Buscar

Pratica 3, diureticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Farmácia
Disciplina Farmacologia Integrada
Professora: Cristiane Vidal
Aluna: Fernanda Cambui
Aula Prática
Caso clinico Diuréticos
Uma mulher de 26 anos de idade com síndrome nefrótica apresenta agravamento do edema. Sua medicação inclui furosemida por via oral duas vezes ao dia. Ao exame físico a paciente apresenta edema maciço generalizado (anasarca). O restante do exame é normal.
Exames laboratoriais indicaram presença de proteínas na urina e níveis aumentados de creatinina sérica. Sobre esse caso clínico, discuta os seguintes pontos
Qual a possível causa para o agravamento do edema? 
Quais fatores podem contribuir? 
Quais seriam os procedimentos adequados para a redução do edema?
Levando em conta que esta paciente apresenta síndrome Nefrotica, uma doença glomerular que resulta em proteinúria, que pode ocasionar um aumento do volume plasmático em decorrência a um defeito na excreção renal de água e sódio, dessa maneira aumentando retenção de sódio e água que constitui fator importante em todo quadro fisiopatológico de anasarca.
A proteinúria e creatinina indicadas como elevadas nos exames laboratoriais indicam também uma insuficiência renal e pode ser a causa primária do edema generalizado. Se a paciente está perdendo proteína na urina, significa que estas quando diminuídas, reduzem a pressão coloidosmótica plasmática favorecendo o edema.
O edema nefrótico somente será controlado se obtivermos um balanço negativo de sódio com o uso racional e judicioso de dieta hipossódica e de diuréticos.
A paciente faz uso de Furosemida duas vezes ao dia, o efeito desse diurético é dependente da ligação da droga a um transportador específico de sódio localizado na alça de Henle, resultando em inibição deste. Nos pacientes com Síndrome Nefrótica e diminuição da função renal, o uso desse medicamento provoca uma importante redução da resposta diurética, menor excreção urinária da droga e um aumento de seu período de ação. A Proteinúria diminui a secreção tubular da furosemida; como consequência, há redução de seu efeito natriurético. A ação diurética também é limitada por sua ligação com as proteínas tubulares, mas este efeito pode ser inibido pela administração concomitante de Varfarina e como trata-se de anasarca, um edema severo, pode-se indicar administração de dose dobrada da Furosemida se houver insuficiência renal, o diurético de alça potencializa o efeito natriurético e pode controlar o edema em casos severos e refratários, mesmo quando a filtração glomerular está abaixo.

Continue navegando