Buscar

DIDATICA QUESTÕES 8

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIDATICA QUESTÕES 8- 10 APOL 2
Questão 8/10 - Didática
Leia a citação:
“Situada entre o mono e o multiculturalismo está a proposta do interculturalismo, que luta contra a exclusão social, reconhece as diferentes identidades culturais, valoriza o conflito como potencial educativo, trabalha a favor da reciprocidade como prática de crescimento cultural e entende o valor das diferenças”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINTER, E. M. Didática e os caminhos da docência. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 151.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Didática e os caminhos da docência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a maneira que a escola deve trabalhar para contribuir com uma formação intercultural:
Nota: 10.0
	
	A
	A escola deve desenvolver projetos de valorização da interação entre pessoas de culturas diferentes, de convivência com o conflito, entendendo-o como oportunidade de crescimento por meios das trocas e da reciprocidade nas relações sociais.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: "À escola cabe interpretar e sintetizar esses múltiplos modelos culturais, contribuindo para uma formação intercultural. Sobre esse entendimento sustenta-se o projeto intencional de valorização da interação entre pessoas de culturas diferentes, de convivência com o conflito, entendendo-o como oportunidade de crescimento nas relações sociais e de crescimento da cultura pessoal por meios das trocas e da reciprocidade" (livro-base, p. 151).
	
	B
	A escola deve promover uma experiência profunda e complexa em que o confronto entre as diferentes culturas promova uma experiência superficial e comum de conflito e acolhimento.
	
	C
	Cabe à escola desenvolver projetos com diferentes grupos de pertença cultural, porém não étnicos ou de gênero, pois, devido à neutralidade curricular, deve evitar se confrontar com essas diferenças.
	
	D
	A escola deve trabalhar com projetos que contribuam com a formação intercultural, pois entende que todos os povos e grupos compartilham de uma cultura universal.
	
	E
	Ao reconhecer que povos e grupos têm identidade e cultura próprias, a escola deve pensar em alternativas para essas minorias, acentuando as desigualdades e discriminações sociais.
Questão 9/10 - Didática
Leia a citação:
“Segundo Luckesi [...] formar é 'criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e efetivamente para o tipo de ação que vai exercer'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINTER, E. M. Didática e os caminhos da docência. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 146.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Didática e os caminhos da docência, assinale a alternativa que indica corretamente qual é a importância da formação continuada docente:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	É por meio da formação continuada que o professor vai conseguir avançar nos planos de carreira e, por isso, ela é fundamental.
	
	B
	É importante o professor buscar formação continuada pois é uma obrigatoriedade prevista na LDBEN 9394/96.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	A formação continuada é importante, pois há muitos problemas educacionais nas escolas de responsabilidade exclusiva do professor.
	
	D
	A importância da formação continuada está diretamente relacionada à pesquisa.
Esta é a alternativa correta porque: “A importância da formação continuada está diretamente relacionada à pesquisa” (livro-base, p. 145).
	
	E
	A formação continuada é importante porque é por meio dela que os alunos conquistam suas atualizações pedagógicas.
Questão 10/10 - Didática
Leia a citação:
“Formação é um processo contínuo, por isso fala-se em formação inicial e continuada. Segundo Luckesi [...] formar é 'criar condições para que o sujeito se prepare filosófica, científica, técnica e efetivamente para o tipo de ação que vai exercer'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WINTER, E. M. Didática e os caminhos da docência. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 146.
De acordo com a citação e os conteúdos do livro Didática e os caminhos da docência, assinale a alternativa que indica corretamente o que é importante para que a formação continuada dos professores se efetive:
Nota: 10.0
	
	A
	É preciso que a proposta de formação seja imposta pelos gestores por meio daquilo que a direção observa e considera necessário para a formação do professor.
	
	B
	É preciso que os órgãos superiores ofereçam congressos, seminários e palestras para que os professores participem.
	
	C
	Para que a formação continuada aconteça, as propostas precisam partir das necessidades e problemas vivenciados pelos professores.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta porque: “Para se efetivarem, as mudanças precisam nascer dos professores, devem ser propostas levando-se em consideração problemas vivenciados, carecem de ser analisadas, encaminhadas e avaliadas pelo grupo de docentes” (livro-base, p. 146).
	
	D
	O Estado precisa se responsabilizar pela formação continuada dos professores e deve ser assumida de acordo com as demandas do mercado.
	
	E
	A formação inicial é suficiente para preparar o professor para exercer sua profissão, por isso deve haver formação continuada e deve ser ofertada obrigatoriamente pelo governo federal.

Continue navegando