Logo Passei Direto
Buscar

Exercícios 1,2 Cristologia

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto: “Inicialmente, devemos recordar da Declaração Nostra Aetate, que foi promulgada durante o Concílio Vaticano II e deu orientações precisas acerca das relações do cristianismo em geral com as várias religiões. Dela nós temos que a Igreja 'nada rejeita do que nessas religiões existe de verdadeiro e santo' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a possibilidade de diálogo entre o cristianismo e o hinduísmo, assinale a alternativa correta:
A A ligação com os ancestrais.
B A solidariedade com os pobres.
C A representação do amor de Jesus pelo Pai.
D O livro sagrado dessas religiões.
E A proximidade de suas teologias.

Leia o excerto abaixo: “Os sinóticos, de certa forma, resumem o conteúdo programático da pregação de Jesus. Marcos coloca na boca de Jesus este resumo: 'Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 51.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde corretamente às representações das figuras que são vistas no evento da transfiguração:
A Moisés = tradição profética e Elias = lei.
B Moisés = libertação e Elias = realeza.
C Moisés = tradição profética e Elias = sacerdócio.
D Moisés = antiga aliança e Elias = tradição profética.
E Moisés = sabedoria e Elias = juiz.

Leia o fragmento de texto: “Os registros do processo de julgamento e condenação de Jesus estão descritos nos evangelhos nos seguintes trechos: Mateus (26,47–27,26); Marcos (14,43–15,15); Lucas (22,47–23,25); e João (18,1–19,16). Poderemos, ao abordar o tema da condenação, fazer referência a outros textos bíblicos diferentes destes, uma vez que estamos tratando de um acontecimento que é significativo para todo o contexto da Revelação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 156.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a pessoa de Jesus Cristo, encontramos dois testemunhos externos ao cristianismo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dos autores desses testemunhos:
A Orígenes e Horácio.
B Heródoto e Eusébio.
C Tito Lívio e Aristóteles.
D Tácito e Flávio Josefo.
E Platão e Aristóteles.

Leia o excerto de texto: “As outras ações de Deus em relação a seu povo, no Livro do Êxodo, são ouvir e entender. A história de sofrimento de Israel é conhecida de Deus e Maria é a mulher do povo que sofre suas dores. Deus a conhece e compreende as angústias vividas. Maria reconhece a mão de Deus, que se move em direção aos oprimidos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 227.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o documento conciliar que aponta a ligação entre Maria e a missão salvífica de Cristo:
A Lumen Gentium.
B Sacrosanctum Concilium.
C Dei Verbum.
D Marialis Cultus.
E Doutrina Social da Igreja.

Leia o extrato de texto: “Intencionalmente, Lucas deseja desvincular a figura de João do batismo recebido por Jesus. Por isso, não se diz o nome de quem batizou Jesus. Este pertence à 'Nova Criação', e João está ligado à Antiga Aliança. Lucas deseja, mais uma vez, relacionar Jesus à nova justiça e ao seu sinal – o batismo – e não a práticas rituais anteriores”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 41-42.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde corretamente à compreensão de deserto no Antigo Testamento:
A O deserto representa o local de confronto com o demônio.
B O deserto está ligado ao encontro com Deus.
C O deserto remete à solidão.
D O deserto representa a aridez do ser humano que abandona Deus.
E O deserto deve ser lido de maneira concreta e não representacional.

Leia o excerto de texto: “Ao desejar participar, de forma solidária com a espécie humana de toda a sua sorte, Jesus mergulha na miséria extremada da distância que nos separa de Deus e experimenta, em primeira pessoa, as consequências dela”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 193.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a compreensão que podemos ter ao ler os textos bíblicos que proclamam que Jesus foi ressuscitado, assinale a alternativa correta:
A Algo significativo que aconteceu ao mesmo Jesus que havia sido crucificado.
B Os apóstolos decepcionados inventaram a ressurreição.
C A ressurreição de Jesus foi semelhante à de Lázaro.
D A ressurreição é simplesmente uma forma semita de falar.
E Trata-se apenas da presença eucarística de Jesus.

