Buscar

APS - ENTREVISTAS - FUND ADM

Prévia do material em texto

Ana Nascimento – R.A: 6677512
Laila Aragão – R.A: 5998485
Letícia Kathyleen – R.A: 7415579
Mylena Alves R.A: 7057102
Nathalie Faria – R.A: 7092651
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ENTREVISTAS: ÁREAS FUNCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso de Administração, FMU, como requisito parcial para obtenção da média semestral da disciplina de Fundamentos da Administração.
Orientador: Rafael Morais Pereira
Coordenador: Sandra Monici
SÃO PAULO
2020
RESUMO
	Ao longo da realização desta Atividade Prática Supervisionada, o nosso grupo entrevistou profissionais de diversas áreas funcionais da Administração, sendo elas: logística internacional, recursos humanos, compras, comercial e financeiro.
	Podemos identificar durante nossas entrevistas o comprometimento e paixão dos profissionais pelas áreas escolhidas por eles e podemos dizer que esse é um dos segredos para o sucesso profissional, uma vez que é necessário gostar da área na qual atua e conhece-la bem para ter êxito no âmbito profissional e executá-lo com maestria.
	Identificamos também que a prática e teoria dessas áreas funcionais andam de mãos dadas, e, apesar de eventuais disfunções, prevalece a ordem e burocracias apresentadas anteriormente durante as aulas.
Para adquirir e conseguir atuar de maneira organizada e eficiente, a importância das áreas funcionais que se caracteriza pelas divisões de tarefas dentro de uma organização é essencial para sua construção, e essas mesmas áreas variam de acordo com o tamanho e atuação da organização no mercado, pois é através de todas essas áreas da empresa que trabalhando juntos tem o intuito de facilitar, revestir e buscar a geração de lucro e o principal, a satisfação de seus clientes. 
Concluímos que áreas funcionais seria um conjunto de setores que servem para administrar a organização buscando sempre alcançar os objetivos estratégicos, além de agregar a capacidade de tomada de decisões com relação aos negócios e facilitar a implementação de ações e planos mais eficazes. Portanto, a junção de todos os setores de uma empresa deve trabalhar em sintonia, juntos, na mesma direção, visando um único objetivo, obtenção de lucro e buscando atingir com êxito o sucesso organizacional.
Área funcional: Logística Internacional
Entrevista com Nathalie Faria, Assistente de Importação e Exportação na Lolis Transportes Internacionais
1) O que faz um profissional de logística internacional?
R: Um profissional de logística internacional trabalha para integralizar e ligar os fabricantes aos compradores, viabilizando a entrega das mercadorias no comércio internacional. Esse profissional tem contato com fornecedores, compradores, transportadoras, operadoras logísticas e parceiros internacionais.
2) Quais são as responsabilidades e atribuições que o cargo exige?
R: As responsabilidades do cargo são diversas, tais quais o cumprimento de deadlines para viabilização dos processos, emissão correta de documentos e também conferência da documentação emitidos pelos fornecedores de mercadorias, contratação de seguro internacional quando aplicável, entre outras responsabilidades.
3) Quais são os benefícios e malefícios da profissão?
R: Os benefícios são o vasto networking – inclusive internacional – que você adquire no exercício da profissão, conhecimento documental de processos da área de comércio exterior, o impacto causado pela logística internacional no mercado interno do país é gigantesco então a satisfação pessoal de fazer parte de algo grandioso como essa área é imenso. Já como malefícios, temos a grande pressão de ambas as partes das negociações – fornecedores e compradores – para que tudo corra sem nenhum obstáculo, o que nem sempre é possível, devido a toda a burocracia envolvida no comércio internacional, e todos sempre querem que as transações e processos ocorram com a maior rapidez possível.
4) Qual conselho você daria para uma pessoa que deseja seguir carreira em logística internacional?	
R: Estude inglês, principalmente, mas também outras línguas se possível. Mantenha-se atualizado pois o mercado está mudando constantemente devido as inovações tecnológicas e, principalmente, tenha prazer naquilo que faz pois assim todos os obstáculos serão ultrapassados com maior facilidade.
