Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 1 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 1ª TENTATIVA
Questão 1 : (ENEM- adaptado) A identidade negra não surge da tomada de consciência de uma diferença de pigmentação ou de uma diferença biológica entre populações negras e brancas e(ou) negras e amarelas. Ela resulta de um longo processo histórico que começa com o descobrimento, no século XV, do continente africano e de seus habitantes pelos navegadores portugueses, descobrimento esse que abriu o caminho às relações mercantilistas com a África, ao tráfico negreiro, à escravidão e, enfim, à colonização do continente africano e de seus povos. K. Munanga. Algumas considerações sobre a diversidade e a identidade negra no Brasil. In: Diversidade na educação: reflexões e experiências. Brasília: SEMTEC/MEC, 2003, p. 37. Com relação ao assunto tratado no texto acima, é correto afirmar que
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O texto discorre sobre a [processo de] ocupação, a colonização e a exploração do continente africano pelos portugueses,processo que abriu caminho ao domínio das populações negras por outros povos europeus. Foi no decorrer dele que se formou a referida identidade cultural negra.
	A
	
	a colonização da África pelos europeus foi simultânea ao descobrimento desse continente.
	B
	
	a existência de lucrativo comércio na África levou os portugueses a desenvolverem esse continente.
	C
	
	o surgimento do tráfico negreiro foi posterior ao início da escravidão no Brasil.
	D
	
	a exploração da África decorreu do movimento de expansão européia que se iniciou no século XV .
Questão 2 : Sobre o surgimento da umbanda, assinale a alternativa incorreta:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A Umbanda surgiu no Brasil no início do século XX, no dia 15 de novembro de 1908, em um centro espírita de Niterói – RJ. Porém, o processo que levou à constituição dessa religião é muito mais antigo. Remonta à chegada dos primeiros navios negreiros que chegaram ao Brasil e relaciona-se estreitamente com a presença do negro nas costas brasileiras, como o nascimento dos Candomblés e com a figura do feiticeiro negro. O nome Umbanda passou a ser utilizado a partir do final do século XIX e inicio do XX, e tem origem no nome do sacerdote na língua africana Ki-mbundo: Mbanda. Possivelmente, esse nome foi apropriado pelos líderes dos terreiros que substituíram o termo macumba, pois este havia ganhado conotação pejorativa na sociedade, muitas vezes sendo relacionando os fazedores de feitiço a adoradores do diabo. No início do século XX, o Kardecismo chega ao Brasil e passa a influenciar os terreiros. As explicações dadas pelos kardecistas para os vários fenômenos que ocorriam nos terreiros de Umbanda acabam sendo apropriadas por muitos destes, que passam a se utilizar da doutrina kardecista dentro de seus terreiros.
	A
	
	A Umbanda surgiu no Brasil no início do século XX, no dia 15 de novembro de 1908, em um centro espírita de Niterói – RJ.
	B
	
	O nome Umbanda passou a ser utilizado a partir do final do século XIX e início do XX, e tem origem no nome do sacerdote na língua africana Ki-mbundo: Mbanda.
	C
	
	A Umbanda se caracteriza pelos fenômenos de incorporação de caboclos, pretos-velhos, crianças, exus, e diversas outras entidades. São estes tipos de manifestações, de espíritos considerados “subalternos e inferiores, em comparação com a imagem ideal de homem e civilização” que, incorporados ao médium, prestam consultas aos pacientes que procuram o terreiro em busca de ajuda espiritual ou física.
	D
	
	A umbanda surgiu no Brasil influenciada pelo kardecismo,, budismo e protestantismo.
Questão 3 : O movimento negro no Brasil, embora exista de fato desde a Colônia, teve seus avanços reais constituídos em políticas públicas a partir dos anos 1990. Sobre as bandeiras, ações afirmativas e conquistas deste movimento, é incorreto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Os movimentos negros não exigem indenizações, mas sim, que se reverta a situação de preconceito e desigualdade a que é submetida essa parcela da população.
	A
	
	tornaram possível a obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.
	B
	
	pretendem contribuir para diminuir a distância socioeconômica entre negros e brancos no Brasil e um dos mecanismos para que isso ocorra é a instituição de cotas para negros na universidade.
	C
	
	relacionam-se a um movimento de políticas de identidade étnico-racial que denuncia a democracia racial brasileira como um mito.
	D
	
	pretendem indenizar economicamente os descendentes de escravos negros no Brasil.

Continue navegando