Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II MISSIOLOGIA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Igreja Cristã é uma instituição que tem quase dois mil anos de história. No decorrer deste tempo, sua expansão tanto em número de fiéis, quanto sua influência política, cultural e econômica é inegável. Esteve presente nas mudanças que ocorreram na humanidade, nas guerras, queda de impérios e potências mundiais.
Sobre este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A Igreja é a única instituição que sobrevive desde o Império Romano, passando por todos os percalços do fim da Antiguidade e início da Idade Média. PORQUE II- Além de sua constituição espiritual, a igreja é também uma constituição político-cultural que se fortalece na própria relação com as comunidades, com os indivíduos, bem como na relação com os governos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda é uma negação da primeira.
B) A primeira asserção é verdadeira, enquanto a segunda é falsa.
C) As duas asserções são verdadeiras, sendo que a segunda reafirma a primeira.
D) A primeira asserção é falsa, enquanto a segunda é verdadeira.

Santo Agostinho foi um dos maiores expoentes da filosofia Patrística, sendo um autor estudado tanto na área da teologia, quanto na área da filosofia. Sua obra mais conhecida, também tida como a mais profunda e ampla, é a Cidade de Deus. Esta obra trata de assuntos que vão desde a teologia, passando pela História e a Filosofia, cuja abrangência é reflexo dos acontecimentos que levaram Agostinho a escrevê-la.
Sobre esta obra agostiniana e o contexto no qual ela surge, assinale a alternativa CORRETA:
A) A Cidade de Deus foi escrita após o Grande Cisma, no qual a Igreja Cristã ficou dividida entre ocidente e oriente. Agostinho queria provar que o “povo de Deus” forma um único reino.
B) Agostinho escreve A Cidade de Deus após o saque de Roma pelos “bárbaros”, o qual fez surgir várias blasfêmias e acusações contra os cristãos romanos e contra a própria Igreja de Cristo.
C) Agostinho escreveu A Cidade de Deus motivado pela grande influência que o maniqueísmo estava conquistando entre os cristãos. Assim, ela servia para fortalecer a fé e demonstrar que a Igreja é representante do reino de Deus na terra.
D) Quando Agostinho escreve A Cidade de Deus, a Cristandade estava sendo atacada pelas nações islâmicas, criando, assim, um fervor na defesa da fé e na indicação da existência de um reino de Deus.

Os Pais da Igreja enfrentaram o grande desafio de sedimentar muitas das mais importantes doutrinas do Cristianismo, as quais permanecem até hoje a influenciar a teologia cristã. Dentre estas doutrinas, podemos citar a questão da definição de uma eclesiologia clara a partir da noção de “igreja”.
Tendo em mente esta temática da noção de igreja, analise as sentenças a seguir: I- O termo igreja vem de ekklesia, termo grego, que significa ajuntamento, assembleia de pessoas convocadas e unidas em um propósito. II- A noção de “igreja” constituída pelo Cristianismo é herdada da visão grega eklesia, a qual era utilizada na reunião de discussão do povo dentro da democracia. III- O termo “igreja” é, teologicamente, oriundo da visão de unidade surgido entre os Pais da Igreja após o Grande Cisma, reafirmando a ekklesia, a reunião do povo de Deus no Ocidente. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.

A Escolástica contribuiu para a construção de um sólido edifício teológico na Idade Média, tendo figuras expressivas como Tomás de Aquino. Este teólogo foi responsável pela defesa da fé contra várias heresias de sua época, valendo-se dos instrumentais racionais fornecidos pela Filosofia, mas sempre tendo a revelação de Deus como objeto de estudo. Ele promulgou as cinco vias para se provar a existência de Deus.
Tendo em conta esta questão proposta por Tomás de Aquino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tomás de Aquino assumiu totalmente a teoria aristotélica de explicação do mundo, apenas colocando Deus como centro. ( ) As cinco vias para provar a existência de Deus partem do pressuposto de que ele se revela através de sua criação. ( ) Tomás de Aquino traduziu as obras de Avicena, podendo assim estabelecer sua própria compreensão da relação entre a natureza e Deus. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) V - F - F.

