Buscar

AV empreendedorismo

Prévia do material em texto

No Brasil, o empreendedorismo é relativamente novo, ou seja, estamos começando a entender a importância dessa revolução silenciosa. De acordo com Dees (1998), um dos primeiros a utilizar o termo “entrepreneur” foi o economista francês Jean Baptiste Say, para referir-se aos indivíduos capazes de gerar valor ao estimular o progresso econômico através de novas e melhores maneiras de fazer as coisas. Farei uma breve análise sobre a cresce do empreendedorismo por necessidade frente ao empreendedorismo por oportunidade em nosso país. 
 A cultura do Brasil é a do empreendedor espontâneo. Que está em toda parte, bastando-se um estímulo para que brote, floresça e dê seus frutos. O empreendedorismo criou alternativas aos brasileiros, alcançando mulheres chefes de família, jovens e idosos. Houve registro em 2021, que 14 milhões de pessoas iniciaram seus negócios, representando a considerável parcela de 10% da população adulta, que diante da necessidade tiveram a oportunidade de estar à frente de seu próprio empreendimento, em especial num contexto pandêmico e repleto de incertezas. Considerando o perfil de superação da população brasileira, reafirmaram segundo os dados mencionados, que diante das necessidades econômicas trazidas pelas medidas restritivas sanitárias, transformaram as necessidades em oportunidades, com principal objetivo de manter a suas respectivas famílias e ainda de proporcionar emprego para outras, utilizando a inovação, tecnologia e criatividade para adaptação dos seus negócios. Ainda podemos ressaltar os desafios das mulheres que após a maternidade vem grande dificuldade em regressar ao mercado de trabalho, sendo o empreendedorismo uma forma de contribuir financeiramente para o sustento de suas famílias. 
Logo podemos concluir que empreender por necessidade depende mais da situação econômica de um país. O número de empreendedores por necessidade, por exemplo, cresce quando o desemprego aumenta. Os índices apontam que os brasileiros enfrentaram crises e diante da necessidade, encontraram a alternativa que foi o empreendedorismo, todavia muitos brasileiros precisam de políticas públicas eficazes para dar oportunidade para os jovens, mulheres, homens e idosos de serem donos do seu próprio negócio, gerando renda e oportunidade de empregabilidade para muitos, destacando o principal que é uma oportunidade de renda para sua família.
Segue algumas citações retirada de artigos que embasam a analise realizada. 
O desemprego ou baixa oferta de emprego forma origina o empreendedorismo por necessidade. 
“[...]Países com baixo PIB per capita, pouco dinâmicos e onde a oferta de empregos assalariados é incipiente tendem a apresentar uma elevada taxa de empreendedorismo inicial por necessidade. [...]” (Moraes, Ivandro)
Na pandemia com a crescente do desemprego e com o cenário de crise mundial o empreendedorismo por necessidade teve sua crescente no país, conforme citação abaixo relata.
“[...] O que fazer após perder o emprego em plena crise? Começar um negócio se tornou a única saída para muitos brasileiros na pandemia. Esse movimento, também chamado de empreendedorismo por necessidade, ... [...]” ( Prando, Rodrigo)
[...] Crise é a pior, diz Sebrae 
É normal que crises impulsionem o surgimento de novos negócios criados por necessidade. Mas esta pandemia, segundo Marco Aurélio Bedê, analista de Gestão Estratégica do Sebrae e responsável pela pesquisa GEM, não tem precedente. "Tivemos muita gente saindo dos mercados formais e informais. Aquelas pessoas que entraram no empreendedorismo, além de não terem experiência, tinham um perfil qualitativo [de formação] inferior. Marco Aurélio Bedê... [...] (PRANDO, Rodrigo)
DEES, J. Gregory . Original Draft: October 31, 1998. Reformatted and revised: May 30, 2001. The idea of —social entrepreneurship“ has struck a.
MORAES, Ivandro. Pesquisa GEM Oportunidade ou necessidade? SEBRAE, São Paulo, 20 de nov. de 2017.Disponível em: <https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/oportunidade-ou-necessidade/>. Acesso em: 09 Novembro. de 2022.
PRANDO, Rodrigo. Pesquisas demonstram que o Brasil é, historicamente, um dos países mais empreendedores. UOL, São Paulo, 29 de jun. de 2021. Disponível em:<https://economia.uol.com.br/empreendedorismo/noticias/redacao/2021/06/29/pandemia-leva-desempregados-empreender-por necessidade.htm >. Acesso em: 09 Novembro. de 2022.

Continue navegando