Buscar

PÂNCREAS ENDÓCRINO

Prévia do material em texto

PÂNCREAS ENDÓCRINO
O pâncreas endócrino é formado pelas ilhotas de Langerhans que apresentam quatro tipos celulares; 
· β (beta): secreta insulina 
· α (alfa): secreta glucagon 
· D (delta): secreta somatostatina 
· F ou PP: secreta polipeptídeo pancreático
Hormônios 
Insulina 
Suas ações diminuem a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos do sangue convertendo-os às suas formas de armazenamento, glicogênio, triglicerídeos e proteínas, respectivamente. Outras ações:
Facilita a utilização da glicose 
Diminui a neoglicogênese 
Diminui a lipólise 
Diminui a degradação proteica 
A secreção de insulina é controlada principalmente pela concentração de glicose no sangue sendo estimulada quando os níveis de glicose aumentam e inibida quando estes diminuem. A secreção de insulina também pode ser estimulada pelos hormônios intestinais gastrina, CCK, secretina e PIG, pelo glucagon e pela acetilcolina e pode ser inibida pela somatostatina e pela adrenalina. 
Glucagon 
Suas ações incluem: 
· Diminuição da síntese de glicogênio 
· Aumento da glicogenólise
· Aumento da neoglicogênese 
· Aumento da glicose no sangue 
· Aumento da lipólise 
A secreção do glucagon é controlada principalmente pelos níveis de glicose no sangue, sendo estimulada quando esses níveis diminuem. Entretanto, a secreção também pode ser estimulada pelos hormônios intestinais gastrina, CCK, secretina e PIG e inibida pelos SNA simpático e parassimpático.
Somatostatina e Polipeptídeo pancreático 
A somatostatina apresenta ações inibitórias sobre a digestão diminuindo absorção, digestão, secreção de motilidade. A secreção de somatostatina é estimulada pela glicose, aminoácidos, adrenalina, acetilcolina e glucagon. 
O polipeptídeo pancreático inibe secreção enzimática pancreática e a contração da vesícula biliar e estimula a motilidade gastrointestinal e o esvaziamento gástrico. Sua secreção é estimulada pela CCK, secretina, gastrina e acetilcolina (estimulação vagal).

Continue navegando