Buscar

RESENHA DO ARTIGO TRABALHO E FAMÍLIA - PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESENHA DO ARTIGO “TRABALHO E FAMÍLIA: PERSPECTIVAS TEÓRICAS E DESAFIOS ATUAIS”
O artigo "Trabalho e Família: Perspectivas Teóricas e Desafios Atuais" apresenta uma discussão sobre as mudanças recentes no envolvimento de homens e mulheres no mercado de trabalho e na vida familiar, além de um modelo novo de equilíbrio entre trabalho e família baseado no processo de enfrentamento de estresse.
O texto começa com uma introdução sobre o interesse crescente em estudar as diferentes trajetórias de pessoas que estão estabelecendo suas vidas profissionais e formando uma família própria, uma vez que grande parte dos casais mais novos enfrenta demandas que podem causar níveis consideráveis de estresse.
Em seguida, o artigo discute os fatores socioculturais que ainda produzem diferenças entre homens e mulheres no trabalho e na vida familiar, evidenciando as mudanças recentes nesses envolvimentos. O texto apresenta modelos teóricos sobre os impactos dessas demandas, quando somadas, e propõe um novo modelo de equilíbrio entre trabalho e família baseado no processo de enfrentamento de estresse.
Por fim, o artigo apresenta algumas estratégias sendo usadas no ambiente de trabalho, focadas na organização e quantidade de tempo que o trabalhador passa em atividades profissionais, como forma de contribuir para a produção de pesquisas sobre as condições que permitem o bom aproveitamento desses arranjos, junto com outros esforços que talvez melhorem o equilíbrio entre trabalho e família.
Em resumo, o artigo apresenta uma visão abrangente sobre as perspectivas teóricas e desafios atuais relacionados ao equilíbrio entre trabalho e família, além de propor um novo modelo baseado no processo de enfrentamento de estresse. O texto é útil para pesquisadores, profissionais e pessoas interessadas em entender melhor as demandas e desafios enfrentados por casais que estão estabelecendo suas vidas profissionais e formando uma família própria.

Outros materiais