A Idade Média ficou marcada pela intensa produção teológica, pois foi neste período que uma quantidade enorme de obras foi escrita, e não apenas isso, mas o conteúdo dessas obras se tornou referência para a teologia cristã até os dias de hoje.
Sobre a importância da produção teológica na Idade Média, analise as sentenças a seguir: I- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pela condição de hegemonia que a fé cristã tinha alcançado na Europa. II- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pelo fato de não haver nenhum outro tipo de produção literária, mas apenas teológica. III- A produção teológica da Idade Média ganhou importância diante da necessidade de fundamentação racional da fé. IV- A produção teológica da Idade Média deve sua importância ao movimento iluminista, que foi o responsável pela formação de grandes teólogos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

Na Idade Média, São Tomás de Aquino se volta para a inteligência da fé como uma maneira de assimilar a forma de sistematização do pensamento, existente na filosofia, com a verdade da palavra de Deus.
Sobre isso, ele afirma o seguinte: “Confiando na piedade divina para prosseguir neste ofício de sábio, embora isto exceda nossas forças, temos por firme propósito manifestar, na medida do possível, a verdade que a fé católica professa, eliminando os erros contrários a ela. Por isso, sirvo-me aqui das palavras de Hilário: Estou consciente de que o principal ofício da minha vida é referente a Deus, de modo que toda palavra minha e todos os meus sentidos dele falem (I Sobre a Trindade 37; PL 10, 48D) (AQUINO, 1990, 1, II, 2.)”. Partindo do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Aquino considerava a fé como elemento central em sua busca pela verdade. ( ) Tomás de Aquino estava disposto a combater as heresias valendo-se do instrumental racional. ( ) Tomás de Aquino se entrega completamente na busca pelo conhecimento de Deus, colocando-O como centro da sua vida. ( ) Para Aquino, a fé tinha uma função periférica em sua busca pela verdade, pois ele deveria confiar apenas nos sentidos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) V - F - F - V.
C) F - V - F - F.
D) F - V - V - F.

A história da Igreja Cristã é marcada por discussões de cunho doutrinário e eclesiológico, tendo grande importância para se estabelecer um consenso e norteador para a prática da fé e da pregação do Evangelho. Os mais importantes momentos destas discussões são os chamados Concílios, os quais ocorrem em períodos muito especiais.
A partir desta temática dos Concílios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nos Concílios esperava-se que os teólogos mais esclarecidos pudessem, através da lógica, dirimir as questões. ( ) A partir dos Concílios, entende-se que a palavra revelada é atualizada, remodelando os pontos que sustentam o Evangelho. ( ) Durante os Concílios, espera-se que o Espírito Santo ilumine e guie as discussões a fim de se chegar a uma verdade iluminada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - F - F.
C) V - V - F.
D) F - F - V.

A teologia fala de Deus, mas sua reflexão se apoia no que Deus disse de si mesmo. Esforça-se ela por compreender melhor a Deus, a partir do testemunho do próprio Deus, porém. Segue-se que a teologia não pode jamais tornar-se uma ciência autônoma. Como a Igreja, da qual é uma função, ela está “a serviço da palavra de Deus”. A teologia é e deve permanecer a humilde servidora da palavra de Deus.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A teologia deve uma construção teórica que se paute em princípios lógicos, sem levar em conta a fé ou as crenças na palavra de Deus. ( ) A teologia deve representar a simplicidade e profundidade da mensagem do Evangelho. ( ) A teologia deve apresentar a verdade do Evangelho em fórmulas teóricas que não são acessíveis aos indivíduos. ( ) A teologia deve ser serva da palavra de Deus e jamais ser uma ciência autônoma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V.
B) F - F - F - V.
C) V - V - F - F.
D) V - V - V - V.

Durante o século XIII, várias doutrinas consideradas heréticas surgiram e ganharam espaço em pouco tempo em comunidades cristãs. Diante disso, foi preciso um Concílio para dirimir as questões e estabelecer o fim destas doutrinas heréticas. Este Concílio ocorreu em Latrão em 1215.
De acordo com as questões tratadas no Concílio de Latrão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Neste concílio foram definidos o Credo da Igreja Católica e a infalibilidade do papa. ( ) Neste concílio foram estabelecidas a doutrina da Transubstanciação da Eucaristia e o sacramento da confissão. ( ) Neste Concílio foram estabelecidos a doutrina da Trindade e o chamamento para a primeira Cruzada à Terra Santa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V.
B) F - V - V.
C) F - V - F.
D) V - F - F.

Os primeiros séculos da Igreja Cristã foram marcados por uma premente necessidade de se estabelecer as doutrinas que deveriam tornar mais compreensível a mensagem do Evangelho e combater os ataques pagãos. Neste cenário, os primeiros Pais da Igreja desempenharam um importante papel.
Tendo em vista este tema dos Pais da Igreja, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Clemente Romano. II- Inácio de Antioquia. III- Policarpo de Esmirna. ( ) Foi o primeiro a usar o termo Igreja Católica para se referir à Igreja em Roma. ( ) Escreveu uma Carta ao Filipenses, afirmando a natureza carnal de Cristo e seu sacrifício na cruz. ( ) É autor do documento cristão mais antigo, fora do Novo Testamento, uma Carta aos Coríntios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) II - III - I.
C) II - I - III.
D) III - II - I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

A Igreja Cristã é uma instituição que tem quase dois mil anos de história. No decorrer deste tempo, sua expansão tanto em número de fiéis, quanto sua influência política, cultural e econômica é inegável. Esteve presente nas mudanças que ocorreram na humanidade, nas guerras, queda de impérios e potências mundiais.
Sobre este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A Igreja é a única instituição que sobrevive desde o Império Romano, passando por todos os percalços do fim da Antiguidade e início da Idade Média. PORQUE II- Além de sua constituição espiritual, a igreja é também uma constituição político-cultural que se fortalece na própria relação com as comunidades, com os indivíduos, bem como na relação com os governos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda é uma negação da primeira.
B) A primeira asserção é verdadeira, enquanto a segunda é falsa.
C) As duas asserções são verdadeiras, sendo que a segunda reafirma a primeira.
D) A primeira asserção é falsa, enquanto a segunda é verdadeira.

Santo Agostinho foi um dos maiores expoentes da filosofia Patrística, sendo um autor estudado tanto na área da teologia, quanto na área da filosofia. Sua obra mais conhecida, também tida como a mais profunda e ampla, é a Cidade de Deus. Esta obra trata de assuntos que vão desde a teologia, passando pela História e a Filosofia, cuja abrangência é reflexo dos acontecimentos que levaram Agostinho a escrevê-la.
Sobre esta obra agostiniana e o contexto no qual ela surge, assinale a alternativa CORRETA:
A) A Cidade de Deus foi escrita após o Grande Cisma, no qual a Igreja Cristã ficou dividida entre ocidente e oriente. Agostinho queria provar que o “povo de Deus” forma um único reino.
B) Agostinho escreve A Cidade de Deus após o saque de Roma pelos “bárbaros”, o qual fez surgir várias blasfêmias e acusações contra os cristãos romanos e contra a própria Igreja de Cristo.
C) Agostinho escreveu A Cidade de Deus motivado pela grande influência que o maniqueísmo estava conquistando entre os cristãos. Assim, ela servia para fortalecer a fé e demonstrar que a Igreja é representante do reino de Deus na terra.
D) Quando Agostinho escreve A Cidade de Deus, a Cristandade estava sendo atacada pelas nações islâmicas, criando, assim, um fervor na defesa da fé e na indicação da existência de um reino de Deus.

Os Pais da Igreja enfrentaram o grande desafio de sedimentar muitas das mais importantes doutrinas do Cristianismo, as quais permanecem até hoje a influenciar a teologia cristã. Dentre estas doutrinas, podemos citar a questão da definição de uma eclesiologia clara a partir da noção de “igreja”.
Tendo em mente esta temática da noção de igreja, analise as sentenças a seguir: I- O termo igreja vem de ekklesia, termo grego, que significa ajuntamento, assembleia de pessoas convocadas e unidas em um propósito. II- A noção de “igreja” constituída pelo Cristianismo é herdada da visão grega eklesia, a qual era utilizada na reunião de discussão do povo dentro da democracia. III- O termo “igreja” é, teologicamente, oriundo da visão de unidade surgido entre os Pais da Igreja após o Grande Cisma, reafirmando a ekklesia, a reunião do povo de Deus no Ocidente. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas.
B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I e II estão corretas.

