Buscar

Tuberculose


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Tuberculose
É uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. É uma das doenças infectocontagiosas que mais causa mortes no Brasil, principalmente entre as pessoas que vivem com HIV. Atinge principalmente os pulmões (forma pulmonar), porém outros órgãos podem ser afetados como: rins, ossos, olhos, entre outros, sendo estas denominadas como tuberculose extrapulmonar. 
Existem cinco tipos de tuberculose: a pulmonar, a miliar, a óssea, a ganglionar e a pleural.
Tuberculose pulmonar: acontece quando o bacilo se aloja nos pulmões. É o tipo mais comum de tuberculose é a que proporciona os sintomas mais “clássicos”, como tosse seca. O contágio acontece por meio do contato com gotículas de saliva da pessoa infectada.
Tuberculose miliar: ocorre quando a bactéria entra na corrente sanguínea e atinge todos os órgãos. É a forma mais grave de tuberculose, porque oferece risco de meningite e ataca vários órgãos com gravidade.
Tuberculose pleural: esse tipo da doença acontece quando o bacilo ataca a pleura dos pulmões, o que causa dificuldade em respirar. Não é contagioso.
Tuberculose ganglionar: assim como a tuberculose ganglionar, é um tipo de tuberculose extrapulmonar. Nesse caso, afeta o sistema linfático, como os gânglios do tórax, o pescoço, o abdômen ou a virilha. Também não é contagioso.
Tuberculose óssea: é o tipo menos comum da doença e acontece quando a bactéria consegue atingir e se desenvolver nos ossos, causando dor e inflamação.
Tuberculose - causas
O agente etiológico (agente causador) da tuberculose é o bacilo de Koch (nome cientifico da bactéria - mycobacterium tuberculosis) que se propaga de pessoa para pessoa através de gotículas microscópicas liberadas para o ar. Essas gotículas microscópicas podem ser libertadas para o ar quando alguém com a forma ativa de tuberculose não tratada, fala, espirra, ri ou canta.
Embora a tuberculose seja contagiosa, a sua propagação (contágio de outras pessoas) não é fácil de acontecer. A tuberculose é transmitida por pessoas com quem mantém contacto diário (alguém com quem vive ou trabalha) mais facilmente. Menos provável é que a tuberculose seja transmitida por uma pessoa estranha, com a qual mantenha contactos esporádicos.
A maioria das pessoas com tuberculose ativa que teve tratamento adequado com fármacos durante pelo menos duas semanas já não é contagiosa.
As pessoas com um sistema imunológico (sistema de defesa do organismo) enfraquecido são mais suscetíveis de serem infetadas. Um sistema imunológico saudável, muitas vezes, consegue combater com sucesso as bactérias da tuberculose. Algumas doenças podem enfraquecer o sistema imunológico. Por exemplo, o número de casos de tuberculose aumentou dramaticamente devido à disseminação do HIV, o vírus que causa a SIDA. A infeção pelo HIV deprime o sistema imunológico (sistema de defesa do organismo), tornando mais difícil o combate contra as bactérias. Como resultado, as pessoas com HIV são muitas vezes mais propensas a contrair tuberculose e a evoluir de doença latente para ativa do que as pessoas que não estão infetadas pelo HIV. Veja mais informação em formas de transmissão da tuberculose e medidas de precaução.
https://www.valesaude.com.br/doencas-e-sintomas/tuberculose/?origem=vidav 
https://www.saude.go.gov.br/pesquisar?q=tipos+de+tuberculose&Search=