Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 6 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 6ª TENTATIVA
Questão 1 : O Darwinismo Social pode ser definido corretamente como:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O Darwinismo Social foi elaborado por intelectuais como o sociólogo Herbert Spencer. Spencer procurou adaptar as teses do naturalista inglês Charles Darwin sobre a evolução das espécies e a seleção natural (na qual, ao longo da história natural, sobrevive aquele que se adapta melhor) à estrutura da realidade social e cultural. Spencer imaginava que a civilização européia era superior as demais porque havia conseguido melhor capacidade de domínio dos recursos naturais (por meio da indústria), melhor entendimento filosófico e científico, melhor desenvolvimento artístico,etc
	A
	
	o estudo da vida biológica em sociedade, como as sociedades das abelhas, das formigas, etc.
	B
	
	a tentativa de igualar, a nível de organização social, os animais superiores, como os mamíferos, e a sociedade dos homens.
	C
	
	o período da atividade intelectual de Charles Darwin em que o naturalista inglês dedicou-se à criação da Sociologia, ao lado de nomes como August Comte.
	D
	
	a transposição da teoria da evolução das espécies e da seleção natural do terreno da ciência natural para a realidade sociocultural.
Questão 2 : “No dia seguinte Fabiano voltou à cidade, mas ao fechar o negócio notou que as operações de Sinha Vitória, como de costume, diferiam das do patrão. Reclamou e obteve a explicação habitual: a diferença era proveniente de juros. Não se conformou: devia haver engano. Ele era bruto, sim senhor, via-se perfeitamente que era bruto, mas a mulher tinha miolo. Com certeza havia um erro no papel do branco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria!”
            (Graciliano Ramos, "Vidas secas")
 
O texto menciona a "carta de alforria", que podia ser conquistada pelos próprios escravos no Brasil, quando estes
 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A alforria podia ser conseguida gratuitamente através de negociação ou mediante altos pagamentos. Ela era sempre revogável, ou seja, o proprietário que a concedeu, podia revogá-la a qualquer momento,alegando mau comportamento do escravo. Em sua maioria,as cartas de alforria eram custosas aos escravos que deviam pagar aos proprietários uma quantia monetária ou prestação de serviços.
	A
	
	abdicavam de suas práticas culturais e juravam fidelidade à Coroa e à Igreja.
	B
	
	provavam ascendência nobre ou status político em suas sociedades de origem.
	C
	
	rebelavam-se e eram classificados como insubordinados ou "forros".
	D
	
	pagavam um determinado valor equivalente a sua liberdade ou "manumissão
Questão 3 : A longa presença de povos árabes no norte da África, mesmo antes de Maomé, possibilitou uma interação cultural, um conhecimento das línguas e costumes, o que facilitou posteriormente a expansão do islamismo. Por outro lado, deve-se considerar a superioridade bélica de alguns povos africanos, como os sudaneses, que efetivaram a conversão e a conquista de vários grupos na região da Núbia, promovendo uma expansão do Islã que não se apoia na presença árabe. (Adaptado de Luiz Arnaut e Ana Mônica Lopes, História da África: uma introdução. Belo Horizonte: Crisálida, 2005, p. 29-30.) Sabemos que o reino do Mali e Songai eram reinos islamizados. Quais foram os principais difusores do islamismo nesses reinos?
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: A religião oficial do reino Mali era o islamismo. Acredita-se que o islã do Mali tenha carregado algumas características das religiões animistas do Mali antigo: os dyeli (sacerdotes) praticavam ritos com os rostos cobertos por máscaras animistas, a população comia carnes consideradas impuras pelo islão, etc. Os comerciantes foram os principais responsáveis pela divulgação do Corão no Mali. O islamismo do Mali também foi influenciado por diversas outras religiões, inclusive as pagãs.
	A
	
	Os comerciantes árabes podem ser considerados os principais responsáveis pela divulgação do islamismo nesses reinos.
	B
	
	Missionários islâmicos foram enviados a esses reinos para convertê-los ao islamismo.
	C
	