A Escolástica contribuiu para a construção de um sólido edifício teológico na Idade Média, tendo figuras expressivas como Tomás de Aquino. Este teólogo foi responsável pela defesa da fé contra várias heresias de sua época, valendo-se dos instrumentais racionais fornecidos pela Filosofia, mas sempre tendo a revelação de Deus como objeto de estudo. Ele promulgou as cinco vias para se provar a existência de Deus.
Tendo em conta esta questão proposta por Tomás de Aquino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Tomás de Aquino assumiu totalmente a teoria aristotélica de explicação do mundo, apenas colocando Deus como centro. ( ) As cinco vias para provar a existência de Deus partem do pressuposto de que ele se revela através de sua criação. ( ) Tomás de Aquino traduziu as obras de Avicena, podendo assim estabelecer sua própria compreensão da relação entre a natureza e Deus. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F.
B) V - F - V.
C) F - V - F.
D) V - F - F.

A Idade Média ficou marcada pela intensa produção teológica, pois foi neste período que uma quantidade enorme de obras foi escrita, e não apenas isso, mas o conteúdo dessas obras se tornou referência para a teologia cristã até os dias de hoje.
Sobre a importância da produção teológica na Idade Média, analise as sentenças a seguir: I- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pela condição de hegemonia que a fé cristã tinha alcançado na Europa. II- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pelo fato de não haver nenhum outro tipo de produção literária, mas apenas teológica. III- A produção teológica da Idade Média ganhou importância diante da necessidade de fundamentação racional da fé. IV- A produção teológica da Idade Média deve sua importância ao movimento iluminista, que foi o responsável pela formação de grandes teólogos. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas.
D) As sentenças I e IV estão corretas.

Na Idade Média, São Tomás de Aquino se volta para a inteligência da fé como uma maneira de assimilar a forma de sistematização do pensamento, existente na filosofia, com a verdade da palavra de Deus.
Sobre isso, ele afirma o seguinte: “Confiando na piedade divina para prosseguir neste ofício de sábio, embora isto exceda nossas forças, temos por firme propósito manifestar, na medida do possível, a verdade que a fé católica professa, eliminando os erros contrários a ela. Por isso, sirvo-me aqui das palavras de Hilário: Estou consciente de que o principal ofício da minha vida é referente a Deus, de modo que toda palavra minha e todos os meus sentidos dele falem (I Sobre a Trindade 37; PL 10, 48D) (AQUINO, 1990, 1, II, 2.)”. Partindo do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Aquino considerava a fé como elemento central em sua busca pela verdade. ( ) Tomás de Aquino estava disposto a combater as heresias valendo-se do instrumental racional. ( ) Tomás de Aquino se entrega completamente na busca pelo conhecimento de Deus, colocando-O como centro da sua vida. ( ) Para Aquino, a fé tinha uma função periférica em sua busca pela verdade, pois ele deveria confiar apenas nos sentidos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - V - F.
B) V - F - F - V.
C) F - V - F - F.
D) F - V - V - F.

A história da Igreja Cristã é marcada por discussões de cunho doutrinário e eclesiológico, tendo grande importância para se estabelecer um consenso e norteador para a prática da fé e da pregação do Evangelho. Os mais importantes momentos destas discussões são os chamados Concílios, os quais ocorrem em períodos muito especiais.
A partir desta temática dos Concílios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Nos Concílios esperava-se que os teólogos mais esclarecidos pudessem, através da lógica, dirimir as questões. ( ) A partir dos Concílios, entende-se que a palavra revelada é atualizada, remodelando os pontos que sustentam o Evangelho. ( ) Durante os Concílios, espera-se que o Espírito Santo ilumine e guie as discussões a fim de se chegar a uma verdade iluminada. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F.
B) V - F - F.
C) V - V - F.
D) F - F - V.

