Buscar

Poder e Influência no Local de Trabalho

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.O detentor de poder depende da percepção de terceiros sobre ele próprio ou sobre sua posição. Quem o detém, de fato, consegue influenciar as pessoas que estão ao seu redor. De acordo com a afirmativa, poder em uma organização, é o(a):
R: E.potencial de exercer influência.
2.Liderança e poder são temas relativamente associados entre si, já que ambos visam influenciar comportamentos de outras pessoas em qualquer lugar e instância.
Com base nisso, leia as afirmativas abaixo:
I) Os chefes são as únicas pessoas que exercem poder e influência nas organizações.
II) Determinado chefe, quando influencia seus subordinados a partir de suas qualidades pessoais, exerce o poder ou a influência interpessoal embasada na legitimidade.
III) A qualidade de interação entre um líder e seus subordinados é a característica mais importante e positiva que influencia o poder do administrador.
IV) A liderança e o poder relacionam-se à área de comportamento organizacional, dado que são fenômenos sociais e interacionais que ocorrem nas organizações, e fora delas, por influência interpessoal.
É CORRETO o que consta apenas nas afirmativas
R: B.III e IV
3.A liderança pode ser entendida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos. Entretanto, essa liderança pode ocorrer dentro ou fora das organizações. De acordo com a afirmativa acima, marque a alternativa que indique os três principais elementos que podem ser destacados nessa definição de liderança.
R: C.Pessoas, poder e influência.
4.Barack Obama é um dos líderes mais poderosos da atualidade. Entretanto, quando diante da morte do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, afirmou: "Não poderia imaginar a minha vida sem o exemplo de Mandela".
Com base no trecho acima, pode-se afirmar que a influência exercida pelo líder, em virtude da afeição e do respeito que as pessoas têm por ele denomina-se poder
R: A.referente.
5.Em uma empresa, Maria precisava negociar suas férias com sua gestora, pois preferia viajar em período de baixa temporada, em função do preço das passagens aéreas. Em outra, Roberto, temia ser demitido, pois estava estudando e precisava sair mais cedo do trabalho alguns dias para frequentar suas aulas na universidade. Em uma terceira empresa, Manuela, considerada a melhor vendedora do setor, foi promovida para o cargo de supervisora de vendas. Todas as situações apontam, em alguma instância, implícita ou explicitamente, o poder. O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos:
R: B.legítimo, de recompensa e coercitivo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais