Buscar

Resumo - As formas híbridas de terapia grupal

Prévia do material em texto

AS FORMAS HÍBRIDAS DE TERAPIA GRUPAL 
PSICODRAMA PSICANALÍTICO 
Em 1950 na França, se adicionou a técnica híbrida 
1960 na Argentina, também era realizado com pacientes individuais, onde o terapeuta é o diretor e os egos auxiliares. 
Elemento comum da psicanálise e psicodrama: revivência do passado – contexto transferencial/cena 
No psicodrama psicanalítico é valorizado o compartilhamento, por proporcionar o resgate do material emergente durante a sessão para então interpretar e compreender. 
GRUPOS OPERATIVOS - Pichon-Rivière - 1940
Psicanálise + dinâmica de grupos
Denominação se deu (1945) quando dirigia o setor de pacientes adolescentes de um hospital psiquiátrico a “improvisar” com paciente na função de enfermeiros. 
O que caracteriza os grupos operativos é a relação que seus integrantes mantêm com a tarefa e está poderá ser a obtenção da “cura” (grupo terapêutico) / aquisição de conhecimento (grupo de aprendizagem)
A distinção entre grupos terapêuticos ou de aprendizagem não é essencial: todo grupo terapêutico proporciona aprendizagem, assim como todo grupo de aprendizagem enseja a criação de um clima propício para a resolução de conflitos interpessoais.
Fundamental tarefa grupal é a mudança
Mudanças - resistência à mudança, há 2 medos básicos: o medo da perda (ansiedades depressivas - perda do conhecimento que freia a mudança) e o medo do ataque (ansiedades paranóides - vulnerabilidade diante do novo).
Pichon-Rivière - teoria do vínculo: vai além da visão intrapsíquica para situar o homem no contexto de suas relações interpessoais.
Vínculo: estrutura dinâmica que engloba tanto o indivíduo como aquele(s) com quem interage e se constitui em uma Gestalt em constante processo de evolução.
Movimento e mudança – indissociáveis 
Conceitos e elementos dos grupos operativos:
- Porta-voz: o membro que diz algo que até então estava implícito sem querer (pois pertence ao grupo), a enfermidade grupal - emergente grupal, e é função do coordenador decifrar para o grupo. 
- Emergente grupal se torna evidente quando a verticalidade (história do indivíduo) se junta com a horizontalidade (situação comum do grupo)
- Em grupos familiares, o paciente é o porta-voz das ansiedades do grupo familiar, considerando a enfermidade básica do grupo familiar radica-se nos mal-entendidos, origem e destino da ação terapêutica pelo processo operativo.

Continue navegando