Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 4 TENTATIVA


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 4ª TENTATIVA
Questão 1 : A Anti-Slavery Internacional, organização não governamental que atua no combate à escravidão no mundo contemporâneo, considerava que cerca de 25 milhões de pessoas eram vítimas do trabalho escravo em 2003. Dentre essas pessoas haveria trabalho infantil, exploração sexual e trabalhadores escravizados por dívida. Nesse mesmo ano, conforme a Comissão Pastoral da Terra (CPT), aproximadamente 25 mil pessoas estariam vivendo nessas condições no Brasil. CATELLI JUNIOR, Roberto. História – Texto e Contexto. São Paulo: Editora Scipione, 2007. p. 268. Sobre o tema escravidão, é CORRETO afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Como vimos, a escravidão era uma prática que já existia no continente africano, porém não de forma ampla e institucionalizada como ocorreu aqui no Brasil
	A
	
	a partir de 1888, com a Lei Áurea, foram criadas condições especiais para que os libertos pudessem ingressar no mercado de trabalho, especialmente no meio rural com a distribuição de terra a ex-escravos.
	B
	
	em função das políticas de inclusão adotadas no Brasil nos últimos anos, as diferenças salariais desapareceram quando comparados os salários entre brancos e negros.
	C
	
	conflitos entre as várias tribos no continente africano fizeram com que negros escravizassem outros negros, vendendo-os como mercadorias.
	D
	
	Revoltas famosas como a Balaiada, Cabanagem e Sabinada não contaram com participação da população negra, já que essa ainda se encontrava escravizada.
Questão 2 : O Bill Aberdeem, aprovado pelo Parlamento inglês em 1845, foi:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Em 1845 o governo inglês havia decretado o Bill Aberdeen, uma lei que concedia a marinha inglesa o direito de aprisionar navios negreiros, mesmo em águas brasileiras e julgar seus comandantes.
	A
	
	uma lei que abolia a escravidão nas colônias inglesas do Caribe e da África.
	B
	
	uma lei que autorizava a marinha inglesa a apresar navios negreiros em qualquer parte do oceano.
	C
	
	um tratado pelo qual o governo brasileiro privilegiava a importação de mercadorias britânicas.
	D
	
	uma imposição legal de libertação dos recém-nascidos, filhos de mãe escrava.
Questão 3 : O governo Rodrigues Alves (1902-1906) foi responsável pelos processos de modernização e urbanização da Capital Federal - Rio de Janeiro. Coube ao prefeito Pereira Passos, a urbanização da cidade e ao Dr. Oswaldo Cruz o saneamento, visando a combater principalmente a febre amarela, a peste bubônica e a varíola. Essa política de urbanização e saneamento público, apesar de necessária e modernizante, encontrou forte oposição junto à população pobre da cidade e à opinião pública porque:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Muitos higienistas passaram a diagnosticar que era exatamente no meio das habitações de gente mais humilde, nos cortiços da cidade é que surgiam e se espalhavam as epidemias. A disposição das casas e de seus moradores foi considerada uma ameaça à saúde pública.
	A
	
	mudava o perfil da cidade e acabava com os altos índices de mortalidade infantil entre a população pobre.
	B
	
	transformava o centro da cidade em área exclusivamente comercial e financeira e acabava com os infectos quiosques.
	C
	
	desabrigava milhares de famílias, em virtude da desapropriação de suas residências, e ocasionou a ida da população pobre para áreas periféricas do Rio de Janeiro.
	D
	
	provocava o surgimento de novos bairros que receberiam, desde o início, energia elétrica e saneamento básico.
Questão 4 : Na engrenagem do sistema mercantilista de colonização do Brasil, fez-se opção pela mão de obraafricana porque o tráfico negreiro
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A própria atividade do tráfico de escravos se tornou uma das mais lucrativas da colônia e representou a possibilidade de enriquecimento para tais comerciantes.
	A
	
	contribuía para o apresamento indígena como negócio interno da colônia.
	B
	
	estimulava a utilização de mão de obra de fácil acesso e baixa rentabilidade econômica.
	C
	
	atendia às pressões exercidas pelos ingleses em relação à troca da produção açucareira pelo fornecimento de negros.
	D
	
	em si, o tráfico de escravos se tornou uma das atividades econômicas mais lucrativas do Brasil colonial.
Questão 5 : A partir de 1870, a Campanha Abolicionista ganhou força nacional, mas ainda encontrava alguns obstáculos, tais como:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: A grande batalha dos latifundiários na abolição da escravidão foi pelo recebimento de indenização, já que a noção de escravo era a de mercadoria, bem.
	A
	
	a necessidade de mecanização da agricultura nordestina, principalmente a de cana-de-açúcar, base das exportações.
	B
	
	a indefinição dos programas dos partidos políticos, tanto liberais quanto conservadores.
	C
	
	a noção de escravo como um bem, que exigia a indenização para os proprietários de escravos.
	D
	
	a reação do proletariado urbano pelo temor da concorrência no mercado de trabalho.
Questão 6 : Sobre o reino do Kongo, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: O reino do Kongo localizava-se ao sul do atual Congo e norte de Angola. Em suas fronteiras,estava o rio Zaire e a vegetação predominante era a savana e a floresta tropical. O clima era intertropical, mas diverso em seus subtipos.
	A
	