5) O que mais gosta na profissão?
R: O dinamismo do dia-a-dia, nenhum processo é igual ao anterior – até mesmo os problemas são sempre diferentes. Sempre é possível aprender algo novo, não importa quanto tempo de profissão você tenha. O contato com outras culturas também é algo que me fascina e me conquistou desde o início de minha carreira.
Comparando a teoria com a prática	
	Conforme aprendemos no decorrer do semestre, a área de logística é interligada às áreas de compras e produção. 
	Neste caso em específico, a área de logística internacional na qual a entrevistada trabalha mostra que essa ligação é um pouco mais sutil, de forma que o setor trabalha para movimentar o comércio internacional e está mais ligado ao comércio exterior do que às áreas de compras – pois nesse caso não cuida do abastecimento da empresa – e nem de produção – pois nesse caso cuida da movimentação internacional de mercadorias importadas e exportadas.
	Existem diversas áreas da logística que estão diretamente ligadas com o comércio exterior – logística portuária, logística de armazéns, etc., o que só nos mostra como essa área é versátil e essencial em nosso dia-a-dia e no funcionamento dos processos gerenciais de diversos setores, tal qual ordem, distribuição, transporte. No geral, a prática da área está intimamente ligada ao exercício da profissão.
Área Funcional: Recursos Humanos
Entrevista com Acir Alves, responsável pelo RH do 10° Cartório de Notas
1) O que faz um profissional da gestão RH? 
R: O profissional de RH deve ser um líder de equipes, atuando na motivação, treinando e desenvolvendo, formando grupos de alta performance e ter foco direcionado ao alcance de resultados. Deve atuar no acompanhamento de atividades e na modificação de métodos, procedimentos e sistemas, localizando falhas, ineficiências e promovendo soluções, voltadas ao contínuo crescimento da empresa. Atua também nas áreas de departamento pessoal (folha de pagamento, benefício, encargos etc.) 
2) É possível perceber que há paixão no trabalho? Quando percebeu? 
R: Sim, é possível. O prazer por exercer a função, seja qual for, independente do que estamos abordando, está baseada em um conjunto de coisas, sendo elas: bom ambiente, estrutura adequada para que os colaboradores possam exercer suas funções, respeito ao colaborador e a possibilidade de crescimento em um ambiente. Eu percebi que amava, quando passei a ser útil na resolução de problemáticos, no atendimento pessoal, na valorização da boa comunicação e da vontade nata de ser útil em função de progredir, assim como todos que me circulam. 
3) Como avaliar se o candidato se adequa para a vaga?
R: Aptidão, postura, comprometimento e entendimento sobre a função a ser exercida. Quando faço a contratação de um colaborador, vejo suas características pessoais, profissionais, analiso sua capacidade profissional, porém o principal que vejo é aonde este colaborador pode chegar. Para isso eu busco dar valorização, do respeito e o suporte para que ele possa evoluir o que tem de melhor. A partir disso, a aproximação, ficamos sempre dispostos a entender sobre suas condutas e aptidão. Um bom colaborador nem sempre é bom em um rumo específico, por isso o RH é fundamental para orientar, educar, capacitar e dar o suporte. 
4) Quais são as suas responsabilidades?
R: Faço acompanhamento das atividades visando garantir melhores resultados por profissional. Tenho uma conduta de atendimento pessoal para garantir seus melhores resultados. Além destas atividades, atuo em departamento pessoal, folha de pagamento, encargos, benefícios, entre tantos outros. Atuo na estruturação da empresa (engenharia financeira) para melhorias de benefícios, aprimoramento de cargos e salários e estudos mais aprofundados porcada colaborador. 
5) Seus atributos como gestor? 
R: Garantir para haja resultados. Para tanto, avalio e estruturo quando necessário em busca de melhores resultados. 
6) O que faria para aumentar seus lucros e reduzir seus gastos?
