Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 09 Mkt

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marketing
Simulado: Atividades de Aprendizagem 09
Questão 1
A função da análise SWOT é compreender fatores influenciadores e apresentar como eles podem afetar a iniciativa organizacional; ao confrontar os pontos fortes e fracos internos da organização com as oportunidades e ameaças do ambiente externo, a empresa consegue elaborar estratégias que possibilitem maior desempenho organizacional e, consequentemente, maior competitividade. Considerando cada ponto da análise SWOT, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Pontos fortes.
II- Pontos fracos.
III- Oportunidades.
IV- Ameaças.
(    ) É um reflexo do ambiente externo que empresa pode explorar em seu benefício.
(    ) Refere-se a tudo aquilo que a empresa faz e que a diferencia positivamente de seus concorrentes.
(    ) É o que a empresa faz e que de alguma forma não está entregando valor aos seus clientes de forma competitiva.
(    ) É um reflexo do ambiente externo que empresa precisa estar atenta, pois pode prejudicá-la.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - IV - III - II.
B II - III - IV- I.
C III - I - II - IV.
D IV - I - II - III.
Questão 2
Segundo Zikmund (2006), a pesquisa de marketing busca desvendar os pensamentos e as motivações, identifica desejos e necessidades do público-alvo, a fim de munir o gestor de marketing de informações relevantes e confiáveis, para que assim, este possa tomar decisões estratégicas visando ao crescimento e fortalecimento da organização. Sendo assim, o processo de pesquisa e marketing deve ser realizado em seis etapas. Assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao fluxo das etapas:
FONTE: ZIKMUND, W. G. Princípios da pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2006.
A Definir o problema – Desenvolver uma abordagem para o problema – Começar a aplicar a pesquisa – Fazer o trabalho de campo e coletar dados – Preparar e analisar os dados – Preparar e apresentar o relatório.
B Definir o problema – Formular um projeto de pesquisa – Fazer o trabalho de campo e coletar dados – Desenvolver uma abordagem para o problema - Preparar e analisar os dados – Preparar e apresentar o relatório.
C Definir o problema – Desenvolver uma abordagem para o problema – Formular um projeto de pesquisa – Fazer o trabalho de campo e coletar dados – Preparar e analisar os dados – Preparar e apresentar o relatório.
D Definir o problema – Desenvolver uma solução para o problema – Começar a aplicar a pesquisa – Fazer o trabalho de campo e coletar dados – Preparar e analisar os dados – Preparar e apresentar o relatório.
Questão 3
A Matriz Swot é uma ferramenta que analisa a empresa sob os prismas interno e externo. Sobre os componentes dessa matriz, assinale a alternativa CORRETA:
A Forças, Fornecedor, Oportunidades, Chance.
B Forças, Fraquezas, Oportunidades, Ameaças.
C Fornecedor, Fraquezas, Consumidor, Oportunidades.
D Forças, Fraquezas, Consumidor, Coação.
Questão 4
A partir do momento da globalização, o marketing foi obrigado a acompanhar as mudanças do mercado, com um novo modelo de comércio. 
Sobre o surgimento da globalização, assinale a alternativa CORRETA:
A A globalização iniciou na década de 80 com a popularização do computador.
B A globalização iniciou na década de 70 com a invenção do telefone.
C A globalização iniciou pela década de 50 após a Revolução Industrial.
D A globalização iniciou na década de 90 com o surgimento da internet.
Questão 5
Em relação à evolução, o marketing passou por três fases que, segundo Kotler (2012), são chamadas de Marketing 1.0, Marketing 2.0 e Marketing 3.0.
Sobre essa classificação, assinale a alternativa CORRETA que não apresenta um objetivo das eras 1.0, 2.0 ou 3.0:
FONTE: KOTLER, P. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson, 2012.
A Satisfazer e reter os consumidores.
B Fazer do mundo um lugar melhor.
C Vender produtos.
D Compreender as limitações dos seres humanos.
Questão 6
Marketing é uma expressão anglo-saxônica derivada do latim mercari, que significa “comércio”, “ato de mercar”, “comercializar”, ou ainda, “transacionar”. Para Peter Drucker, o pai da Administração Moderna, Marketing é tornar supérfluo o ato da venda.
Sobre a conceituação de marketing, assinale a alternativa CORRETA: 
A Para a American Marketing Association, marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de preço para o cliente e para a gerência de relacionamentos com esses clientes, de forma que beneficie a organização.
B Para Lendrevie, marketing não é um conjunto de métodos e meios de que uma organização dispõe para promover, nos públicos pelos quais se interessa, o comportamento favorável à realização dos seus próprios objetivos.
