Buscar

PREPARO DO PACIENTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREPARO DO PACIENTE
Primeira coisa é pedir o jejum adequado a espécie e idade, fazer a contenção física e farmacológica. O campo operatório é a região que está mexendo e o preparo dele inclui 5 etapas nessa ordem (se trocar a ordem tem que fazer de novo, porque vai contaminar): tricotomia; se o animal estiver sujo vai fazer a limpeza e desengorduramento da pele; posicionamento; antissepsia; colocação de panos de campo.
➢ Tricotomia: deve ser feita somente se os pelos atrapalharem a operação, mas na medicina veterinária os pelos sempre atrapalham, porque com exceção do olho e da boca, o restante do corpo do animal tem pelo, então vai precisar fazer tricotomia dele. Ela tem que ser feita o mais próximo possível da região que vai operar, o mais ampla possível para ter uma região de segurança. 
Deve ser feita na região que vai ser operada. Deve ser feita imediatamente antes do ato operatório, a tricotomia não pode ser feita 1-2 dias antes não é porque o pelo cresce, e sim porque senão infecciona a pele. 
➢ Limpeza e desengorduramento da pele: feito com auxílio de uma escovinha, na maioria das vezes é opcional. Só faz em animais muito sujos, já em cavalo sempre faz.
➢ Posicionamento: o animal já tem que estar anestesiado. Tem que posicionar de forma que consiga ter acesso ao campo operatório e os cuidados são: posições confortáveis, que facilite a respiração, que não comprima as terminações nervosas e utilizar materiais que mantenham a temperatura. O animal tem que ficar no colchão.
A posição mais comum é o decúbito dorsal. Cada procedimento vai ter um posicionamento, tanto em cão e gato, quanto em ruminantes e equinos.
➢ Antissepsia: começa por onde é mais nobre, que é onde corta, onde está a ferida, que é onde tem maior chance de contaminar, então sempre inicia a antissepsia do paciente onde vai ser o corte, e depois vai ampliando para os lados sem retornar para o centro. Geralmente faz uma passagem com clorexidine, uma passagem com álcool 70%, depois passa novamente clorexidine. Não pode encostar nos pelos. Geralmente usa uma gaze e uma pinça de Foerster, e caso encoste no pelo tem que jogar a gaze fora, isso deve ser feito em toda área da tricotomia. Clorexidine é pouco alérgico e não é afetado por matéria orgânica. PVPI é um pouco mais tóxico e é afetado por matéria orgânica. Não pode misturar PVPI e clorexidine.
➢ Colocação de panos de campo: onde existe uma regra de uma sequência na qual os panos de campo devem ser colocados, porque se não for nessa sequência, não consegue prender a pinça, e aí o pano de campo sai no meio da cirurgia e contamina. Primeiro são colocados os panos de campo que são perpendiculares (quando cruza a linha de incisão formando um ângulo de 90°, ou seja, a linha de incisão está na vertical e esses panos de campo são os que ficam na horizontal) e depois os que são paralelos. Os panos são presos nos cantos, onde se cruzam, na pele do animal, com o auxílio de uma pinça Backhaus e isso vai ser feito nos 4 cantos. 
Em quase todas as cirurgias serão usados 4 panos, mas em algumas situações especiais, com 3 panos já consegue fazer um desenho triangular e consegue prender. Para isso o animal já tem que estar em plano cirúrgico.

Outros materiais