Buscar

Tipos de eventos e suas principais características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de eventos e suas principais características
Definir o tipo de evento mais adequado para concretizar uma ideia é uma tarefa desafiadora. Para tanto, é preciso que os organizadores tenham total clareza de qual é o objetivo que se pretende alcançar e quais as expectativas do público-alvo.
Suponha que você quer angariar agasalhos para a casa de repouso da sua cidade. Para isso, pretende realizar um evento cuja inscrição será a doação de duas peças de roupa. Agora, precisa escolher qual será o tipo de evento que chamará atenção de todos os moradores (crianças, jovens, adultos e idosos) da cidade para que eles queiram, efetivamente, participar da ação e contribuir. 
​​​​​​​Diante disso, responda: qual tipo de evento será o escolhido? Justifique sua escolha trazendo características do tipo do evento escolhido e de que forma ele atenderá aos seus objetivos.
Padrão de resposta esperado
Como o objetivo é angariar agasalhos por meio da inscrição e, para isso, é preciso atrair todos os moradores, pode-se optar por um evento como um almoço ou bazar, que é mais simples e pode envolver pessoas de todas as idades.
O importante é que o acontecimento tenha como característica a possibilidade de todos os moradores participarem e a promoção de momentos de lazer, entretenimento e socialização dos moradores em prol de ajudar a entidade beneficiada. 
1. 
Com o passar do tempo, o mercado de eventos se consolidou e não para de crescer. Com isso, se tornou muito relevante para a economia do país.
Assinale a alternativa que explica a razão de o mercado de eventos ser importante para a economia do país.
B. 
Movimenta as áreas que atendem o setor.
O fator que faz com que o mercado de eventos seja importante para a economia é o fato de um evento movimentar as área e empresas que atendem o setor com fornecedores, prestadores de serviço, comércio especializado, entre outros. Com isso, essas áreas também acabam movimentando recursos e gerando lucro, fazendo com que a economia seja favorecida. 
Outros fatores como aumento da competitividade, vínculo com capital estrangeiro, gerenciamento de estratégias comerciais e intervenções no mercado de capitais são aspectos que não estão vinculados aos resultados específicos do mercado de eventos que influenciam na economia do país.
2. 
O setor de eventos tem variedade de estilos e características. Diante dessa diversidade, as áreas de interesse são uma forma de auxiliar na análise dos eventos.
O que define as áreas de interesse de um acontecimento?
B. 
A finalidade do acontecimento.
As áreas de interesse são uma forma de segmentar grupos de eventos conforme sua finalidade. É uma forma de auxiliar o promotor dos eventos a analisar o objetivo do evento em relação à área de interesse do mesmo.
Dessa forma, dentro das áreas de interesse, estarão os tipos de eventos que melhor atendem ao objetivo daquele acontecimento. E, a partir da análise deles, será realizada a escolha do tipo de evento. Só depois é possível dar prosseguimento a outras atividades da organização, como a escolha de fornecedores, recursos necessários e cenografia que será desenvolvida.
3. 
Os tipos e evento são definidos conforme suas características e os propósitos que pretendem atender, como é o caso dos eventos de lazer e turismo.
Assim, esses eventos têm como característica:
C. 
promoção de atrações regionais e entretenimento.
Eventos de lazer e turismo têm como especificidade a promoção de atrações regionais para potencializar o turismo local e, por meio destas, também possibilitar momentos de entretenimento para os turistas e a comunidade. O lazer e o turismo são ferramentas para potencializar a economia regional, atraindo pessoas para seus eventos e fazendo com que essas pessoas consumam produtos e serviços do local. 
Assim, a utilização de bens e recursos naturais pode acontecer em diversos tipos de eventos, como os desportivos, por exemplo. Já a relação comercial e de serviços não é característica exclusiva dos eventos de lazer e turismo. No caso da ação da sociedade civil e vinculo entre envolvidos, são características de eventos beneficentes. Em eventos de lazer e turismo, o objetivo não é fechar negócios e estabelecer vínculos.
4. 
Os diversos tipos de eventos trazem várias possibilidades na escolha da melhor opção.
Nesse sentido, para escolher o melhor tipo de evento, é preciso analisar alguns aspectos fundamentais como:
B. 
propósito e especificidades do evento. 
Para escolher o melhor tipo de evento, é necessário sempre analisar o propósito que se pretende alcançar com aquele acontecimento em conjunto com as especificidades do tipo do evento; com isso, é possível verificar qual tipo de evento melhor se adequa ao objetivo do evento, só posteriormente passa-se a outras definições e análises, como perfil dos convidados, análise do espaço, definição de serviços e recursos necessários. 
5. 
Eventos científicos e educacionais são tipos que se relacionam diretamente com as áreas profissionais e com suas temáticas. Qual outra característica esses eventos têm?
D. 
Propagação de novas concepções.
Os eventos científicos e os eventos educacionais têm como característica a propagação de novas concepções ligadas à área profissional para qual o evento é destinado; são momentos de troca de conhecimentos, divulgação de descobertas científicas e aprimoramentos da área. 
Dessa forma, a vinculação ao turismo local não é uma característica apenas dos eventos científicos e educacionais, pois os eventos de turismo e lazer possuem essa característica. A exibição de artefatos antigos é uma característica de eventos culturais, como exposições em museus. Já a comercialização de produtos é característica de eventos com objetivo comercial, como as feiras, por exemplo. Já a manifestação de tradições regionais é característica dos festivais de folclore.