Buscar

LANTERNAS VERMELHAS SAINDO E ENTRANDO EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS

Prévia do material em texto

LANTERNAS VERMELHAS: SAINDO E ENTRANDO EM SITUAÇÕES CONFLITUOSAS.
 	O filme “lanternas vermelhas (1991)” dirigido pelo chinês Zhang Yimou, apresenta reflexões sobre cultura, gênero, desigualdade social e submissão. Entende-se que a contextualização de família é diversa, depende de cultura e tradição de cada povo ou nação, observando os regimes jurídicos ou próprios, dentre outros. Observando o contexto do filme, nota –se que possivelmente refere ao período feudal, na década de 1920, em um território Chinês, em que a poligamia era permitida. O filme apresenta a contextualização da submissão de 04 (quatro) mulheres ao seu esposo cabe a ele manter o domínio sobre elas, limitadas aos serviço domésticos. 
	No filme a quarta mulher, refere-se a uma jovem, universitária, que perdeu o pai, e foi obrigada a casar-se, para prover o sustento da família. Apesar da pouca idade Songliang, apresenta ter informações sobre a situação da nova conjuntura familiar, da obediência as demais esposas, dos ciúmes de algumas, sendo necessário enfrentar a opressão por parte do esposo. Vários desafios a serem superados pela jovem, que aos poucos foi procurando meios para ser escolhida pelo senhor a cada noite.
 	Evidenciando disputas entre mulheres com o foco obter a escolha, aprovação do homem, mulheres gerando em alguns momentos discórdias, para alcançarem a conquista de serem a escolhida, demonstrando a oposição entre o público e privado, masculino e feminino, ricos e pobres e assim por diante.
Todavia o homens ricos, é responsável pelos negócios, enquanto as mulheres de classe são direcionadas aos cuidados domésticos, já os homens e mulheres pobres cabem servirem aos da classe alta, como foi apresentado no filme. Cabe mencionar, que infelizmente, essa divisão social e gênero, está presente na sociedade desde a antiguidade, em diferentes regiões do mundo. 
 	Assim como muitas mulheres, Songlian, enfrenta os desafios posto pela hierarquia, soberania, religião, cultural e outros, mesmo com a aparência forte, resistente, inteligente, há momentos de carência e fragilidade emocional, que consequentemente as circunstancias colocam em situações de adoecimento, causada por toda situação vivenciada
	O filme aborda situações enfrentadas por várias mulheres enfrentam os desafios posto pelo homem, bem como a ausência de sororidade feminina. Com o ausência do pai, é pressionada pela madrasta a casar-se como o homem rico, para preservar a família da situação financeira critica. No entanto se renuncia os estudos, para dedicar-se ao casamento. 
 	A jovem, ao chegar no novo lar, tem a missão de servir o marido, pautado na obediência e respeito a ele e as regras posto para convivência no novo lar. Muitas mulheres enfrentam essa e outras realidades, casando por interesse financeiro, ou em troca de algo, mecanismo utilizado como forma de mercadoria, como se não houvesse sentimentos, direitos e deveres entre as partes. 
	Outros fatores que chama a atenção, é o aspecto da beleza quanto mais jovem, mais bela e desejada é, bem como a punição para mulheres que comentem alguma irregularidade, como foi o caso da terceira esposa, que foi assassinada devido o adultério com o médico, deixando evidente que somente os homens tem contato externo. 
	Por fim, nota-se que o filme Lanternas vermelhas, demonstra que o masculino exerce a função reguladora e controlador sobre as mulheres, com punições severas a quem descumprir a imposição, demonstrando quem tem o poder. Que o casamento é visto como saída para solução de problemas financeiros, e entrada para os outros problemas como: adoecimento mental, rivalidade entre mulheres, pena de morte.
	Na atualidade, nota-se que muitas barreiras foram rompidas, principalmente no Brasil, com a construção de um conjunto de legislações acerca dos direitos das mulheres. Com a aplicabilidade de políticas públicas, programas e serviços que visam minimizar, reduzir ou até mesmo extinguir a violência contra nós.
REFERÊNCIAS
YIMOU, Zhang. Lanternas Vermelhas. Cannes Home Vídeo, S.P, 199.