	Os povos dessa região eram ágrafos, portanto,as fontes que temospara contar a história dessa região é através dos relatos portugueses ou os relatos orais transmitidos de geração em geração.
	B
	
	O chefe do Kongo era chamado de Mani Kongo.
	C
	
	Eram povos que viviam na atual região da África do Sul e professavam o islamismo.
	D
	
	O reino era dividido em cidades conhecidas como mbanzas. Em cada uma delas existia uma autoridade principal, chamada de soba.
Questão 7 : Sobre a utilização da mão de obra escrava no Brasil colonial, assinale a alternativa incorreta.
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Os escravos urbanos passavam a maior parte do tempo trabalhando longe dos olhos dos senhores e, por isso, desfrutavam de maior liberdade que seu parceiro no campo. Escravos de ganho e aluguel, que exerciam seus serviços na rua, quase sempre habitavam fora da casa do senhor em sótãos ou os subsolos dos sobrados, chamados lojas.
	A
	
	A mão de obra escrava não foi utilizada somente na agricultura e mineração, no ambiente urbano.
	B
	
	Nos centros urbanos, era proibida a circulação de escravos na rua durante a noite por receio de haver crimes e fugas. O escravo que circulasse a noite pelas ruas podia ser detido sob suspeita de fuga.
	C
	
	Os escravos que trabalhavam nos ambientes urbanos dispunham de menor liberdade e mobilidade, já que devido ao pequeno tamanho das cidades as fugas e conspirações se tornavam quase impossíveis de serem articuladas.
	D
	
	Os escravos exerceram papel fundamental também nas cidades. Havia os escravos de ganho, responsáveis pelo transporte de pessoas e mercadorias. Além disso, atividades rejeitadas pela população branca eram feitas por escravos que trabalhavam como pedreiros, pintores, ferreiros, barbeiros, parteiras, bordadeiras e outros. Na sociedade colonial, os trabalhos que exigiam força física eram considerados inferiores, por isso, ficavam a cargo dos escravos.
Questão 8 : “O processo de produção e reprodução da desigualdade racial não corresponde a um fenômeno simples, seja em termos de causalidades ou de consequências. Se suas origens remontam ao processo histórico de afirmação da supremacia racial branca durante os quase quatro séculos em que o país conviveu com a escravidão, esse processo foi reafirmado em novas bases após a abolição”. (JACCOUD, 2008, p. 135).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos acerca das teorias racialistas que nortearam oimaginário coletivo sobre o negro no Brasil, é correto afirmar:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: O que se pode notar é que a adoção dessas teorias pretendia manter as hierarquias formuladas durante a escravidão, no entanto usando agora um viés científico que as justificasse. Pensar o mundo republicano e sem escravidão não queria dizer pensar uma sociedade de oportunidades iguais; muito pelo contrário, a preocupação estava em garantir que brancos e negros continuariam sendo não só diferentes, mas desiguais.
	A
	
	A ideia de democracia racial foi um discurso usado pelos teóricos racialistas que afirmavam a inexistência de racismo no país, todavia tal perspectiva, atualmente, foi superada no imaginário da população.
	B
	
	A adoção de teorias racistas pretendia manter as hierarquias formuladas durante a escravidão, no entanto usando agora um viés científico que as justificasse.
	C
	
	As teorias racistas do final do século XIX pregavam a igualdade entre raças e etnias
	D
	
	De acordo com as teorias racistas, a etnia negra seria superior e mais apta ao progresso.
Questão 9 : "Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo"
(Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi)
O texto refere-se a
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: A canção de Jorge Bem faz referência a grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil.
	A
	
	colônias holandesas de exploração na África do século XVI ao século XVIII.
	B
	
	grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.
	C
	
	reinos africanos que se rebelaram contra a colonização portuguesa na época da independência do Brasil.
	D
	
	comunidades livres formadas por escravos fugitivos.
Questão 10 : Sobre o reino Ndongo, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O grupo linguístico predominante no reino era o Kimbundu, que reunia diversas etnias, como jagas, gangalas, ambundos e ndembos
	A
	
	O grupo linguístico predominante no reino era o Kimbundu, que reunia diversas etnias, como jagas, gangalas, ambundos e ndembos.
	B
	
	O poder político era centralizado na figura do rei, denominado Ngola.
	C
	
	Localizava-se ao sul do reino do Kongo. Ndongo significa canoa.
	D
	
	O tronco linguístico predominante nesse reino era o ioruba.

Mais conteúdos dessa disciplina