Buscar

seminario adriana 05 04 2023

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Seminários Temáticos em Educação
	Nome do aluno(a):
	RGM:
	Curso: Semestre:
	Tipo de Linguagem: linguagem de rua 
	Trabalho analisado ( link ou nome da obra): carnaval
	Tutor (a):
Unidade V – Linguagens da rua – Blocos Carnavalescos
Introdução:
Na linguagem de ruas uma das primeiras coisas que lembramos é do carnaval, que é a maior festa comemorada no brasil. Nesta festa se destacam as músicas agitadas, brilhos, fantasias, cores, mascaras, carros alegóricos, e instrumentos fazem parte para contagiar milhares de pessoas, e trazer alegria, espirito de amizade, a interação da pessoas de outras culturas.
Desenvolvimento:
O Carnaval possui duração de 5 dias, e traz uma alavanca para a nossa economia, além de alegria e diversão nas ruas para as pessoas. Teve sua origem do antigo festival português que se chamava Entrudo, só chegou ao brasil no século XVII. Sua comemoração era feita com muitas músicas, ovos e farinhas. Por volta do século XIX, esta festa foi considerada crime, foi considerado como vadiagem, até a chegada do governo de Getúlio Vargas. O povo brasileiro começou a fazer as festas de carnaval em lugares fechados. Somente no final do século, os foliões começaram a se organizar para o retorno das festas nas ruas, porem o retorno dos blocos, cordões e as marchinhas de carnaval só surgiram mesmo no século XXI com o fim desta atitude de repudio.
Os blocos de carnaval são formados por: trios elétricos, bandas e alegria. Existem diversos tipos de blocos carnavalescos, no Rio de Janeiro, por exemplo, temos o: Cordão de Bola Preta que é um dos mais antigos; O Cacique de Ramos; entre outros. O bloco mais comum no Rio de Janeiro é o samba enredo e o desfile. Os blocos líricos que se destacam o frevo, as marchas carnavalescas e do desfile da população fantasiada, se encontram na região de Pernambuco. Os blocos onde a população vai as ruas fantasiadas cantando marchas, sambas, cotidianos chamam-se blocos sujos e são vistas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
 Considerações Finais
O bloco de rua é uma manifestação que proporciona uma grande alegria, reúne diferentes pessoas e muita diversidade de culturas. Este movimento carnavalesco faz parte do movimento artístico- cultural, as letras das músicas trazem debates políticos, onde em maioria das vezes descrevem a indignação do povo sobre determinado assunto, e com isso busca ajuda por mudanças no País, traz também as ruas a junção de gêneros, idades, culturas, onde acabam trocando conhecimentos, ao qual é importante para o crescimento pessoal e para que possam também aprender e a respeitar a diferença cultural e costume todos. 
Referências:
SIMAS,L.A. O carnaval e o samba na cultura brasileira. (https://www.youtube.com/watch?v=YK083GApA48&t=12s) visto em 22 de março de 2023.
Material teórico- Unidade V. Seminários temáticos em Educação. Universidade Cruzeiro do Sul, 2022.

Outros materiais