Buscar

Atividade Contextualizada - Tópicos Integradores I


Prévia do material em texto

Atividade Contextualizada de Tópicos Integradores I
Paula Karine Araújo B. Cabral
Biomedicina
Matrícula: 01446756
O CRISPR é a edição da sequência de DNA, onde a medicina utiliza-se dela para inativar, mapear genes ao longo do material genético, regulando sua manifestação, interferindo beneficamente na cura de doenças. Sua associação com a proteína Cas9 é a responsável pela edição do que será alterado, pois ela deleta seletivamente a sequência genômica anômala, permitindo dessa forma sua correção de mutações gênicas, em diversas aplicabilidades.
O desenvolvimento de técnicas de edição de genes, através do CRISPR/Cas9 possibilita a modificação de mutações genéticas, de uma sequência anômala por uma saudável, auxiliando na identificação de possíveis tratamentos que resultariam na cura permanentemente de patologias, trazendo benefícios à saúde pública.
As modificações que antes eram utilizadas apenas na área agrícola, ao logo de sua evolução, têm abordado diversos questionamentos no que refere ao genoma humano, uma vez que abrange faces diferentes, como a terapia genética em células enfermas, a terapia genética em linha germinal e as denominadas intervenções de melhora.
Referente aos dois primeiros pontos citados acima, de cura das enfermidades e de terapia genética em linha terminal, não são alvos de exaustivas discussões, uma vez que sua execução é previamente calculada, seu resultado é conhecido, e “bem intencionado”, por assim dizer, diferentemente do terceiro ponto, o das intervenções de melhora. 
As intervenções resultantes em melhoria genética, são associadas com a eugenia, termo que vem do grego e significa “bem-nascido”, esta é a grande preocupação no que futuramente pode acarretar à humanidade, a utilização da técnica que é extremamente arriscada, pelo fato de não ser possível sua previsibilidade à longo prazo, e seus desdobramentos às futuras gerações. Caso a utilização científica seja para fins indevidos, não há atualmente, como se prever tamanhas atrocidades genéticas que poderão ser desenvolvidas, sejam elas para sociedade, para a humanidade, para saúde pública, e muitos outros.
Fontes: 
VILAÇA, Murilo Mariano; DE ALMEIDA WINTER, Bárbara Carollo. Tecnologias emergentes, futuro da humanidade e dilema morais: uma introdução e um convite para um debate fundamental. ethic@-An international Journal for Moral Philosophy, v. 21, n. 1, p. 145-161, 2022. Disponível em: 
https://scholar.google.com.br/scholar?start=10&q=a+t%C3%A9cnica+do++%22CRISPR-cas9%22++e+sua+atual+aplica%C3%A7%C3%A3o+na+edi%C3%A7%C3%A3o+gen%C3%A9tica&hl=pt-BR&as_sdt=0,5&as_ylo=2022 Acesso em 07/12/22.
MOREIRA BARBOSA, Christiane Vincenzi; RAMPAZZO, Lino. A NOVA TÉCNICA DE ENGENHARIA GENÉTICA CRISPR/CAS9 E SUA REPERCUSSÃO ÉTICA: OS AVANÇOS E DESAFIOS DE SUA APLICAÇÃO À LUZ DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. Revista Jurídica Cesumar: Mestrado, v. 20, n. 1, 2020. Disponível em: 
http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/documentacao_e_divulgacao/doc_biblioteca/bibli_servicos_produtos/bibli_boletim/bibli_bol_2006/Rev-Jur-CESUMAR_v.20_n.1.pdf#page=93 Acesso em 07/12/2022.

Mais conteúdos dessa disciplina