Buscar

Técnica Cirúrgica Descorna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Técnica Cirúrgica Descorna
Incisão de pele: incisão elíptica por toda espessura da pele, 0,75 a 1 cm da base do corno. NÃO PODE AFASTAR MAIS QUE 1CM DO CORNO, SENÃO NÃO VAI FECHAR; a incisão estende-se de 5 a 7cm ventral e dorsal; a incisão é aprofundada até encontrar o osso. Com o bisturi dissecar o limite rostral da incisão, dissecar o limite caudal da incisão para acomodar a serra, cuidado na dissecação para não dividir os músculos auriculares caudal e ventral. 
A hemostasia pode ser realizada por torção da artéria cornual, localizada rostroventralmente ao coto ósseo. Essa dissecção é igual quando fazíamos em anatomia com os carneiros, colocava uma pinça e ia passando o bisturi para conseguir ver a pele, musculatura, é exatamente isso. 
Quando estiver chegando caudal e ventral tem que tomar cuidado para não cortar os músculos auriculares, porque se isso acontecer o animal para de mexer a orelha. Quando estamos rostroventral, ou seja, ao contrário dos músculos, temos a artéria cornual, que se você cortar sangra muito, mas não tem problema. Depois de um tempo, pode fazer torção dessa artéria com a pinça hemostática e puxar, para parar de sangrar, e se não parar, pode fazer uma ligadura. 
Incisão de pele e osteotomia, a serra deve ser posicionada ligeiramente afastada da base do chifre a fim de permitir a síntese. O certo é não colocar a serra em cima do osso, e sim afastada da base para conseguir tirar todo o corno ósseo.
• Síntese: primeira intenção, fechar com suturas.
➢ Padrão contínuo ou separado: perto-longe-longe-perto, em X, festonada.
➢ Escolher uma sutura de tensão
➢ Utilizar fio inabsorvível.

Continue navegando