Buscar

pesquisa de mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto das informações em que estão baseadas, quanto das suas consequências. Por isso, é necessário que haja uma pesquisa mercadológica bem feita. No entanto, a informação por si só não leva à decisão nem ao sucesso do negócio. É preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Nesse contexto, disserte sobre as diferenças e as possíveis fontes de dados primárias e secundárias para a realização da pesquisa. 
Trata-se de fonte de dados primários aqueles que serão coletados, dados esses que ainda não foram coletados, sendo esses coletados pela primeira vez, e que serão processados posteriormente porque encontram-se dispersos, a fonte desses dados supracitados podem ser as pessoas ou fonte internas da própria empresa, com dados ainda não analizados e/ou explorados. Contudo, temos alguns exemplos de meios que podem ser obtidos/coletados através de questionarios, pesquisas , entrevistas, pesquisas, estudo de caso, etc.
Já os dados secundários que são os dados que já haviam sido coletados em momento anterior, ou seja, já trabalhados, onde são utilizados como fonte de dados publicações diversas, relatórios de dados da empresa produzidos e já usados por terceiros. Ainda sobre o exposto, os dados secundários podem ser obtidos através de publicações de organizações governamentais e empresas privadas, livros, registros diversos, artigos, etc. Em resumo, um aspecto importantissimo em ambos a confiabilidade nos dados e, geralmente os dados primários são criados e publicados, enquanto os dados secundários surgem da interpretação do primeiro, ou coletados pelo governo e outras organizações.
As entrevistas são muito importantes para as empresas e utilizadas pelos profissionais de marketing, pois possibilitam um maior detalhamento, além de conhecer melhor seus consumidores. Com relação aos métodos de entrevista, temos a entrevista estruturada, aberta e semiestruturada. Explique esses três métodos de entrevista.
Sabe-se que as entrevistas são cruciais para as empresas, e que são realizadas através de pesquisas qualitativas, que trazem um melhor detalhamento (em outros termos, maiores informações), ou seja, conhecer melhor seus consumidores. Contudo, falando sobre os tipos de entrevistas aplicadas na pesquisa de mercado, sabemos que a forma como uma entrevista pode ser desenvolvida, é através de 3 (três) métodos principais: Entrevista Estruturada, Entrevista Aberta ou Não Estruturada, Entrevista Semiestruturada. Ainda, em relação ao tipo de entrevista, temos os caracterizados esses seguintes métodos, respectivamente:
- ENTREVISTA ESTRUTURADA: É aquela no qual o entrevistar/ pesquisador possuí perguntas prévias, ou seja, elaborou perguntas com antecedência, com roteiro prévio com perguntas fechadas. Assim, é desenvolvido conforme o problema da pesquisa, a fim de atender o objetivo da pesquisa. Por se tratar de pesquisa estruturada não é possível acrescentar/ excluir questões durante a entrevista.
- ENTREVISTA ABERTA OU NÃO ESTRUTURADA: É o tipo que o entrevistador não possuí perguntas prévias, ou seja, não elaborou perguntas com antecêdencia. O entrevistador/pesquisador vai "levando" a pesquisa conforme planejado por ele, até atingir o objetivo esperado. E no decorrer da entrevista, podem surgir novos questionamentos e a possibilidade de um novo rumo para essa entrevista, depende muito do desenvovimento da entrevista.
- ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA: O entrevistador possuí um roteiro a seguir, ou seja, questões (perguntas) a serem feitas ao longo da entrevista. Por se tratar de entrevista semiestraurada, o entrevistador pode acrescentar/excluir questões (se necessário), exemplificando, se o entrevistador/pesquisador achar necessário e quiser colocar ou retirar mais questões, não há problemas, visto que pode adicionar questões ou deixar de fazer alguma que acredita já ter sido respondida ou que ficou sem necessidade de ser feita devido contexto ali criado, sem deixar de seguir o roteiro.

Outros materiais