	A ida de intelectuais Songais a lugares islamizados na África fez com que, quando voltaram a sua terra natal, eles propagaram a fé islâmica.
	D
	
	A elite sacerdotal islâmica tratou de difundir essa religião entre a população.
Questão 4 : Sobre a manifestação cultural do Jongo, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O jongo é uma forma de expressão no qual seus participantes formam uma roda e cantam e dançam ao som da percussão de tambores. Ela tem sua origem entre os povos africanos de origem bantu. No Brasil, sua composição depende da região em que é praticado.
	A
	
	Tem sua origem entre os povos africanos de origem bantu.
	B
	
	No sudeste,os escravos, mesmo de fazendas diferentes, se reuniam para praticaro jongo e o faziam homenageando os costumes africanos e os anciãos das comunidades
	C
	
	Em 2007,o Jongo foi proclamado patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
	D
	
	Consiste em um jogo corporal de agilidade e uso de navalha para golpear oponentes.
Questão 5 : Na engrenagem do sistema mercantilista de colonização do Brasil, fez-se opção pela mão de obraafricana porque o tráfico negreiro
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A própria atividade do tráfico de escravos se tornou uma das mais lucrativas da colônia e representou a possibilidade de enriquecimento para tais comerciantes.
	A
	
	contribuía para o apresamento indígena como negócio interno da colônia.
	B
	
	estimulava a utilização de mão de obra de fácil acesso e baixa rentabilidade econômica.
	C
	
	atendia às pressões exercidas pelos ingleses em relação à troca da produção açucareira pelo fornecimento de negros.
	D
	
	em si, o tráfico de escravos se tornou uma das atividades econômicas mais lucrativas do Brasil colonial.
Questão 6 : Leia abaixo um trecho de uma entrevista de Abdias do Nascimento, escritor, político e militante do movimento negro: “Os cultos afro-brasileiros eram uma questão de polícia. Dava cadeia. Até hoje, nos museus da polícia do Rio de Janeiro ou da Bahia, podemos encontrar artefatos cultuais retidos. São peças que provavam a suposta delinquência ou anormalidade mental da comunidade negra. Na Bahia, o Instituto Nina Rodrigues mostra exatamente isso: que o negro era um camarada doente da cabeça por ter sua própria crença, seus próprios valores, sua liturgia e seu culto. Eles não podiam aceitar isso.” Retirado do Portal Afro: acessado em 25/09/2013. A partir do trecho acima citado, é possível afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: A resistência cultural africana se manteve durante todo o período da escravidão e também depois, sendo possível ainda hoje haver espaços criados pelos afro-brasileiros para se expressarem culturalmente
	A
	
	apesar da escravidão a que estavam sujeitos, os africanos sempre tiveram autonomia para praticar seus cultos religiosos.
	B
	
	ao chegarem ao Brasil e passarem a conviver com os europeus, os africanos b) escravizados foram paulatinamente perdendo seus traços culturais originais, adotando ao final integralmente a cultura européia.
	C
	
	mesmo com todo o tipo de repressão a que estavam sujeitos, os africanos escravizados ainda buscaram manter vivas suas tradições culturais religiosas.
	D
	
	Nina Rodrigues e seus seguidores estavam certos ao afirmarem que os africanos eram degenerados por não aceitarem a cultura européia como superior às suas.
Questão 7 : "Os bens dos vassalos deste Estado são engenhos, canaviais, roças ou sementeiras, gados, lenhas, escravos, quesão o fundamento em que se estriba essa potência [...] porém a [posse] dos escravos é a mais considerável,porque dela depende o remédio de todos os outros. Estes escravos hão de ser de Guiné, vindos das conquistas ou comércios de Etiópia, ou hão de ser da própria terra, ou de uns e de outros. (MORENO, Diogo de. Livro que dá razão do Estado do Brasil. Apud INÁCIO, Inês da C. e LUCA, Tania R. de. DOCUMENTOS DO BRASIL COLONIAL. São Paulo. Ática, 1993, p. 62-63)
Assinale a alternativa incorreta com relação ao texto e à escravidão no Brasil:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A primeira constituição brasileira de 1824, considerada em muitos aspectos,uma das mais modernas das Américas, manteve intacto o direito àpropriedade de escravos.
	A
	
