Buscar

AVALIAÇÃO SEMIOLOGIS E COSMOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO – COSMETOLOGIA, SEMIOLOGIA E FARMACOLOGIA APLICADA A ESTÉTICA
10
A Farmacodinâmica é a parte da Farmacologia que estuda o mecanismo de ação do fármaco, isto é, quais modificações gera no organismo, como, por que e quando ocorrem. Os fármacos agem no organismo através de interações com elementos que são chamados de:
· Moléculas.
· Receptor.
· Alvos.
· Células.
10
O processo inflamatório é uma resposta do organismo que se inicia nos vasos sanguíneos em direção aos tecidos quando há lesão por qualquer agente etiológico. Qual é a finalidade da inflamação?
· Proteger o organismo através de mecanismos para destruição e eliminação do agente etiológico, além de reparar a área afetada.
· Alertar o paciente que algo está errado na área inflamada.
· Proteger o organismo através de mecanismos de alertar e reparar a área afetada.
· Alertar o paciente para que a área afetada não desenvolva os processos inflamatórios dolorosos e destrua a parte tecidual.
10
A Toxicologia de cosméticos trata das reações adversas e os efeitos decorrentes do uso inadequado ou da susceptibilidade individual aos produtos. Agente tóxico ou toxicante é a substância capaz de causar dano a um sistema biológico, em condições específicas de exposição. Qual é a via mais comum de intoxicações pela maioria dos agentes (cosméticos)?
· Via de administração.
· Via transdérmica.
· Via dérmica.
· Via injetável.
10
Cosmetologia é a área da ciência farmacêutica dedicada a desenvolver, elaborar, produzir e acompanhar os efeitos e resultados de produtos cosméticos, além de realizar pesquisas e análises sobre esses produtos. Essa ciência estuda as diferentes formas e possibilidades de ação, aplicação e efeitos dos cosméticos, além de analisar como a matéria prima e seus componentes, de origem natural ou sintética, podem ser utilizados em tratamentos cosméticos.  Abaixo estão as três funções principais que a cosmetologia tem, EXCETO:
· Função decorativa.
· Função preventiva.
· Função conservadora.
· Função corretiva.
10
O cabelo tem como funções principais à proteção do couro cabeludo, o aumento da função sensorial e pode se apresentar em três diferentes estágios: anágeno (crescimento), catágeno (estágio de transição ou repouso) e telógeno (estágio de queda). A queda de cabelo quando ocorre além dos limites normais exige atenção, considerando o efeito negativo provocado a longo prazo na qualidade de vida dos pacientes. Qual é a quantidade de fios considerada normal a queda?
· Cerca de 50 fios diários.
· Cerca de 200 fios diários.
· Cerca de 100 fios diários.
· Cerca de 150 fios diários.
A hidratação do corpo é fundamental para o bom funcionamento da pele, especialmente para a proteção contra as agressões externas, como corpos estranhos, variações de clima e temperatura, além da penetração de medicamentos de uso tópico (como pomadas e cremes medicamentosos). A diminuição da hidratação da derme leva à alteração das propriedades da barreira:
· Lipídica.
· Cutânea.
· Sebáceas.
· Hídricas.
10
A palavra peeling vem do inglês que significa descamar. Consistem em recursos de esfoliação acelerada induzida produtos específicos, resultando na remoção controlada de porções da epiderme e/ou derme com posterior regeneração de novos tecidos. Analise a seguir sobre os objetivos dos cuidados pós-peeling.
I- Recuperar o manto hidrolipídico, pH, nutrição e a hidratação;
II- Prevenir repigmentações indesejadas;
III- Potencialização e manutenção dos resultados obtidos.
Marque a alternativa correta.
· I e II estão corretas.
· II e III estão corretas.
· I e III estão corretas.
· Todas as alternativas estão corretas.
10
Os melanócitos são células dendríticas (tipo de células do sistema imune) produtoras do pigmento melanina. Após a síntese de melanina nos melanócitos, esta é transferida para as células das camadas mais superficiais através dos filamentos que se projetam para o citoplasma das demais células. Qual ingrediente cosmético tradicional, acelera a renovação celular, diminuindo a espessura e a compactação da camada córnea?
· Ácido fítico.
· Ácido glicólico.
· Ácido azelaico.
· Ácido glicirrízico.
10
Sobre as Vias de penetração da pele, analise os trechos abaixo.
I- Transdérmica: passam entre o folículo piloso e a papila dérmica. Área com pouco pelo (especialmente idosos), tem hidratação mais difícil, por deficiência neste mecanismo, já que o folículo fica obstruído.
II- Transfolicular: substâncias de baixo peso molecular, caráter anfótero (isto é, são hidrossolúveis e lipossolúveis), passam pela pele e caem na corrente sanguínea. Uso exclusivo de medicamentos.
III- Transcelular: por difusão, os ativos passam de uma célula para a outra. Ocorre principalmente com ativos lipofílicos. O pH alcalino aumenta emoliência da pele por clivagem da queratina da camada córnea; por isso, o caráter alcalino tem maior permeabilidade da pele, um fator de risco para uso dos produtos.
Marque a alternativa correta:
· Apenas a I está correta.
· I e II estão corretas.
· II e III estão corretas.
· Apenas a III está correta.
10
A imunologia é uma ciência biológica que trata dos mecanismos e respostas complexas desenvolvidas pelo organismo para reconhecimento e consequentemente eliminar ou conter substâncias ou corpos estranhos que invadem o organismo, como vírus, microrganismos, proteínas e outras moléculas que podem alterar o funcionamento normal do corpo. A imunidade adaptativa realiza a vigilância imunológica, que é o monitoramento da entrada e presença de agentes agressores e substâncias relacionadas. Falhas neste monitoramento podem causar:
· Neoplasias malignas.
· Antígenos.
· Epítopos.
· Alergênicos.

Continue navegando