C Para Kotler, marketing é um processo social e administrativo por intermédio do qual os indivíduos e os grupos obtêm o que necessitam e o que desejam por meio da criação de troca de produtos e valor com outras pessoas. O autor apoia-se nos conceitos de necessidade, desejo e demanda, produto, utilidade, valor e satisfação, troca, transação, relacionamento e mercado.
D Para Churchill, o marketing deve ser usado para desenvolver trocas, e sempre deve visar ao lucro, afinal vivemos em um sistema capitalista. As trocas que visam ao lucro são as metas de negócios que buscam gerir receitas acima dos custos.
Questão 7
Podemos observar que o marketing não é apenas apresentação de propagandas, o marketing vai além disso, o marketing aplicado em vários contextos, sejam eles pessoais, esportivos, sociocultural, eleitoral, institucional, ético e ambiental. Muito dinheiro é investido nas marcas todos os anos não só para os atletas, mas também nos eventos. Encontramos casos em que o marketing pode ser empregado para desfazer uma Imagem negativa, esta imagem pode ser pessoal ou empresarial. Ao observarmos o marketing, encontramos o marketing esportivo se apresenta como um modelo que é voltado para o esporte, não apenas para a venda de uma marca, mas de uma equipe, de uma pessoa, de um time. As empresas o marketing tem um grande papel de melhorar na imagem das organizações diante da nação, e busca apresentar melhorias, e até um pedido de desculpas a todos os envolvidos. O marketing esportivo está inserido no composto da promoção, e na necessidade de arranjo de patrocinadores para os eventos esportivos, sendo eles individuais ou coletivos. No marketing esportivo, os eventos mundiais como a copa do mundo e olimpíadas são oportunidades muito boas para apresentar suas marcas e os profissionais conectados ao esporte, aproveitam estes momentos. Com relação ao marketing esportivo, analise as sentenças a seguir:
I – Os fãs compram tudo o que eles dizem ser de boa qualidade, pois se apresenta como formas de divulgar, para as pessoas, por meio da propaganda suvenir do esporte.
II – Sendo uma ótima forma de ganhar propaganda gratuita, o marketing esportivo é focado nos jogadores de superball como forma de ganhar destaque na mídia televisiva.
III – Os jogadores, os times e as equipes ficam com a maior parte da receita das campanhas publicitárias, pois o marketing esportivo não gera alta receita para a empresa.
IV – As empresas estão patrocinando para apresentar sua marca ou produto por meio da promoção, pois estas são as estratégias de marketing.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II e IV estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa II está correta.
D Somente a afirmativa IV está correta.
Questão 8
Sobre o Marketing Viral é correto afirmar:
1 - Usa a internet de um modo que cada vez mais a apresentação da empresa seja feita, certamente reforçando suas qualidades, produtos e serviços, essa mídia se espalha por milhões de pessoas e tem a capacidade de criar uma corrente sem muito esforço 
2 - Uma má apresentação poderá prejudicar a imagem da organização.
3 - Pode-se dizer que o marketing viral é o famoso “boca a boca”.
4 - É importante que o marketing viral seja genuíno e não siga regras.
5 - Um dos grandes efeitos do marketing viral é apropagação de uma informação.
Sinalize a alternativa correta:
A 2, 3, 4 e 5
B 1, 2, 3 e 4
C 1, 2, 4 e 5
D 1, 2, 3 e 5
Questão 9
O e-commerce possui algumas possibilidades e incontáveis oportunidades para o profissional de marketing e assim conquistar seus consumidores. Sinalize algumas possibilidades do comércio eletrônico, conforme Bonne:
1 - Marketing one-to-one.
2 - Marketing viral.
3 - Alcance global.
4 - Right-time marketing.
5 - Marketing interativo.
Sinalize a alternativa correta:
A 1, 2, 3 e 4
B 1, 3, 4 e 5
C 1, 2, 3 e 5
D 2, 3, 4 e 5
Questão 10
Sobre o Endomarketing é correto afirmar:
1 - É um processo que auxilia no desenvolvimento do atendimento ao mercado externo, melhorando sua competitividade a partir da inserção dos colaboradores à estrutura organizacional.
2 - É uma das principais estratégias de gestão de pessoas nas empresas que buscam não apenas sucesso em termos de mercado, mas a preservação da imagem.
3 - Busca estratégias para minimizar conflitos, melhorando as atividades administrativas em prol da satisfação dos colaboradores e funcionários.
4 - É uma ferramenta do marketing institucional usada para ações de comunicação para consolidar uma boa imagem aos funcionários e seus familiares.
5 - É necessário em apenas alguns ramos de negócio.
Sinalize a alternativa correta:
A 2, 3, 4 e 5
B 1, 2, 3 e 4
C 1, 3, 4 e 5
D 1, 2, 3 e 5

Continue navegando