do Nordeste, e ser reconhecido pela sua capacidade de promover o bem-estar das famílias.
Gestão Democrática e Feedback 
O Banco do Nordeste do Brasil S.A. é uma instituição financeira múltipla, organizada sob a forma de sociedade de economia mista, de capital aberto e tem mais de 90% de seu capital sob o controle do Governo Federal. Desde sua criação, tem sede na cidade de Fortaleza, no Ceará.
O BNB oferece um portfólio abrangente de produtos e serviços a pessoas físicas e jurídicas, assim como ao governo nos níveis federal, estadual e municipal. Somos controlados pelo governo brasileiro e agimos como um agente para implementação de políticas públicas e programas de desenvolvimento para a região Nordeste. 
O banco conta com um sistema de ratings no qual poderão ser encontrados opiniões e avaliações sobre o banco.
No portal da transparência pode ser encontrado todas as informações sobre o banco. O que chama mais atenção em especial e a página governança corporativa onde são encontrados alguns aspectos relacionados com a disciplina em questão.
Para facilitar o acesso à informação conforme determina a LAI, o Banco do Nordeste disponibiliza nesta seção informações de interesse coletivo ou geral relativas aos itens abaixo relacionados:
 
· 1. Institucional
· 2. Ações e Programas
· 3. Participação Social
· 4. Auditorias
· 5. Convênios e Transferências
· 6. Receitas e Despesas
· 7. Licitações e Contratos
· 8. Empregados
· 9. Informações Classificadas
· 10. Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
· 11. Perguntas frequentes
· 12. Dados Abertos
 
