Buscar

ATIVIDADE 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 6
 
Parte superior do formulário
Informações do teste
	Descrição
	
	Instruções
	
	Várias tentativas
	Este teste permite várias tentativas.
	Forçar conclusão
	Este teste pode ser salvo e retomado posteriormente.
	
	Suas respostas foram salvas automaticamente.
 Estado de Conclusão da Pergunta:
PERGUNTA 1
1. Assinale as assertivas que dizem respeito às conclusões do artigo “Bem-estar profissional de professores de escolas públicas e privadas”.  
 
I - Fundamentando-se na teoria das representações sociais, em especial a abordagem estrutural proposta por Abric (1994, 1998, 2003), os resultados obtidos demostraram que os grupos estudados partilham de representações sociais acerca do bem-estar no trabalho, na medida em que o núcleo central de ambos os grupos apontou o respeito e a valorização como intimamente ligados ao bem-estar docente.
 
II - Levando em consideração as proposições de Jodelet (2001), acerca da relação entre práticas sociais e representações sociais, podemos inferir que o pensamento social partilhado pelos professores de ambos os grupos, acerca de seu bem-estar profissional irá interferir em sua dinâmica profissional, proporcionando uma coerência entre o pensar e o agir social e atendendo à necessidade de vivermos, conforme salienta Moscovici (1984), em um ambiente de familiaridade com os fenômenos sociais.
 
III - Tais resultados vêm se juntar às várias pesquisas conduzidas no âmbito da psicologia negativa - ramo recente da psicologia que se ocupa de estudar, dentre outras questões, os aspectos relacionados à vivência de bem-estar subjetivo e objetivo, percepção de qualidade de vida e noção de felicidade - , as quais têm demonstrado que o trabalho não tem nenhuma relevância para a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos (SELIGMAN; CSIKSZENTMIHALYI, 2000).
As afirmativas verdadeiras são: 
	
	a.
	 I e II, apenas.
	
	b.
	 II e III, apenas.
	
	c.
	 II, apenas.
	
	d.
	 I, apenas.
	
	e.
	 I e III, apenas.
0,5 pontos   
PERGUNTA 2
1. Em relação ao bem-estar na prática docente, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
I - A noção de bem-estar de cada grupo social encontra-se diretamente relacionada aos padrões pactuados e consensuados que são construídos socioculturalmente (ROCHA; FELL, 2004). Sendo assim, é necessário apreender os sentidos do trabalho em referência a cada atividade, pois é a partir deles que o trabalhador se relaciona positiva ou negativamente com sua atividade profissional (MORIN, 2001).
II - A conclusão de alguns autores é que as demandas diárias às quais os professores do ensino básico são constantemente submetidos, aliadas a uma mudança histórica do prestígio desses profissionais na sociedade e à ausência de dispositivos que garantam efetivamente sua maior participação nas decisões da escola, vêm gerando problemas emocionais e sintomas clínicos que justificam a maior parte dos afastamentos do trabalho por transtornos mentais.
III - Com base na perspectiva teórico-metodológica das representações sociais, pode-se afirmar, então, que os indivíduos fazem parte de grupos profissionais com os quais interagem e que, ao longo de tais interações, vão construindo representações sociais que se encontram refletidas em sua prática profissional. Tais representações caracterizam, por conseguinte, suas ações como membros de determinados grupos.
IV - Mourão e Galinkin (2008) não verificaram a existência de diferenças na percepção socialmente partilhada entre os gêneros no que tange cargos de gestão. As representações sociais encontradas, femininas e masculinas, sem distinção, incorporam elementos diferenciais como: o cuidado nas relações interpessoais, a valorização da pessoa e a incorporação de itens de qualidade de vida entre os empregados.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	 F, V, F, V.
	
	b.
	 V, V, V, F.
	
	c.
	 F, V, V, V.
	
	d.
	 F, F, V, V.
	
	e.
	 V, V, F, F.
0,5 pontos   
PERGUNTA 3
1. Quando se trata do cotidiano das práticas de saúde, por exemplo, aspectos associados à saúde, ao sofrimento ou, mesmo, à finalidade da vida – que passam, muitas vezes, despercebidos – podem ser colocados sob novas luzes. Questões referentes ao sentido da existência podem (e, muitas vezes, devem) ser evocadas durante as ações de cuidado, e ter a competência de saber identificá-las e abordá-las diz respeito à . Neste contexto,  pode ter um papel fundamental.  
0,5 pontos   
PERGUNTA 4
1. Em relação aos estudos desenvolvidos pelo artigo “Arte e humanização das práticas de saúde em uma Unidade Básica”, analise as seguintes assertivas quanto à veracidade – V para VERDADEIRO, ou F para FALSO:
 
I - A vivência artística se caracteriza por um "ver o mundo de novo", impregnando-o com outros significados criados a partir da elaboração de memórias, sentimentos e reflexões suscitados pela arte. Os sentidos são construídos a partir desta vivência, de maneira que elementos da subjetividade apareçam como recursos para enriquecer a compreensão, o que pode resultar na produção de relações mais compromissadas.
 
II - A arte não é capaz de conjugar a dimensão instrumental da ação – que busca alcançar determinado propósito – com o sentido da ação – construído por suas implicações simbólicas. Porque sua atuação é limitada ao fenômeno artístico, não havendo nenhuma possibilidade de conexão entre a arte e a realidade.  Nesse sentido, a prática artística não traz nenhuma contribuição para o ambiente da saúde, sendo assim é descartada como ação a ser desenvolvida pelas esferas públicas.
 
III - O saldo principal da presente reflexão aponta para a potência da arte na ressignificação dos processos de trabalho em saúde e na direção de sua reconstrução como prática humanizada. Além dos recursos mais tradicionais, pautados na lógica racional – como, por exemplo, capacitações feitas para "sensibilizar" os trabalhadores quanto à importância de se incorporarem novas atitudes na relação com o usuário –, a arte revela-se recurso capaz de envolver os sujeitos por meio de uma experiência vivida.
 
IV - A humanização defende o restabelecimento da dignidade humana, muitas vezes comprometida nas interações no âmbito da saúde. Uma prática reducionista de cuidado pautada, exclusivamente, pela lógica tecnocientífica e o automatismo resultante de uma certa forma de organização do processo de trabalho seriam fatores a contribuir com a desqualificação das relações entre os sujeitos. Neste contexto, a arte mostra-se potente para ampliar os horizontes de olhares restritos a uma certa ordem e favorecer a restauração de outros canais de percepção do mundo.
As assertivas I, II, III e IV são, RESPECTIVAMENTE:
	
	a.
	 V, V, V, F.
	
	b.
	 F, V, F, V.
	
	c.
	 V, V, F, V.
	
	d.
	 F, F, V, V.
	
	e.
	 V, F, V, V.
0,5 pontos   
Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.
humanização
a arte

Continue navegando