Buscar

(99) 98525-8486 TEMOS PRONTO ESSE TRABALHO! PRIME EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(99) 98525-8486
 (99) 98525-8486
 (99) 98525-8486
Confira nosso Instagram com diversos feedbacks dos nossos alunos!⤵️
ATIVIDADE 1 - GH - ACREDITAÇÃO HOSPITALAR - 54/2023
ATIVIDADE DE ESTUDO 1
Olá, acadêmico(a)! A atividade proposta corresponde à Atividade de Estudo 1. O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo(a) em uma análise sobre a avaliação da Qualidade em Saúde junto ao cliente/paciente. Vamos iniciar a atividade com a leitura do texto a seguir:
 
TEXTO I
A IMPORTÂNCIA DA ACREDITAÇÃO HOSPITALAR NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE NO BRASIL
Para se obter qualidade, não é suficiente exercer quaisquer atividades da melhor maneira possível. Com a globalização, cresceu a importância da produtividade. Logo, como resultado, exige-se muito mais das pessoas e das organizações, o que transformou a qualidade em matéria aplicada (BALSANELLI e JERICO, 2005). Avaliar a qualidade do serviço prestado por hospitais, clínicas e dos profissionais da saúde tem sido um campo de estudo de diversos pesquisadores e uma necessidade dos diversos contratantes de serviços, sejam eles públicos ou privados. A missão essencial das instituições hospitalares é atender a seus pacientes da forma mais adequada. Por isso, todo hospital deve preocupar-se com a melhoria permanente da qualidade de sua gestão e assistência, buscando uma integração harmônica das áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial e, se for o caso, de docência e pesquisa (BRASIL, Ministério da Saúde, 2006). No Brasil, a preocupação com a qualidade da assistência à saúde surgiu de forma sistematizada, quando as instituições hospitalares buscaram estratégias de atendimento e metodologias de avaliação da qualidade, com vistas à preservação dos princípios da ética. Naquele momento, seu principal alvo de intervenção não era o paciente, mas o meio que o circundava (ROQUETE, SANTOS E VIANA, 2015). Com o intuito de alcançar os mais elevados padrões assistenciais, os hospitais buscam iniciativas que respondem as necessidades dos clientes. A qualidade tornou-se um fator significativo, conduzindo instituições para os mercados nacionais e internacionais, buscando êxito organizacional e crescimento.
 
A avaliação da Qualidade pode ser realizada a partir de diferentes métodos e com base em diversos critérios. Atualmente alguns processos de certificação, entre eles a Acreditação, buscam identificar evidências de práticas qualificadas junto ao cliente/paciente da instituição em avaliação.
Um dos objetivos da Gestão da Qualidade Total é promover satisfação dos indivíduos atendidos nos serviços de saúde, e atualmente, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde por meio da legislação e manuais de boas práticas orientam sobre a importância da participação do cliente/paciente na promoção da qualidade da assistência à saúde, em especial, no que se refere a Segurança do Paciente (um dos principais pilares da Qualidade em Saúde).
 
ATIVIDADE:
 
Com base nas informações apresentadas, e no conhecimento adquirido durante a disciplina, aponte ao menos 03 ações que podem ser desenvolvidas para avaliar a Qualidade em Saúde junto ao cliente/paciente, detalhando como os dados obtidos em cada uma destas ações podem ser utilizados para melhoria contínua dos serviços de saúde. (Sua resposta deverá conter entre 05 e 15 linhas).

Outros materiais