R: Trata-se de uma pergunta complexa se adentrar em custos, finanças ou controladoria, porém no aspecto humanos, boa contratação é um dos melhores ganhos de pode ocorrer dentro de uma empresa. Evitamos custos com rescisões, problemas de ordem processual ou ações por insatisfação ou até mesmo por não achar respeito dentro do grupo. Outro assunto que trabalhando aqui é o benefício flexível, podendo atender às demandas dos colaboradores em que mais são importantes em suas vidas, assim como o benefício (bolsa de estudos).
Comparando a teoria com a prática	
	Conforme estamos estudando a área de recursos humanos são pessoas, que trabalham em todos os níveis da empresa, desde o presidente até o mais humilde dos operários. Na verdade, as pessoas de uma empresa, são capazes de lidar com todos os demais recursos empresariais. A área de recursos humanos é a peça-chave dentro de uma organização. 
São 6 características do RH: 
1.	Conhecimento na área
2.	Boa gestão de tempo
3.	Boa comunicação 
4.	Visão estratégica 
5.	Capacidade analítica 
6.	Liderança
	Na prática os profissionais de recursos humanos, cada dia que passa, tem um papel mais eficaz no planejamento estratégico das empresas. 
	Processos de admissão, retenção de talentos, organização de capacitação e treinamentos, são algumas das rotinas de uma profissional.
Área funcional: Compras
Entrevista com Alex Moreira, Gerente de Compras da empresa Redd Promocional
1) O que faz um profissional da área de Compras? 
R: De forma resumida o profissional de compras, promove a aquisição de produtos e/ou serviços, visando sempre realizar a melhor operação para contribuir para o sucesso da empresa.
2) É possível perceber que há paixão no trabalho? Quando percebeu? 
R: É possível sim, acredito que seja algo bem particular, mas no meu caso eu percebo que existe paixão envolvida quando olho para trás e percebo que, as estratégias e as ações que foram colocadas em prática (sem que ninguém precisasse me cobrar) renderam frutos e contribuíram para o crescimento da empresa. Provavelmente a correria do dia a dia não nos permite sentir essa paixão, mas o tempo nos mostra.
3) Como avaliar se o candidato se adequa para a vaga?
R: É necessário possuir diversas características para um candidato se adequar a vaga de comprador, porém em classifico criatividade em conseguir lidar com situações adversas (comum no setor), empatia em criar relacionamento e organização para sintetizar toda operação de forma possível.
4) Quais são as suas responsabilidades?
R: Sou responsável pelo desenvolvimento de produtos e fornecedores, auxílio a área de criação e design para promover o máximo de exposição ao produto com base em princípios de SEO para posicionamento. Gerenciamento, análise e implementação de preços de venda com base em expertise, oportunidades e negociações visando se manter competitivo e rentável, auxilio a equipe de vendas em negociações e dúvidas referente aos mais diversos contextos, seja produtos, processos ou negociações, gerenciamento de processos de aquisição de produtos, planejamento e controle de todas as atividades promovidas pela equipe de compras para efetivação de uma boa negociação, atribuição de tarefas para que o processo de compras seja o mais eficiente possível, solução de eventuais problemas técnicos e comerciais, análise de tendências no mercado interno e externo (viagens para a China), realização de estudos estratégicos de compras, análise e monitoramento de mercado para enriquecer o engajamento e sugerir soluções e diretrizes aos responsáveis por importação de produtos (no caso os nossos fornecedores).
5) Seus atributos como um comprador? 
R: Facilidade em estabelecer um relacionamento com o fornecedor, criatividade em propor soluções, disciplina e foco.
6) O que faria para aumentar seus lucros e reduzir seus gastos?
R: O inicio de tudo é entender o que está acontecendo, coletar e planilhar o máximo de informação possível, analisando a evolução mês a mês, para saber o que é essencial e o que pode ser descartado ou negociado para diminuir os custos, seja por meio de uma negociação melhor com fornecedor, a compra em grande escala de algo com saída continua por um preço menor, etc.
