Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 2 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 2ª TENTATIVA
Questão 1 : (ENEM) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Como vimos, um dos objetivos da lei 10639/2003 é garantir o reconhecimento da pluralidade étnica brasileira e contribuição africana na formação da nossa sociedade.
	A
	
	A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque legitima o ensino das ciências humanas nas escolas.
	B
	
	Divulga conhecimentos para a população afro-brasileira.
	C
	
	Reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e sua cultura.
	D
	
	Impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do país.
Questão 2 : Sobre a resistência negra através da cultura, é incorreto afirmar que:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: A Jovem Guarda foi um movimento cultural brasileiro surgido em meados da década de 1960, que mesclava música, comportamento e moda. Seus adeptos faziam parte da elite branca brasileira.
	A
	
	O Teatro Experimental Negro, fundado por Abdias do Nascimento em 1945, buscava formar atores afro-brasileiros e levar adiante uma arte de tradição negra, além de questionar a supervalorização dos padrões estéticos brancos.
	B
	
	A influência da soul music de James Brown logo foi incorporada pela juventude negra brasileira por exibir uma estética negra e rebelde.
	C
	
	A Jovem Guarda foi um movimento musical da década de 1960 que buscava a valorização da cultura e estética negra.
	D
	
	Outra influênciamusical negra foi o reggae jamaicano de Bob Marley e Jimmy Cliff que ganhou novas roupagens através de músicos brasileiros como Gilberto Gil.
Questão 3 : Sobre o reino Ndongo, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O grupo linguístico predominante no reino era o Kimbundu, que reunia diversas etnias, como jagas, gangalas, ambundos e ndembos
	A
	
	O grupo linguístico predominante no reino era o Kimbundu, que reunia diversas etnias, como jagas, gangalas, ambundos e ndembos.
	B
	
	O poder político era centralizado na figura do rei, denominado Ngola.
	C
	
	Localizava-se ao sul do reino do Kongo. Ndongo significa canoa.
	D
	
	O tronco linguístico predominante nesse reino era o ioruba.
Questão 4 : Sobre o fóssil da criança Taung, podemos afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: Em 1924,foi encontrado, por Raymond Dart, o fóssil da criança Taung, um dos primeiros fósseis humanos encontrados na África. Tratava-se de crânio fossilizado que teria vivido há cerca de 2,5 milhões e que seria um dos ancestrais do homem. Atualmente, essa descoberta tem sido considerada por muitos o fóssil mais importante do século XX, por ter transferido o ponto de origem humana euroasiática para uma origem africana.
	A
	
	A descoberta do crânio de Taung mais alto e arredondado que o crânio dos símios é, na opinião de alguns pesquisadores, a primeira prova decisiva da presença de hominídeos na África.
	B
	
	Foi descoberto na Ásia, em 1924,e confirmam a teoria de que os primeiros hominídeos teriam surgido na Ásia.
	C
	
	Contraria a teoria de Darwin de que os primeiros hominídeos teriam surgido na África.
	D
	
	Foi descoberto, em 1974, pelo paleontólogo americano Donald Johanson e seus colaboradores.
Questão 5 : Sobre a formação de quilombos no Brasil colonial, assinale a alternativa incorreta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Embora se fale muito de Palmares devido ao seu tamanho e nível organizacional, a formação de quilombos foi uma das principais formas de resistência que se alastrou por todo o país.
	A
	
	Um quilombo em particular preocupou as autoridades mineiras, foi o chamado Ambrósio. Localizado na região do alto São Francisco, esse quilombo chegou a abrigar mais de seiscentos cativos que se diziam obedientes apenas a seus próprios rei e rainha.
	B
	
	A geografia montanhosa de Minas Gerais, assim como Goiás, e a possibilidade de extração de ouro contribuíram para o número elevado de quilombos formados naquela província.
	C
	
	Todos os quilombos no Brasil se formaram no nordeste, nos arredores dos grandes engenhos de açúcar.
	D
	
