Buscar

RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS
Além dos conteúdos estruturantes apresentados nos documentos oficiais do país existe também os temas contemporâneos transversais, qual tem como objetivo buscar uma contextualização do que é ensinado e assim trazer temas que sejam de relevância e importância pros alunos de forma que ajude no seu desenvolvimento como cidadão.
O maior objetivo é que o aluno aprenda e conheça sobre temas que são de grande importância para sua atuação como cidadão e não apenas aprenda conteúdos morais e descontextualizados. Deste modo acabam fazendo parte das disciplinas mesmo que indiretamente, e são importantes para o pleno exercício da cidadania. 
Segundo a base nacional comum curricular (BNCC) apresenta seis temas para parâmetros curriculares nacionais abordarem no dia a dia escolar qual afetam a vida humana de forma local, regional e global, são eles os temas cidadania e civismo, ciência e tecnologia, economia, meio ambiente, multiculturalismo e saúde. Porém observei ao longo do estagio junto com a direção da escola Rodolfo Fabrico que nem todos os temas são trabalhados no dia a dia, o único meterial que auxilia na aplicação dos parâmetros curriculares nacionais é projeto: Em cada canto, um canto. O projeto desenvolvido pela própria escola e equipe pedagoga com intuito de despertar a curiosidade e desenvolver a autonomia e o pensamento pelo assunto e assim resolver seus conflitos emocionais próprios, o projeto busca apresentar os temas através de livros infantis e contações de historia. 
A contação de historia infantil influencia na formação das pessoas e ajuda na compreensão dos valores e crenças sociais em que vivemos, deste modo a professora deverá preferenciar narrativas que tratam sobre assuntos relevantes na sociedade como historia de povos indiginas, negros, imigrantes, ou seja multiculturalismo, meio ambiente, saúde e cidadania, sempre através de livros sugeridos pela própria escola ou uma busca didática com o tema. 
Mas observei que nem todos os temas são trabalhados com as crianças como tema economia e ciência e tecnologia, são dois temas que não são aplicados no dia a dia. Mesmo com o projeto observei que os demais temas não são trabalhados todos os dias da semana, pois as pedagogas tem que aplicar o livro didático disponibilizado pela secretaria da educação do município, então acaba que os temas são aplicados de acordo que estão no livro, deste modo acaba que os temas contemporâneos transversais da BNCC nem sempre são trabalhados, mas as pedagogas tentam trabalhar sempre que possível. 
	A escola não tem uma equipe multidisciplinar na escola por ser educação infantil (creche) a secretaria de educação só disponibiliza no ensino fundamental, mas quando a necessidade para alguma criança com laudo de necessidades especiais a escola recorre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE ou solicita devido ao grau de urgência e atenção a própria secretaria de educação do município para que a criança seja atendida no Atendimento Educacional Especializado - AEE.
 
No decorrer dos dias de observação pude verificar junta a coordenação que o colégio Muller ainda conta com pouca preparação para interpelação de material de apoio para trabalhar com os temas transversais e também não possui uma equipe multidisciplinar, mas estes temas são abordados de acordo com jogos, brincadeiras, projetos, planejamentos de sala,teatros,de forma que os alunos entendam que eles precisam se tornar sujeitos ativos e reflexivos de acordo com cada faixa etária.
Então quanto mais cedo começarmos a trabalhar os temas transversais com as crianças as áreas conhecimento se tornaram mais dinâmicas,inovadoras,e com significados.
No colégio Muller quando a professora regente Simone precisa de qualquer material que não tenha em sala a mesma solicita para a secretaria que irá providenciar o mesmo, mas esses materiais precisam estar de acordo com o planejamento de sala que foi aprovado pela coordenação.

Continue navegando