Comparando a teoria com a prática
	Conforme estudamos em sala de aula, o setor de compras é uma área funcional da Administração, juntamente com o setor de produção e logística. As três áreas estão muito relacionadas, embora sejam funções diferentes, elas se atribuem em muitas tarefas e atividades.
	O departamento de compras é responsável:
- Pela compra de matéria prima para a produção interna;
- Para que não ocorra a falta e interrupções nos processos de produção;
- Para que não haja sobras que possam ocasionar custos de armazenagem;
- Pela quantidade do material comprado e pela qualidade;
- Acompanhamento dos pedidos para verificação dos materiais se chegaram correto e no prazo combinado;
	O setor de compras é muito importante dentro de uma organização, pois podemos considerar que ele seja o início dos processos, ele é muito importante para etapa inicial. Também minimiza custos, ele precisa adquirir os produtos na quantidade e qualidade necessária, traça estratégias e engloba recursos necessários para garantir o melhor serviço possível por parte do fornecedor, e claro, sempre tendo bom relacionamento com os fornecedores. Um gestor de compras pode contribuir para alcance dos objetivos e metas de uma organização.
Área funcional: Comercial
Entrevista com Rafael Dias Costa, Sócio da Tokio Elevadores
1) O que faz um profissional da área comercial? 
R: Um profissional da área de vendas é responsável por contatar clientes, além de coordenar, organizar a atividade de venda dos produtos/serviços da empresa, sendo assim é a partir de um profissional da área comercial que a empresa adquire lucro e consequentemente cresce economicamente no mercado. 
2) Quais responsabilidades e atribuições o cargo exige? 
R: A responsabilidade principal que o cargo exige é inicialmente relacionar a necessidade do consumidor ao produto/serviço fornecidos pela empresa, tirar dúvidas, vender e/ou comprar. Porém vai além de apenas vender o produto, o intuito da área comercial é garantir a qualidade do produto e principalmente a satisfação do cliente para que assim nosso trabalho seja reconhecido e o cliente retorne e efetive uma parceria para com a empresa.
3) Qual a maior dificuldade que você tem em sua profissão? 
R: A maior dificuldade que enfrento seria de fidelizar os clientes, em meio ao mercado de trabalho cada vez mais competitivo, e a grande variação de preços, convencer um cliente a se tornar fiel aqui em minha empresa é um enorme desafio, além de lidar com o estresse com alguns clientes que não cumprem com sua palavra quando se diz respeito a pagamento, nesse caso é uma enorme dor de cabeça, fora outros aspectos que todas as empresas enfrentam em seu dia a dia, como, perder muitos negócios, permanecer motivado principalmente em meio a essa crise atual que o país enfrenta. 
4) Quais são as características necessárias para um profissional da área comercial ter sucesso? 
R: Para que se obtenha sucesso um profissional da área comercial acima de tudo precisa ter uma ótima comunicação com o cliente onde o mesmo compreenda e entenda com clareza as informações sobre o produto/serviço fornecido pela empresa, além de ser paciente, ágil, criativo para fugir do habitual e o principal focar no objetivo final, o resultado. 
5) Qual conselho você daria para uma pessoa que quer seguir carreira na área comercial? 
R: Um conselho que eu daria para um iniciante seria estudar sobre o que ele(a) pretende fornecer para seus futuros clientes, procure entender e dominar as utilidades de seu produto/serviço, seja curioso, inove, seja diferente de seus rivais,e principalmente perca o medo de receber “não” pois na área comercial o não é diário, mas é através dele que trabalhando com capacidade e conhecimento que receberá o “sim”. 