A teologia fala de Deus, mas sua reflexão se apoia no que Deus disse de si mesmo. Esforça-se ela por compreender melhor a Deus, a partir do testemunho do próprio Deus, porém. Segue-se que a teologia não pode jamais tornar-se uma ciência autônoma. Como a Igreja, da qual é uma função, ela está “a serviço da palavra de Deus”. A teologia é e deve permanecer a humilde servidora da palavra de Deus.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A teologia deve uma construção teórica que se paute em princípios lógicos, sem levar em conta a fé ou as crenças na palavra de Deus. ( ) A teologia deve representar a simplicidade e profundidade da mensagem do Evangelho. ( ) A teologia deve apresentar a verdade do Evangelho em fórmulas teóricas que não são acessíveis aos indivíduos. ( ) A teologia deve ser serva da palavra de Deus e jamais ser uma ciência autônoma. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V.
B) F - F - F - V.
C) V - V - F - F.
D) V - V - V - V.

Durante o século XIII, várias doutrinas consideradas heréticas surgiram e ganharam espaço em pouco tempo em comunidades cristãs. Diante disso, foi preciso um Concílio para dirimir as questões e estabelecer o fim destas doutrinas heréticas. Este Concílio ocorreu em Latrão em 1215.
De acordo com as questões tratadas no Concílio de Latrão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Neste concílio foram definidos o Credo da Igreja Católica e a infalibilidade do papa. ( ) Neste concílio foram estabelecidas a doutrina da Transubstanciação da Eucaristia e o sacramento da confissão. ( ) Neste Concílio foram estabelecidos a doutrina da Trindade e o chamamento para a primeira Cruzada à Terra Santa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - F - V.
B) F - V - V.
C) F - V - F.
D) V - F - F.

Os primeiros séculos da Igreja Cristã foram marcados por uma premente necessidade de se estabelecer as doutrinas que deveriam tornar mais compreensível a mensagem do Evangelho e combater os ataques pagãos. Neste cenário, os primeiros Pais da Igreja desempenharam um importante papel.
Tendo em vista este tema dos Pais da Igreja, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Clemente Romano. II- Inácio de Antioquia. III- Policarpo de Esmirna. ( ) Foi o primeiro a usar o termo Igreja Católica para se referir à Igreja em Roma. ( ) Escreveu uma Carta ao Filipenses, afirmando a natureza carnal de Cristo e seu sacrifício na cruz. ( ) É autor do documento cristão mais antigo, fora do Novo Testamento, uma Carta aos Coríntios. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III.
B) II - III - I.
C) II - I - III.
D) III - II - I.

