Buscar

Escreva um pequeno resumo (20-30 linhas), usando suas palavras, sobre o atual cenário do mercado de capitais no mundo e no Brasil, incluindo um detalhamento da ligação entre o mercado de capitais e a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Escreva um pequeno resumo (20-30 linhas), usando suas palavras, sobre o atual cenário do mercado de capitais no mundo e no Brasil, incluindo um detalhamento da ligação entre o mercado de capitais e a administração financeira. 
Pós pandemia o aumento da inflação em todo o mundo foi consideravelmente alta. Os bancos central Europeu e o Federal Reserve (FED), agiram de forma estratégicas para manter o equilíbrio económico. O comportamento do Brasil em relação ao aumento das taxas de juros foi imediato, gerando rapidamente aumento. 
Dados as experiências passadas somos muito mais cautelosos com a inflação e com taxas de juros mais apertadas. Com essa movimentação os juros cresceu e até chegando ao pico máximo. 
Essas ações sempre desestimula um pouco do mercado de capitais com aversão a riscos. As empresas não querem mais tomar dinheiro, inibe investimentos. Só que a partir de maio deste ano começamos a ver o mercado retomando, apesar da taxa de juros muito alta, mas há perspetiva de queda. 
Para mudar essa realidade no Brasil, agora inicia-se a discutir como será a redução e voltar ao mesmo ritmo antes covid19.
O mesmo acontece com Estados Unidos que tem uma outra narrativa e ainda poderá ter uma alta mas perto para o fim do ciclo, assim também na Europa. 
No Brasil o governo apresentou medidas de incentivo ao mercado de capitais.
São todas medidas que visam desenvolver o mercado de debêntures, aumentar a oferta de crédito privado, aumentar o número de empresas que tem acesso a esses regulamentos. 
Com a projeção de que haja moderação no crescimento, passando de 2,9% em 2022 para 2,1% em 2023 e atinja a taxa potencial estimada pelo corpo técnico. Prevê-se que a inflação chegue a 5,4% no fim de 2023 e convirja para a meta em meados de 2025, enquanto o núcleo de inflação caia mais gradualmente. Já o déficit em conta corrente deve reduzir-se para cerca de 2,3% do PIB neste ano e permanecer praticamente estável.
GIL PEDRO,Mercado de capitais está voltando ao normal, diz executivo da Anbima, Veja, Publicado em 7 ago 2023, Disponivel em: https://veja.abril.com.br/economia/mercado-de-capitais-esta-voltando-ao-normal-diz-executivo-da-anbima. Acesso em: 24/08/2023