Comparando a teoria com a prática
	Conforme estudado em sala de aula a área comercial relaciona-se com a junção da oferta com a procura com a função central voltada para a venda, ou seja, é um grupo de pessoas que trabalha diretamente com as vendas de um produto/serviço. E para que de fato seja definitivamente caracterizada e efetivada a área comercial necessita englobar os seguintes aspectos: 
1.	Estratégia de vendas;
2.	Organização;
3.	Equipe eficiente;
4.	Programas de capacitação;
5.	Administração de metas e cotas;
6.	Remuneração;
7.	Acompanhar os resultados.
	E como podemos analisar na prática que a junção desses 7 aspectos consiste no sucesso comercial, mas que além desses para quem pretende seguir carreira na área precisa se adaptar a receber “não”, não é sempre que a venda é realizada com êxito, ou seja um vendedor de sucesso tem que ser paciente, nem sempre sairá ganhando. 
	Conforme identificado pelo entrevistado uma das maiores dificuldades do cargo é ganhar a fidelidade do cliente que nesse caso é uma questão mais lucrativa do que ir em busca de conquistar um cliente novo pois exige mais esforço para finalmente chegar no momento de fechamento da venda. Porém nem sempre essa dedicação com os clientes que já fazem parte da empresa de fato acontece, na prática muitas empresas acabam caindo no comodismo, crentes que já conseguiram a fidelidade total do cliente e por esta razão consequentemente acabam deixando de dar tanta atenção. Se pararmos para pensar dificilmente a equipe de vendas monta uma estratégia de continuar chamando a atenção de tal cliente para que continue fiel à empresa. 
	Contudo podemos concluir que a área comercial é muito além do que simplesmente efetivar a venda de um determinado produto/serviço, para que se obtenha sucesso é essencial que a equipe estude e conheça o produto/serviço que está sendo oferecido para seus clientes, e principalmente garantir a qualidade do bem e assim conquistar com êxito a satisfação de seus clientes, entre outros aspectos extremamente importantes citados pelo nosso entrevistado, como, organização, agilidade, inovação, criatividade, etc. 
Área funcional: Financeiro
Entrevista com Thaís Reis, responsável pelo financeiro da YOUW
1) Três referências da área financeira?
R: Planejamento, análise e controle.
2) Qual sua experiência?
R: Faturamento mensal e anual, fluxo de caixa, planejamento de compras, conciliação de pagamento.
3) Quais serviços você oferece.
R: Administrativo financeiro.
4) Qual o seu modelo de negócio? Seu modelo de negócio está intimamente relacionado ao estilo de vida que você terá.
R: O modelo de negócio é a disciplina que trata dos assuntos relacionados á administração das empresas e administração pessoal. É importante o aumento do patrimônio, mas também o financeiro se tratando de uma disciplina. As finanças fazem parte do cotidiano, no controle dos recursos para a empresa e para a vida pessoal.
Comparando a teoria com a prática
Conforme estudamos a área financeira é responsável pela gestão de finanças e desempenhos. É uma área que liga todos os outros setores, seja em relação ao controle de investimentos das áreas ou referente a pagamentos. É principalmente responsável pela administração dos recursos de uma empresa, é aonde acontece principalmente o planejamento financeiro. Referente a quantidade de funcionários que trabalham nessa área depende do tamanho da empresa, pois se é uma empresa pequena a maioria das vezes o responsável é o próprio dono, pois quem trabalha nessa área precisa ser alguém de confiança, por mexer diretamente com o dinheiro do capital. É fundamental que quem esteja trabalhando nessa área seja uma pessoa focada, pois pode comprometer a saúde financeira da empresa. Caso tenha mais de um funcionário no financeiro eles precisam estar a par de tudo e principalmente deixar o proprietário sabendo de tudo o que entra e sai da empresa. O departamento financeiro é responsável por lidar com as questões relacionadas a dinheiro, embasar as decisões dos gestores, como o investimento ou o corte de gastos. O setor financeiro tem suas subdivisões como:
1- Tesouraria
2- Gestão de contas a pagar e receber
3- Contabilidade
4- Planejamento financeiro
5- Gestão de riscos
6- Gestão de impostos
7- Relação com investidores
	As empresas que tem essas subdivisões dentro do setor financeiro são empresas de médio e grande porte, pois precisa de um responsável para uma atividade específica.

Continue navegando