Buscar

TICs-semana2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TIC´S semana II- Clínica Integrada III.
Aluno: Fernando José de Morais Silva.
Professora: Gabrielle Agostinho Rolim Marques.
8º período do curso de bacharelado em medicina.
FAHESP/IESVAP
Enunciado: O que diferencia uma leucemia de um linfoma?
Quais os tipos de leucemia e linfoma?
Por convenção, o termo linfoma é usado quando a doença está confinada a uma lesão de massa com pouco ou nenhum envolvimento do sangue e da medula, enquanto o termo leucemia se refere ao acometimento do sangue e da medula por células neoplásicas. Linfoma é um tumor que acomete o sistema linfático. Não se trata de uma única doença, mas sim de um conjunto de doenças distintas com uma origem comum – os gânglios linfáticos. A leucemia é uma doença maligna com origem nas células imaturas da medula óssea. A produção de glóbulos brancos acontece de forma desordenada, acarretando no funcionamento débil da medula óssea.
A leucemia é classificada em mieloide e linfoide, bem como em aguda e crônica. As leucemias mieloides se referem ao acometimento da linhagem mieloide da hematopoiese, a qual é composta pela produção de granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), eritrócitos, monócitos/macrófagos e plaquetas. As leucemias linfoides, por sua vez, acometem a linhagem linfoide da produção hematopoiética, de forma que as células afetadas são os linfócitos B e T e as células natural killers. São consideradas agudas quando a produção celular descontrolada é de blastos, células jovens, as quais perdem sua capacidade de diferenciação; e crônicas quando a gênese do câncer não interfere no processo de diferenciação, ocasionando a proliferação excessiva de células maduras. 
A classificação dos linfomas, por outro lado, se baseia em linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. O linfoma de Hodgkin caracteriza-se pela presença da células de Reed-Sternberg, no qual normalmente são afetados os gânglios cervicais ou os mediastínicos, seguindo a disposição da circulação linfática. Já os linfomas não-Hodgkin são resultado da expansão monoclonal de linfócitos B ou T ou células NK malignos e podem afetar os gânglios cervicais ou os mediastínicos, como ainda os periféricos, sem ordenamento de cadeia linfática.
Referências:
ABREU, G. A.; SOUZA, S. C.; GOMES, Eriston Vieira. Leucemia Linfoide e Mieloide: Uma breve revisão narrativa Lymphoid and Myeloid Leukemia: A brief narrative review. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 8, p. 80666-80681, 2021. 
HORTON, Terzah M.; STEUBER, C. Philip; ASTER, Jon C. Overview of the clinical presentation and diagnosis of acute lymphoblastic leukemia/lymphoma in children. 2019. 
JAMESON, J. Larry et al. Medicina Interna de Harrison-2 Volumes-20. Mcgraw Hill Brasil, 2020

Continue navegando