Buscar

AD1- Tri - Iris Vitória T M

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Aluna: Iris Vitória Tavares Marinho Moreira
Matrícula: 21213110085
Polo: Nova Iguaçu
Disciplina: Gestão de pessoas no setor público
Atividade à Distância 
1) Ferreira et al. (2007) consideram que, após a década de 1980, foram dados os primeiros passos para se implantar no País um modelo gerencialista de Administração Pública, face às novas demandas da sociedade que exigiam um aparelho administrativo moderno e mais eficiente. Faça um resumo das características deste modelo:
O modelo gerencialista foi implementado na Administração Pública brasileira a fim de corrigir as falhas do modelo Burocrático que engessava as atividades do setor público com excesso de procedimentos, controle e diretrizes centralizadoras. Inspirado nas experiências do Reino Unido, Nova Zelândia e Estados Unidos, o Gerencialismo trouxe os princípios da descentralização e flexibilização para a gestão pública e, com isso, possibilitou a formação de Parcerias Público-Privadas (PPP’s), busca pelo oferecimento de serviços de qualidade, terceirização, autonomia, desenvolvimento do setor de Recursos Humanos, redução dos níveis hierárquicos, valorização da participação social e transparência pública.
2) A experiência de Hawthorne, em Chicago, desenvolvida pelo psicólogo americano Elton Mayo foi fundamental na evolução da Gestão de Pessoas nas organizações. Após pesquisa, apresente de forma resumida e sistematizada o que consistiu esta experiência e seus principais achados.
Desenvolvida em 1927 pelo pesquisador e psicólogo Elton Mayo, a experiência Hawthorne tinha como escopo inicial identificar a relação entre a iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos operários de uma fábrica. Na primeira fase da pesquisa os operários foram submetidos a diferentes condições físicas de trabalho e constatou-se que a produtividade permanecia a mesma, mas que os fatores psicológicos nos quais os funcionários eram submetidos influenciavam na produtividade. 
Diante disso, as quatro fases subsequentes da pesquisa levaram isso em consideração e atestaram que a produtividade aumentava quando os funcionários eram tratados de forma mais humana e quando sentiam que suas opiniões eram valorizadas. Por fim, concluiu-se que os fatores sociais e psicológicos são tão importantes quanto os fatores físicos na produtividade dos trabalhadores. E também, deu novos rumos à área de Gestão de Pessoas, visto que o clima organizacional, motivação, liderança e os grupos sociais passaram ser características importantes para uma organização. 
3) De acordo com Olivier (2001), são muitas as ações e as dimensões ligadas ao planejamento estratégico de pessoas. Essa diversidade e abrangência traz dificuldades ao planejamento estratégico de pessoas. Com referência às ações e dimensões QUE DIFICULTAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PESSOAS apresentadas por Olivier, faço um resumo de suas características:
As principais características que dificultam a abordagem estratégica do planejamento de pessoas são: a abrangência territorial; a histórica “posição paternalista” em relação aos servidores; as restrições orçamentárias; a necessidade de legislação pertinente; o despreparo profissional da maioria dos servidores públicos; os desvios de verba; os custos operacionais altos devido à magnitude da própria máquina administrativa; a duplicidade de programas e projetos; e o não cumprimento dos planos de governo.
4) O Gespública, apesar de ter sido revogado pelo Decreto 9.094/17, foi um modelo de gestão relevante, cujo propósito era contribuir para a qualidade dos serviços e para a geração de ganhos sociais, tendo por princípio básico ser excelente sem deixar de ser público. Esse princípio subdivide-se em seis princípios interligados e interdependentes. Faça uma apresentação sintética destes princípios:
		Publicidade: os atos públicos devem ser amplamente divulgados para que os cidadãos possam acompanhar o funcionamento do governo.
	Legalidade: os agentes públicos devem agir de acordo com a lei, observando os princípios constitucionais e legais.
	Moralidade: os agentes públicos devem agir com honestidade e ética, evitando conflitos de interesses.
	Impessoalidade: a administração pública deve agir de forma imparcial e justa
	Excelência dirigida ao cidadão: os serviços públicos devem ser prestados de forma eficiente, eficaz e satisfatória.
5) A partir da segunda metade da década de 1950, começou a configurar-se um projeto nacional de desenvolvimento, o Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. Iniciou-se, então a multiplicação de órgãos de Administração Pública Indireta (fundações, autarquias etc.). Quais foram as vantagens que estas fundações e autarquias trouxeram para a Administração Pública?
A administração indireta é produto da descentralização da Administração pública e possibilita maior autonomia administrativa e financeira, facilidade de aporte de recursos, flexibilidade às demandas da sociedade, contratação de pessoal especializado e patrimônio próprio. 
6) Uma das etapas de um planejamento estratégico de pessoas para o setor público é definir os principais aspectos que uma política de recursos humanos deve contemplar. Apresente de forma resumida os seis aspectos apresentados no livro.
		Recrutamento de pessoal eficiente e rigoroso;
	Estrutura de carreira que estimule o servidor a buscar sua capacitação e a melhorar seu desempenho;
	Estratégia de capacitação que possibilite o aprimoramento constante da força de trabalho;
	Estrutura de incentivos com remuneração, benefícios, prêmios pecuniários ou não, que estimulem o servidor e reforcem a possibilidade de a organização cobrar um desempenho adequado;
	Estrutura de avaliação que possibilite verificar o desempenho, identificar as necessidades de capacitação e esteja associada à progressão do servidor; e
	Estratégia de realocação e redistribuição de servidores que possibilite o alcance do perfil e o quantitativo desejado para cada área organizacional.
Referências bibliográficas
CAMARGO, Denise de. Psicologia organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2009.
OLIVEIRA, José Arimatés de. Gestão de pessoas no setor público. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2011.

Outros materiais