Prévia do material em texto

Avaliação II - Individual - Missiologia (TEO10) NOTA= 10,00
1-A Igreja Cristã é uma instituição que tem quase dois mil anos de história. No decorrer deste tempo, sua expansão tanto em número de fiéis, quanto sua influência política, cultural e econômica é inegável. Esteve presente nas mudanças que ocorreram na humanidade, nas guerras, queda de impérios e potências mundiais. Sobre este contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A Igreja é a única instituição que sobrevive desde o Império Romano, passando por todos os percalços do fim da Antiguidade e início da Idade Média.
PORQUE
II- Além de sua constituição espiritual, a igreja é também uma constituição político-cultural que se fortalece na própria relação com as comunidades, com os indivíduos, bem como na relação com os governos.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda é uma negação da primeira.
B) A primeira asserção é verdadeira, enquanto a segunda é falsa.
C) As duas asserções são verdadeiras, sendo que a segunda reafirma a primeira.
D) A primeira asserção é falsa, enquanto a segunda é verdadeira.
2-Santo Agostinho foi um dos maiores expoentes da filosofia Patrística, sendo um autor estudado tanto na área da teologia, quanto na área da filosofia. Sua obra mais conhecida, também tida como a mais profunda e ampla, é a Cidade de Deus. Esta obra trata de assuntos que vão desde a teologia, passando pela História e a Filosofia, cuja abrangência é reflexo dos acontecimentos que levaram Agostinho a escrevê-la. Sobre esta obra agostiniana e o contexto no qual ela surge, assinale a alternativa CORRETA:
A) A Cidade de Deus foi escrita após o Grande Cisma, no qual a Igreja Cristã ficou dividida entre ocidente e oriente. Agostinho queria provar que o “povo de Deus” forma um único reino.
B) Agostinho escreve A Cidade de Deus após o saque de Roma pelos “bárbaros”, o qual fez surgir várias blasfêmias e acusações contra os cristãos romanos e contra a própria Igreja de Cristo.
C) Agostinho escreveu A Cidade de Deus motivado pela grande influência que o maniqueísmo estava conquistando entre os cristãos. Assim, ela servia para fortalecer a fé e demonstrar que a Igreja é representante do reino de Deus na terra.
D) Quando Agostinho escreve A Cidade de Deus, a Cristandade estava sendo atacada pelas nações islâmicas, criando, assim, um fervor na defesa da fé e na indicação da existência de um reino de Deus.
3Os Pais da Igreja enfrentaram o grande desafio de sedimentar muitas das mais importantes doutrinas do Cristianismo, as quais permanecem até hoje a influenciar a teologia cristã. Dentre estas doutrinas, podemos citar a questão da definição de uma eclesiologia clara a partir da noção de “igreja”. Tendo em mente esta temática da noção de igreja, analise as sentenças a seguir: I- O termo igreja vem de ekklesia, termo grego, que significa ajuntamento, assembleia de pessoas convocadas e unidas em um propósito.
II- A noção de “igreja” constituída pelo Cristianismo é herdada da visão grega eklesia, a qual era utilizada na reunião de discussão do povo dentro da democracia.
III- O termo “igreja” é, teologicamente, oriundo da visão de unidade surgido entre os Pais da Igreja após o Grande Cisma, reafirmando a ekklesia, a reunião do povo de Deus no Ocidente. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II e III estão corretas. B) Somente a sentença I está correta.
C) As sentenças I e III estão corretas. D) As sentenças I e II estão corretas.
4-A Escolástica contribuiu para a construção de um sólido edifício teológico na Idade Média, tendo figuras expressivas como Tomás de Aquino. Este teólogo foi responsável pela defesa da fé contra várias heresias de sua época, valendo-se dos instrumentais racionais fornecidos pela Filosofia, mas sempre tendo a revelação de Deus como objeto de estudo. Ele promulgou as cinco vias para se provar a existência de Deus. Tendo em conta esta questão proposta por Tomás de Aquino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Tomás de Aquino assumiu totalmente a teoria aristotélica de explicação do mundo, apenas colocando Deus como centro.
( ) As cinco vias para provar a existência de Deus partem do pressuposto de que ele se revela através de sua criação.
( ) Tomás de Aquino traduziu as obras de Avicena, podendo assim estabelecer sua própria compreensão da relação entre a natureza e Deus.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - V - F. B) V - F - V. C) F - V - F. D) V - F - F.
5-A Idade Média ficou marcada pela intensa produção teológica, pois foi neste período que uma quantidade enorme de obras foi escrita, e não apenas isso, mas o conteúdo dessas obras se tornou referência para a teologia cristã até os dias de hoje. Sobre a importância da produção teológica na Idade Média, analise as sentenças a seguir:
I- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pela condição de hegemonia que a fé cristã tinha alcançado na Europa.
II- A produção teológica da Idade Média ganhou importância pelo fato de não haver nenhum outro tipo de produção literária, mas apenas teológica.
III- A produção teológica da Idade Média ganhou importância diante da necessidade de fundamentação racional da fé.
