Buscar

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Prévia do material em texto

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA CONSTRUÇÃO CIVIL
A construção civil é uma das atividades humanas que mais consome energia e recursos naturais, segundo o Dr. Wilmar Mattes da Universidade da California, internacionalmente entre 40% e 75% dos recursos naturais são consumidos pelo setor da construção. Diante disso surge a questão de como ser sustentável nesse ramo. 
O desenvolvimento sustentável na construção civil pode ser separado em duas categorias, no andamento da obra e posteriormente na obra finalizada. Durante o andamento da construção algumas atitudes podem ser beneficentes para o meio ambiente, tais como reciclagem de materiais. Entulhos como tijolos e resto de concreto podem ser adicionados como agregado graúdo em concreto para calçada por exemplo, visto que não exige uma resistência alta. O gerenciamento do uso da água é outro ponto importante nesse contexto. Em dias chuvosos pode-se capitar essa água para utilizar na fabricação de concreto e/ou argamassa para assentamento de alvenaria, evitando-se assim o alto consumo de água. 
Outro ponto levantado é a sustentabilidade quando finalizado a construção. Essas atitudes tem impacto maior ainda visto que o tempo de obra é curto em relação a moradia que a casa vai proporcionar, uma família pode ficar morando na mesma residência durante anos e essas atitudes durante esse tempo pode ter um impacto significativo para com o meio ambiente. O uso de energia solar é um exemplo bem comum utilizado nas residências e reduz no preço final da energia. 
Usufruir de um sistema de captação de água também pode ser vantajoso para reduzir o consumo de água. A água proveniente de chuvas pode ser usada para lavar calçada, regar o jardim ou outro consumo que não seja o consumo próprio.

Continue navegando

Outros materiais