Administração de Conflitos X Relações Interpessoais 
A abordagem de um conflito demanda análise de vários fatores, como o motivo, suas razões subjacentes, o grau de sua extensão, a intensidade ou a importância de suas consequências, o contexto do grupo e da organização, mas também a motivação dos oponentes. 
A mediação de um conflito, independentemente do local em que se desenvolva, deve basicamente ser pautada por atitudes de respeito mútuo. Somente apresentando respeito pelo outro é que você receberá o respeito alheio.
Neste caso, o Banco Do Nordeste conta com a polÍtica de integridade e ética que consiste em um conjunto de mecanismo e procedimentos internos. Toda a prática cotidiana está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.
O Banco conta com seus valores organizacionais que são: Justiça, Governança, sustentabilidade, Igualdade, Democracia, Transparência, Compromisso, Respeito, Cooperação, Confiança, Disciplina e Civilidade.
Desse modo, a administração de conflitos fica um pouco mais fácil de se resolver o ou até mesmo, reprimir para tentar amenizar o quanto antes aquele conflito para que não ocorra problemas futuros dentro da organização e afete o relacionamento interpessoal. 
” Espera-se do líder a habilidade para sustentar a visão nos momentos difíceis em que dificuldades contribuem para enfraquecer o ânimo das pessoas.” (FIORELLI, 2004, p.2008)
Relações Interpessoais 
O Banco Do Nordeste considera essencial a importância estratégica ao relacionamento para com os seus empregados. 
Atua no fortalecimento do corto funcional, dos organismos de representação e das formas adequadas de negociação e debate, permeando seu trabalho na busca consistente do equilíbrio entre objetivos organizacionais e os objetivos de seus funcionários.
Além disso, considera de grande importância o alcance de sua missão, dos seus objetivos e da experiência empresarial, contar com pessoas com alto desempenho e focadas em resultados, identificadas e comprometidas com a missão, responsáveis e discretas no exercício da função, criativas e inovadoras, qualificadas, motivadas, saudáveis, éticas e solidárias.
Ainda se destacam os processos e seleções externas, internas, avaliações e programas de inserção profissional como jovem aprendiz e bolsista, benéficos, carreira e gestão, capacitação e desenvolvimento. Bem como, projetos voltados para a área da saúde.
Relações com Acionista 
No Banco do Nordeste, a prática da Governança Corporativa se orienta pela busca da transparência para os acionistas, o mercado e a sociedade, pelo cumprimento das leis, normas e regulamentos (Compliance) do sistema financeiro nacional e pela gestão institucional efetivada em modelos que garantam o cumprimento da missão, a continuidade da Empresa e a geração de resultados positivos.
O sistema de gestão conta com: Auditoria Interna; Unidade de Controladoria – responsável pela estruturação e análise de informações econômico-financeiras do Banco; Unidade de Controles Internos – responsável pela conformidade das operações e negócios do Banco com os dispositivos legais, regulamentos internos e a política da Empresa; Auditoria Externa Independente; o Conselho de Administração e o Conselho Fiscal.
CONCLUSÃO 
Diante de todas as informações expostas nesse projeto, verificamos a importância do Banco do Nordeste para os agentes econômicos que buscam seus serviços, bem como a relevância de sua atividade para seu maior acionista, o Governo Federal, que deve proporcionar políticas públicas adequadas às necessidades das regiões que sofrem com secas sazonais, bem como a empresas que se interessa em investir no potencial econômico das demais empresas ligadas ao BNB. 
De acordo com os valores defendidos pela entidade, as regiões atendidas pelos investimentos deliberados pelo Banco, se desenvolvem por meio da dinâmica econômica e competitividade, chegando assim ao desenvolvimento organizado de toda uma região que antes dependia tão somente de fatores climáticos, mas que há mais de 60 anos pode encontrar solução para seus problemas, superar desafios por meio do investimento público, das políticas públicas econômicas realizadas. 
O Banco não se limita a ceder crédito, ele também lança mão de diversos instrumentos para melhor orientar seus clientes, apoia a infraestrutura para turismo regional, atua frente a vários programas de desenvolvimento sustentável e de responsabilidade socioambiental, sempre adequadas às reais necessidades. Assim, concluímos que o BNB tem sido uma importante ferramenta do Governo Federal em apoio a região nordeste, de acordo com suas especificidades para aumento de produtividade e geração de receita para o governo por meio da arrecadação tributos, durante sua atividade econômica.
REFERENCIAS 
BANCO Do Nordeste. BNB Transparente, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/bnb-transparente>. Acesso em: 16 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Integridade e Ética, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/sobre-o-bnb/integridadeeetica>. Acesso em: 13 Novembro 2018.
BANCO Do Nordeste. Relação com acionistas, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/web/guest/relacao-com-os-acionistas>. Acesso em: 13 Novembro 2018.
BANCO Do Nordeste. Relação com Acionistas - Estatuto Social, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/web/guest/estatuto-social>. Acesso em: 15 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Sobre o Banco do Nordeste, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/sobre-o-bnb>. Acesso em: 15 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Ratings, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/opniao-e-mercado-rating>. Acesso em: 10 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Desempenho - Apresentação, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/desempenho>. Acesso em: 09 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Gestão de Pessoas, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/gestao-de-pessoas1>. Acesso em: 11 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Missão, Visão e Valores Organizacionais, 2018. Disponivelem: <https://www.bnb.gov.br/missao-visao-e-valores>. Acesso em: 13 Novembro 2018.
INSTITUCIONAL. Relação com Investidores, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/relacao-com-investidores>. Acesso em: 16 Outubro 2018.
BANCO Do Nordeste. Formas de Atuação, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/area-de-atuacao1>. Acesso em: 10 Novembro 2018.
BANCO Do Nordeste. Relatórios de Sustentabilidade, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/documents/50268/54349/Relatorio_Sustentabilidade_2016/47947d7a-4894-3e65-9300-043170a8903b>. Acesso em: 10 Novembro 2018.
BANCO Do Nordeste. Estrutura Organizacional, 2018. Disponivel em: <https://www.bnb.gov.br/documents/50268/64375/organograma_internet.pdf/48844969-0e71-43a3-bc6b-53a5dde7c280 >. Acesso em: 09 Novembro 2018.
Livro texto - Introdução à teoria do Estado. / Claudio Ditticio. – São Paulo: Editora Sol, 2014.

Continue navegando

Outros materiais