IV- A produção teológica da Idade Média deve sua importância ao movimento iluminista, que foi o responsável pela formação de grandes teólogos.Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas. B) As sentenças I, II e IV estão corretas.
C) As sentenças III e IV estão corretas. D) As sentenças I e IV estão corretas.
6-Na Idade Média, São Tomás de Aquino se volta para a inteligência da fé como uma maneira de assimilar a forma de sistematização do pensamento, existente na filosofia, com a verdade da palavra de Deus.
Sobre isso, ele afirma o seguinte:
“Confiando na piedade divina para prosseguir neste ofício de sábio, embora isto exceda nossas forças, temos por firme propósito manifestar, na medida do possível, a verdade que a fé católica professa, eliminando os erros contrários a ela. Por isso, sirvo-me aqui das palavras de Hilário: Estou consciente de que o principal ofício da minha vida é referente a Deus, de modo que toda palavra minha e todos os meus sentidos dele falem (I Sobre a Trindade 37; PL 10, 48D) (AQUINO, 1990, 1, II, 2.)”.
Partindo do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aquino considerava a fé como elemento central em sua busca pela verdade.
( ) Tomás de Aquino estava disposto a combater as heresias valendo-se do instrumental racional.
( ) Tomás de Aquino se entrega completamente na busca pelo conhecimento de Deus, colocando-O como centro da sua vida.
( ) Para Aquino, a fé tinha uma função periférica em sua busca pela verdade, pois ele deveria confiar apenas nos sentidos.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
A) V - V - V - F. B) V - F - F - V. C) F - V - F - F. D) F - V - V - F.
7-A história da Igreja Cristã é marcada por discussões de cunho doutrinário e eclesiológico, tendo grande importância para se estabelecer um consenso e norteador para a prática da fé e da pregação do Evangelho. Os mais importantes momentos destas discussões são os chamados Concílios, os quais ocorrem em períodos muito especiais. A partir desta temática dos Concílios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Nos Concílios esperava-se que os teólogos mais esclarecidos pudessem, através da lógica, dirimir as questões.
( ) A partir dos Concílios, entende-se que a palavra revelada é atualizada, remodelando os pontos que sustentam o Evangelho.
( ) Durante os Concílios, espera-se que o Espírito Santo ilumine e guie as discussões a fim de se chegar a uma verdade iluminada.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F. B) V - F - F. C) V - V - F. D) F - F - V.
8-A teologia fala de Deus, mas sua reflexão se apoiano que Deus disse de si mesmo. Esforça-se ela por compreender melhor a Deus, a partir do testemunho do próprio Deus, porém. Segue-se que a teologia não pode jamais tornar-se uma ciência autônoma. Como a Igreja, da qual é uma função, ela está “a serviço da palavra de Deus”. A teologia é e deve permanecer a humilde servidora da palavra de Deus. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A teologia deve uma construção teórica que se paute em princípios lógicos, sem levar em conta a fé ou as crenças na palavra de Deus.
( ) A teologia deve representar a simplicidade e profundidade da mensagem do Evangelho.
( ) A teologia deve apresentar a verdade do Evangelho em fórmulas teóricas que não são acessíveis aos indivíduos.
( ) A teologia deve ser serva da palavra de Deus e jamais ser uma ciência autônoma.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) F - V - F - V. B) F - F - F - V. C) V - V - F - F. D) V - V - V - V.
-9-Durante o século XIII, várias doutrinas consideradas heréticas surgiram e ganharam espaço em pouco tempo em comunidades cristãs. Diante disso, foi preciso um Concílio para dirimir as questões e estabelecer o fim destas doutrinas heréticas. Este Concílio ocorreu em Latrão em 1215. De acordo com as questões tratadas no Concílio de Latrão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Neste concílio foram definidos o Credo da Igreja Católica e a infalibilidade do papa.
( ) Neste concílio foram estabelecidas a doutrina da Transubstanciação da Eucaristia e o sacramento da confissão.
( ) Neste Concílio foram estabelecidos a doutrina da Trindade e o chamamento para a primeira Cruzada à Terra Santa.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: A) F - F - V. B) F - V - V. C) F - V - F. D) V - F - F.
10-Os primeiros séculos da Igreja Cristã foram marcados por uma premente necessidade de se estabelecer as doutrinas que deveriam tornar mais compreensível a mensagem do Evangelho e combater os ataques pagãos. Neste cenário, os primeiros Pais da Igreja desempenharam um importante papel. Tendo em vista este tema dos Pais da Igreja, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Clemente Romano. II- Inácio de Antioquia. III- Policarpo de Esmirna.
( ) Foi o primeiro a usar o termo Igreja Católica para se referir à Igreja em Roma.
( ) Escreveu uma Carta ao Filipenses, afirmando a natureza carnal de Cristo e seu sacrifício na cruz.
( ) É autor do documento cristão mais antigo, fora do Novo Testamento, uma Carta aos Coríntios.Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I - II - III. B) II - III - I. C) II - I - III. D) III - II - I.Parte inferior do formulário
 “REVESTI-VOS DE TODA ARMADURA DE DEUS.” (EFÉSIOS 6:11)

Mais conteúdos dessa disciplina