Buscar

RELATÓRIO 2[1]

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA
CURSO DE FARMÁCIA
RELATÓRIO EXPERIMENTO 2: DIFUSÃO DE GASES
ANDRESSA BEATRIZ, CLARA RODRIGUES, RANNE BEATRIZ, THAYNÁ LOURENÇO
CAMPINA GRANDE-PB
MARÇO/2023
INTRODUÇÃO 
Dentre as muitas propriedades físicas que um gás apresenta, a difusão é uma das mais importantes, uma vez que se trata da capacidade que o gás possui de se expandir e preencher espontaneamente o espaço a que está limitado, formando sempre um sistema homogêneo. Sendo assim, é possível correlacionar esse fenômeno a muitos eventos cotidianos, como o odor que sentimos em toda a geladeira quando uma comida está estragada ou o cheiro do gás no processo de troca do botijão.
Entretanto, há, ainda, a difusão gasosa através de orifícios e poros, que é denominada por efusão gasosa, a exemplo dos gases que escapam pelos poros do balão de borracha. Nesse viés, Thomas graham, ao estudar o comportamento dos gases, determinou que “a velocidade de difusão e efusão gasosa é inversamente proporcional à raiz quadrada da sua densidade, em condições idênticas”, sendo, isso, representado matematicamente por:
Porém, se a relação for entre as massas molares, representa-se:
Sendo assim, ao haver a mistura de dois gases nas mesmas condições de temperatura e pressão, pode-se considerar que: 
OBJETIVO DO EXPERIMENTO 
Comprovar a lei de Graham. 
SUBSTÂNCIAS USADAS 
· Água destilada 
· HCl ácido clorídrico concentrado
· NH4OH hidróxido de amônia concentrada
MATERIAIS UTILIZADOS
· Tubo de vidro 
· Bancada de madeira 
· Cronômetro 
· Régua
· Béquer
· Tubos de plástico com rolhas
· Algodão
· Capela
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 
1 - Monte o esquema da figura, o qual consiste em um tubo de vidro limpo e seco, onde estão adaptadas duas rolhas, identificadas com o produto químico que será utilizado. 
2 - Retirem as rolhas e coloque uma mexa de algodão em cada uma delas (parede porosa). 
3 - Embeba cada rolha, segundo suas identificações. Por Ex. rolha (A) com hidróxido de amônia e a (B) com ácido clorídrico concentrado (cuidado com os vapores). 
4- Adapte simultaneamente a rolhas nas respectivas extremidades do tubo. Inicia a contagem do tempo, até o momento em que aparecer no tubo um pequeno anel branco. 
5 - Com o auxílio de uma régua, meça a distância percorrida pelos gases NH3 e HCl e anote. 
METODOLOGIA
O principal objetivo do experimento realizado foi comprovar na prática a teoria da Lei de Graham. Inicialmente, fomos até a capela (câmara de exaustão) para umedecer os algodões com as soluções de: (HCl) - ácido clorídrico concentrado e (NH4OH) - hidróxido de amônia concentrado. Por se tratarem de soluções tóxicas, faz-se necessário o uso da câmara para eliminar os gases que são tóxicos. Feito isso, levamos até ao tubo que estava montado na bancada e ambos os tubos de plástico com rolhas foram inseridos ao mesmo tempo um de cada lado, seguindo a ordem de identificação dos mesmos. O cronômetro foi ligado e aguardamos o tempo que foi preciso até a formação de um anel na coloração branca. Em seguida, com o auxílio de uma régua, medimos em cm a distância de cada solução até o anel.

Continue navegando