	A mão de obra escrava foi indispensável para a produção de riquezas coloniais.
	B
	
	O tráfico negreiro foi responsável, em grande parte, pelo abastecimento de escravos na Colônia.
	C
	
	A escravidão foi mais que um sistema econômico, ela moldou as relações sociais e o pensamento da época que reverbera até os dias atuais.
	D
	
	Apesar de muito praticada, a prática de escravizar pessoas era condenada e considerada crime pela constituição de 1824.
Questão 8 : Leia as notícias abaixo de marque a alternativa correta:
Fragmento I
“Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife.
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/07/18/evangelicostentam-invadir-terreiro-em-olinda-49482.php. Acessoem 19 de setembro de 2012.
 
Fragmento II
“As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. ‘Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador’, relembrou.”
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/07/18/evangelicostentam-invadir-terreiro-em-olinda-49482.php. Acesso em 19 de setembro de 2012.
 
Acerca do conteúdo veiculado pelas notícias acima, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Inúmeras são as notícias que nos mostram a intolerância com as religiões de matriz africana e outras diversas manifestações culturais negras.
	A
	
	o reconhecimento e o respeito à diversidade religiosa foram totalmente assimilados pelos diversos grupos religiosos presentes no Brasil.
	B
	
	a formação multicultural da vida religiosa no Brasil não pode mais ser vista como elemento motor de conflitos de natureza religiosa.
	C
	
	a marginalização de determinados grupos religiosos deixou de existir com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
	D
	
	no Brasil, apesar das garantias legais da liberdade de crença e cultos religiosos, ainda resistem formas específicas de intolerância religiosa.
Questão 9 : Dentre as alternativas a seguir, marque aquela que não se trata de uma das consequências do escravismo nos dias atuais:
Resposta Errada! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: Por não haver política de inserção da população negra à sociedade logo após a abolição da escravidão, o imaginário preconceituoso e a desigualdade de oportunidades continuou existindo até a atualidade.
	A
	
	Banalização da violência contra a população negra, já que as práticas de punição eram legais e usuais contra os escravos.
	B
	
	Perpetuação da subalternização negra através do preconceito étnico-racial que continuou vigente no imaginário da sociedade,após o fim legal da escravidão.
	C
	
	Valorização da cultura negra e reconhecimento de uma dívida histórica com essa parcela da população.
	D
	
	Justificação do preconceito através da criação de teorias racistas que se utilizavam do conceito de raça para hierarquizar grupos da sociedade e inferiorizar os negros.
Questão 10 : Associe corretamente as leis àquilo que elasdeterminavam.
( 1 ) Lei Eusébio de Queirós (1850)
( 2 ) Lei Rio Branco (1871)
( 3 ) Lei Saraiva-Cotegipe (1885)
( 4 ) Lei Áurea (1888)
 
( ) Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante.
( ) Declarava livres todos os escravos ainda existentes no País.
( ) Declarava livres escravos com mais de 60 anos.
( ) Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil.
( ) Favorecia mais os proprietários, porque não precisavam alimentar escravos velhos.
( ) O proprietário ainda podia usar o trabalho do filho da escrava até este chegar aos 21 anos.
( ) Apesar de extinguir totalmente a escravidão, não criou medidas para integrar os ex-escravos ao mercado de trabalho.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: Eusébio de Queirós: Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil. Rio Branco ou lei do ventre livre: Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante Saraiva-Cotegipe ou lei do sexagenário: Declarava livres escravos com mais de 60 anos Áurea:Declaravalivres todos os escravos ainda existentes no País.
	A
	
	2 - 4 - 3 - 1 - 3 - 2 - 1.
	B
	
	2 - 4 - 3 - 1 - 3 - 2 - 4.
	C
	
	4 - 2 - 3 - 1 - 3 - 4 - 2.
	D
	
	1 - 4 - 3 - 2 - 3 - 1 - 4.

Continue navegando

Outros materiais