Buscar

Estágio Curricular Supervisionado em Org Gov, ONGs, C Cult e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
	Universidade Santa Cecília - Educação a Distância
MODELO DE PROJETO:
	Aluno: Betânia Gomes De Souza 
	RA: 202303
	Curso: Bibliotecnomia
	Semestre: 6
	Nome do projeto: "Promoção da Leitura: Estratégias e Atividades para Estimular o Interesse pela Leitura em uma Biblioteca Escolar"
	Objetivo do projeto:
· Promoção da Leitura oferecendo programas de leitura guiada, como clubes do livro, grupos de discussão e contação de histórias.
	Metodologia do projeto:
· Realizar uma avaliação inicial do estado atual para entender o estado atual da biblioteca em promoção da leitura, identificando pontos fortes e áreas para realizar sua melhoria.
· Desenvolver um plano de ação detalhado, definindo objetivos específicos, estratégias e atividades a serem implementados
· Colocar em prática as estratégias e atividades planejadas, como clubes do livro, grupos de discussão e contação de histórias. Garantir que as atividades sejam variadas e abrangentes, atendendo aos diferentes interesses e necessidades dos alunos.
· Monitorar e avaliar regularmente o progresso do projeto. Coletar feedback dos alunos, professores e comunidade escolar para medir o impacto das estratégias e atividades implantadas. Realizar ajustes conforme necessário. 
· Melhoria contínua: Com base nas avaliações e feedback recebidos, fazer ajustes e melhorias constantes no projeto. Identificar as melhores práticas e compartilhá-las com a equipe da biblioteca e com outras escolas interessadas em promover a leitura.
· É importante lembrar que a metodologia pode variar de acordo com as necessidades e recursos disponíveis em cada escola. O mais importante é ter um planejamento sólido, alinhado ao objetivo do projeto, e buscar constantemente o engajamento dos alunos na leitura.,
	Benefícios do projeto:
· O projeto visa incentivar e estimular o hábito da leitura entre os alunos, promovendo a importância da leitura como forma de aprendizado, desenvolvimento pessoal e entretenimento.
· Melhoria das habilidades de leitura e escrita: Ao participar de atividades de leitura guiada, os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de leitura e escrita. O contato com diferentes tipos de texto
· Ampliação do repertório literário: Através das atividades propostas no projeto, os alunos têm acesso a uma variedade de livros e gêneros literários. Isso permite que eles ampliem seu repertório literário, conhecendo diferentes autores, estilos e temas.
· Desenvolvimento do pensamento crítico: As atividades de leitura guiada envolvem discutir
· Fomento da imaginação e criatividade: A leitura é uma fonte inesgotável de estímulos para a imaginação e a criatividade. Ao ler histórias, os alunos são levados a imaginar cenários, personagens e situações, desenvolvendo sua habilidade de criar e inventar.
· Integração entre alunos e comunidade escolar: As atividades de leitura guiada promovem a integração entre os alunos, professores, bibliotecários e outros membros da comunidade escolar. Essa interação contribui para a criação de um ambiente colaborativo e enriquecedor no contexto escolar.
	Recursos necessários:
· Livros e materiais de leitura: Você precisará de uma variedade de livros adequados para o público-alvo do projeto. Certifique-se de ter livros que abrangem diferentes gêneros literários e níveis de leitura, de forma a atender os interesses e habilidades dos alunos. 
· Espaço físico adequado: Para realizar atividades de leitura, é importante ter um espaço adequado e confortável. Pode ser uma sala de aula, uma biblioteca escolar ou qualquer ambiente que proporcione um ambiente acolhedor para a leitura.
· Bibliotecário ou mediador de leitura: É importante contar com um profissional especializado em biblioteconomia ou mediação de leitura. Eles podem ajudar na seleção dos livros, orientar as atividades de leitura e promover a interação dos alunos com a biblioteca.
· Material de apoio: Além dos livros, você pode precisar de material de apoio, como fichas de leitura, roteiros de atividades, jogos educativos relacionados à leitura, entre outros recursos que auxiliem no desenvolvimento das atividades propostas.
· Parcerias com autores e editoras: Busque estabelecer parcerias com autores locais e editoras para enriquecer o projeto. Eles podem participar de atividades, como palestras, oficinas de escrita e sessões de autógrafos, proporcionando uma experiência mais enriquecedora para os alunos.
· Recursos tecnológicos: Considere a utilização de recursos tecnológicos para complementar o projeto, como tablets, computadores com acesso à internet, e-books, vídeos educativos relacionados à leitura, entre outros.
· Apoio da comunidade escolar: É importante contar com o apoio e engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo diretores, professores, familiares e outros funcionários. Eles podem auxiliar na divulgação
	Equipe envolvida:
· Coordenador do Projeto: É importante ter alguém responsável por coordenar e gerenciar as atividades do projeto. Esse profissional deve ser capaz de definir as metas e objetivos, estabelecer as estratégias de implementação, monitorar o andamento do projeto e avaliar os resultados.
· Bibliotecário: Um bibliotecário especializado pode ajudar a selecionar os livros adequados para o projeto, orientar as atividades de leitura e promover o uso da biblioteca escolar.
· Professores: Professores de diferentes disciplinas podem se envolver no projeto, promovendo atividades de leitura em sala de aula
· Pais e familiares dos alunos: O envolvimento dos pais e familiares dos alunos é muito importante para o sucesso do projeto. Eles podem ser convidados a participar de atividades, como contação de histórias, doações de livros, ou serem incentivados a ler com seus filhos em casa.
· Alunos: Os alunos são o público-alvo do projeto, e sua participação é fundamental para o sucesso das atividades.
· Autores e editores: Parcerias com autores e editoras podem enriquecer as atividades do projeto, proporcionando novas experiências aos alunos e um contato mais especializado com a literatura.
	Problemas que podem ser enfrentados:
· Falta de interesse dos alunos: Alguns alunos podem não demonstrar interesse pela leitura ou preferir outras atividades. Isso pode dificultar a participação ativa e a adesão ao projeto.
· Falta de recursos financeiros: A obtenção de recursos financeiros para adquirir livros, materiais de apoio e tecnologia pode ser um desafio. 
· Pouco tempo disponível: A falta de tempo no cronograma escolar pode ser um problema ao tentar encontrar tempo para o projeto. Outras atividades curriculares e compromissos podem limitar a quantidade de tempo dedicado à promoção da leitura.
· Dificuldade em encontrar materiais adequados: A seleção de livros e materiais de leitura adequados ao público-alvo pode ser desafiadora. É importante encontrar matéria.
· Falta de envolvimento da comunidade escolar: O envolvimento e o apoio da comunidade escolar são fundamentais para o sucesso do projeto. Se a comunidade não estiver envolvida ou não apoiar o projeto, isso pode dificultar sua implementação
· Barreiras linguísticas ou culturais: Se houver alunos com diferentes línguas maternas ou origens culturais, pode ser desafiador encontrar materiais adequados e criar atividades inclusivas que atendam a diversidade cultural e linguística dos alunos.
	Comentários do profissional da área sobre o projeto:
__________________________________________
Assinatura e carimbo de quem avaliou o projeto

Continue navegando