	Na Bahia também se formaram diversos quilombos no qual o mais destacado foi o Buraco do Tatu, no século XVII. Além da agricultura,esses quilombolas também praticavam roubos às fazendas.
Questão 6 : A Lei Eusébio de Queirós visava, a partir de 1850
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa:A primeira lei desse contexto no Brasil foi a Eusébio de Queirós, promulgada em 1950 e que proibia o tráfico de escravos. Essa lei foi criada sob intensa pressão do governo inglês que por um lado enfrentava uma forte pressão da opinião pública contra a escravidão e por outro, tinha o interesse de aumentar seu mercado consumidor,já que passava por um claro processo de industrialização
	A
	
	extinguir o casamento religioso.
	B
	
	implantar o divórcio em substituição ao desquite.
	C
	
	regularizar a prática do aborto.
	D
	
	extinguir o tráfico negreiro.
Questão 7 : No século XIX, a imigração européia para o Brasil foi um processo ligado
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: Como vimos,as etnias brancas foram consideradas superiores e o caminho para o Brasil alcançar o progresso. Nesse contexto,é que os governos republicanos passaram a incentivar e financiar a vinda de imigrantes europeus, o que ocasionou a exclusão dos negros do mercado de trabalho formal. Os imigrantes europeus no geral se destinaram em sua maioria às lavouras de café, áreas mais prósperas do país. Aos negros,couberam as tarefas menos qualificadas e mais penosas no qual o trabalho era informal, sem contrato firmado e sem estabilidade.
	A
	
	ao projeto de branqueamento da população brasileira. Os imigrantes europeus se tornaram trabalhadores assalariados, principalmente na fazendas de café, isso ocasionou a exclusão dos negros do mercado de trabalho formal.
	B
	
	a uma política organizada pelos abolicionistas para substituir paulatinamente a mão de obra escrava das regiões cafeeiras e evitar a escravização em novas áreas de povoamento no sul do país.
	C
	
	às políticas militares, estabelecidas desde D. João VI, para a ocupação das fronteiras do sul e para a constituição de propriedades de criação de gado destinadas à exportação de charque.
	D
	
	à política do Partido Liberal para atrair novos grupos europeus para as áreas agrícolas e implantou um meio alternativo de produção, baseado em minifúndios.
Questão 8 : Assinale a alternativa incorreta sobre a chegada dos africanos escravizados no Brasil:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: A mão de obra empregada nos cafezais foi majoritariamente assalariada e de imigrantes europeus. Os negros que aqui chegaram foram escravizados e trabalharam tanto no meio rural como no urbano.
	A
	
	Eles eram levados até a alfândega onde era feita uma listagem com os dados sobre o carregamento.
	B
	
	Os escravos trabalharam nos engenhos, minas, criação de gado, serviços domésticos e outros.
	C
	
	Ao chegar aqui, os negros escravizados eram encaminhados às fazendas cafeeiras onde trabalhavam como meeiros.
	DAlém de serem traumaticamente desenraizados de suas terras e etnias, os negros tiveram que viver sob a condição de escravos.
Questão 9 : Por que podemos afirmar que a lei Áurea libertou os escravos juridicamente, mas na prática pouca coisa mudou.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: Não houve nenhuma política de inserção da população negra à sociedade logo após a abolição da escravidão. Com isso, a população negra teve que sobreviver por conta própria, sem ter garantida a educação formal e a inclusão no mercado de trabalho.
	A
	
	Essa legislação libertou os negros juridicamente, no entanto, ela não garantiu a inserção social da população negra.
	B
	
	Pois ela além de libertar a população negra do cativeiro, criou através de decretos e políticas afirmativas, condições de inserir o negro na sociedade.
	C
	
	Além de libertar os escravos, essa lei garantiu a educação formal, através da obrigatoriedade do ensino público para a população liberta.
	D
	
	A lei Área garantiu a todos os libertos oportunidades de trabalho e estudo.
Questão 10 : Calcula-se que entre 5% e 25% dos africanos escravizados morriam durante as viagens nos navios negreiros. Por isso, esses navios eram chamados de
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Entre os séculos XVIII e XIX, as embarcações que transportavam escravos para o Brasil eram chamadas tumbeiros. Elas possuíam variados tamanhos, mas, no geral, conseguiam transportar 500 africanos por viagem.
	A
	
	embarcações da morte.
	B
	
	tumbeiros.
	C
	
	navio da morte.
	D
	
	Navieiros.

Continue navegando