Buscar

FACILITANDO PORTUGUÊS - PONTO E VIRGULA

Prévia do material em texto

DOMINANDO PORTUGUÊS
PONTO E VÍRGULA
Domine o Uso do Ponto e Vírgula: Sua Pontuação Intermediária
O ponto e vírgula (;) é um sinal de pontuação versátil, ocupando uma posição intermediária entre o ponto e a vírgula. Ele cria uma pausa mais notável do que a vírgula, porém menos definida do que um ponto final, indicando que a ideia expressa ainda não foi concluída. Abaixo, estão as situações em que o ponto e vírgula é comumente utilizado:
1. Itens Enumerados:
O ponto e vírgula é frequentemente empregado para separar itens em listas, sendo especialmente útil em textos legais e regulamentações.
· Serão abrangidas pelas medidas enunciadas neste decreto as pessoas que cumpram os seguintes requisitos: a) Ter nacionalidade brasileira; b) Ser maior de idade; c) Ter formação superior; d) Ser portador de deficiência.
2. Orações Extensas e Relacionadas:
O ponto e vírgula é valioso para separar orações extensas e interligadas, especialmente quando elas já contêm subdivisões internas com vírgulas.
· Dos autores brasileiros, homenagearam Cecília Meireles; dos portugueses, Eugênio de Andrade; dos moçambicanos, Mia Couto.
· Dos vinte funcionários da empresa, dezoito concordaram com as propostas da direção; os restantes discordaram.
· Gosto de cantar; minha irmã, de dançar.
O ponto e vírgula oferece clareza e estrutura à escrita, permitindo que ideias complexas sejam comunicadas de forma mais eficaz. Compreender quando e como aplicar esse sinal de pontuação é essencial para aprimorar a sua habilidade na escrita.

Continue navegando