Buscar

Medidas e avaliação no exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Medidas e avaliação no exercício
1. 
Antes de avaliar o perfil de aptidão física de um paciente, é importante classificar seu estado de saúde e seu estilo de vida. As informações das avaliações iniciais de saúde e estilo de vida são utilizadas para selecionar os pacientes para os testes de aptidão física, assim como para contraindicar exercício físico para pacientes com sintomas e fatores de risco. O exame físico é uma das etapas mais importantes da prescrição do exercício físico.
A respeito desse exame, está correto afirmar que:
C. 
a avaliação do perfil lipoproteico, por meio do exame de sangue, é importante para a avaliação dos riscos de doenças coronarianas a partir dos 20 anos de idade.
A avaliação do perfil lipoproteico (triglicerídeos e colesterol) é recomendada a cada 5 anos para indivíduos a partir de 20 anos de idade e é importante porque valores acima dos valores considerados ideais aumentam o risco de doenças coronarianas. A média da FC em repouso entre homens e mulheres adultos é de 60 a 80 batimentos por minuto (bpm). A pressão arterial sistólica (PAS) é a pressão do sangue nas artérias quando este é ejetado pela contração do miocárdio (sístole cardíaca), enquanto a pressão arterial diastólica (PAD) é a pressão mais baixa na artéria durante o ciclo cardíaco (diástole cardíaca). O ECG conclui se existem ou não evidências de infarto do miocárdio, alterações isquêmicas, defeitos de condução e hipertrofia do ventrículo esquerdo, contudo nem sempre alterações podem ser percebidas em um ECG de repouso, sendo necessário realizar testes que exijam mais do indivíduo, como o TEP. Nesse teste, é possível utilizar um esforço máximo ou submáximo.
2. 
A entrevista é muito importante em pediatria, tanto quanto ou mais do que no atendimento de adultos, uma vez que a estreita relação de dependência da criança com o microambiente que a envolve cria um complexo de dados que precisam ser adequadamente compreendidos.
​​​​​​​Com crianças e adolescentes, a anamnese deve ser constituída por elementos que permitam avaliar os fatores de riscos. Pensando nisso, avalie o caso hipotético a seguir:
Guilherme, 11 anos de idade, sedentário, com obesidade grau I e pressão arterial elevada.
Diante disso, pode-se inferir que:
B. 
caso a pressão arterial, a obesidade e o sedentarismo não sejam tratados, há grande probabilidade de ocorrência de alguma doença crônico-degenerativa no futuro.
As doenças cardiovasculares (DCV) são a primeira causa de incapacidade e morte prematura no mundo. A hipertensão arterial sistêmica (HAS), por sua vez, é um dos fatores de risco mais importantes para desenvolvimento dessas doenças. A obesidade é vista como uma epidemia mundial, acompanhada do aumento de fatores de risco cardiovasculares, como a HAS. Níveis pressóricos elevados em crianças preveem HAS do adulto e contribuem para a ocorrência de eventos cardiovasculares. Assim, a identificação e o tratamento precoce da hipertensão na infância têm potencial de causar grande impacto contra desfechos adversos futuros. A obesidade é um problema crescente na infância, chegando a atingir entre 25 e 30% da população infantil, e tem sido atribuída, principalmente, a fatores ambientais e socioculturais, tais como incentivo a uma dieta pouco saudável, com alta proporção de gorduras, e a uma atitude sedentária.
3. 
Em uma anamnese, é importante constar alguns aspectos de fácil aplicabilidade, mas de fundamental importância. Alguns desses aspectos fornecem informações fundamentais para o início da atividade física.
Assinale a resposta adequada em relação aos itens que fazem parte de uma anamnese.
E. 
História da doença pregressa, histórico familiar e queixa atual.
Para fazer uma anamnese adequada no Brasil, o profissional deverá seguir as normas previstas na Resolução 2.056/2013 do Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre os requisitos que devem constar em qualquer anamnese, estão:
	Identificação do paciente.
	Queixa inicial.
	História da doença atual.
	História familiar (de doenças).
	História pessoal (de doenças).
	Exame físico.
	Exame mental (para a psiquiatria e a neurologia).
	Exames complementares.
	Diagnóstico.
4. 
Existem diversos fatores de risco que favorecem o aparecimento das doenças cardiovasculares. Os principais estão relacionados com idade, predisposição genética, tabagismo, sedentarismo, estresse, alimentação com excesso de gorduras, diabetes e níveis altos de colesterol e triglicérides no sangue.
Aponte a afirmativa a seguir que está correta em relação às formas de prevenir essas doenças.
D. 
Deve-se controlar o estresse, pois este reduz o fluxo de sangue para o coração e deixa os batimentos cardíacos irregulares.
O estresse é fator de risco para doenças cardiovasculares, pois reduz o fluxo de sangue para o coração e deixa os batimentos cardíacos irregulares, além de aumentar o risco de formação de coágulos na circulação. Os exercícios físicos devem ser realizados de forma regular, durante pelo menos 30 minutos, 4 a 5 vezes por semana. O controle dos níveis de colesterol e triglicérides contribui para evitar o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias, o que pode ser obtido, em muitos casos, por meio de alimentação saudável e prática de exercícios físicos. A avaliação desse perfil lipoproteico (triglicerídeos e colesterol) é recomendada a cada 5 anos para indivíduos a partir de 20 anos de idade e é importante porque valores acima dos valores considerados ideais aumentam o risco de doenças coronarianas. O controle da pressão arterial é fundamental, uma vez que a hipertensão é importante fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. A partir de 3 anos de idade, já se deve medir rotineiramente a pressão arterial. Por fim, o acúmulo de gordura no abdômen aumenta o risco de hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto, daí a importância em emagrecer e manter o peso dentro do normal.
5. 
O exercício físico provoca uma série de respostas fisiológicas, resultantes de adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Diversos estudos demonstraram o seu efeito benéfico sobre a pressão arterial.
Em relação à pressão arterial, é correto afirmar:
B. 
A categoria pré-hipertensão (PAS = 120-139 mmHg; PAD = 80-89 mmHg) é adicionada para identificar indivíduos com alto risco de desenvolver hipertensão.
A PA é a medida da força ou da pressão exercida pelo sangue nas artérias. A PA normal (normotensão) é definida por valores inferiores a 120/80 mmHg. A categoria pré-hipertensão (PAS = 120-139 mmHg; PAD = 80-89 mmHg) é adicionada para identificar indivíduos com alto risco de desenvolver hipertensão. A hipertensão é definida com uma PA em repouso igual ou superior a 140/90 mmHg em duas ou mais ocasiões. Embora a pré-hipertensão não seja considerada doença, indivíduos pré-hipertensos são estimulados a modificar seus estilos de vida, a fim de reduzir os riscos de desenvolver hipertensão, da seguinte maneira: deve-se adotar um plano alimentar saudável que inclua uma dieta rica em frutas, hortaliças e laticínios com baixo teor de gordura, com baixo teor de colesterol, gordura saturada e gordura total, restringindo a ingesta de sódio na dieta a não mais que 100 mmol por dia.

Continue navegando