Leia passagem de texto: “Em relação ao seu ofício, certamente Jesus teria aprendido com seu pai as tarefas da carpintaria, ainda que não possamos precisar exatamente a extensão de trabalhos possíveis a essa função”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 76.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde à etapa de vida dos judeus que acontece normalmente aos 13 anos de idade:
A Circuncisão.
B Bar mitzvah (filho da Lei).
C Pessach (páscoa).
D Beth-há-Sefer.
E Batismo.

Leia o excerto de texto: “A reflexão teológica (e suas controvérsias) voltaram-se para a encarnação do Verbo. A Igreja já reconhecia plenamente a humanidade e a divindade de Cristo. A pergunta, agora, era sobre como essas naturezas se relacionavam com ele”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 121.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, como forma de condenar os erros de Nestório, a Igreja proclamou o dogma de Maria Mãe de Deus. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à cidade onde aconteceu o Concílio no qual o dogma foi proclamado:
A Éfeso.
B Niceia.
C Constantinopla.
D Calcedônia.
E Roma.

Leia o trecho de texto: “Dois grandes teólogos estão alinhados a essa tendência – Karl Barth (1886-1968) e Hans Urs von Balthasar (1905-1986). Para eles (ainda que de formas distintas), a cristologia é o único caminho de compreensão da teologia. Os enunciados da teologia são englobados pela fé e por pensamentos cristológicos. Em outras palavras, não é possível haver outro discurso acerca de Deus senão na revelação de Jesus Cristo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 143.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, uma doas cristologias conhecidas é a da autorrevelação, na qual se destaca o termo kenosis. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao significado desse termo:
A Iluminação.
B Santificação.
C Humilhação ou aniquilamento.
D Glorificação.
E Adoração.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, pode-se afirmar que Jesus, em sua ressurreição, torna-se primícias de:
A Todos os seres humanos.
B Somente os judeus.
C Apenas pessoas que viveram na época dele.
D Somente os apóstolos.
E Apenas os que o seguiam naquela época.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, relativamente ao contexto da África negra, Jesus é visto como:
A O filho de Deus.
B O ancestral.
C O sábio.
D O milagreiro.
E O salvador do mundo.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a boa nova, assinale a alternativa correta:
A Representa o nascimento de Jesus Cristo.
B Representa a tentação de Jesus Cristo.
C Representa a ação de Jesus em favor do povo.
D Resume-se na afirmação: Jesus Cristo é o filho de Deus.
E Representa o batismo de Jesus.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o evento que representa o início da vida pública de Jesus Cristo, assinale a alternativa correta:
A É a ressurreição.
B É a morte.
C É o batismo.
D É a tentação.
E É o nascimento.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o objetivo das genealogias do ponto de vista semita, assinale a alternativa correta:
A As genealogias expressam pertença identitária.
B As genealogias expressam confissão religiosa.
C As genealogias expressam orientação política.
D As genealogias expressam orientação cultural.
E As genealogias expressam orientação de gênero.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a originalidade do ensinamento de Jesus, assinale a alternativa correta:
A Reside na humildade de Jesus.
B Reside na autoridade de Jesus.
C Reside na formação de Jesus.
D Reside na dedicação de Jesus.
E Reside na retórica de Jesus.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, como é denominado o tipo de messianismo oportunista que surge diante de Jesus por meio dos gritos da multidão: “Salva-te a ti mesmo”:
A Mágico.
B Libertador.
C Redentor.
D Sacerdotal.
E Humano.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, identifique o tipo de amor manifestado por Jesus na cruz que se contrapõe com a lógica de um Deus que exige sacrifícios:
A Amor altruísta.
B Amor desinteressado.
C Amor que exige algo em troca.
D Amor sacrifical.
E Amor sem disponibilidade.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto de texto: “Inicialmente, devemos recordar da Declaração Nostra Aetate, que foi promulgada durante o Concílio Vaticano II e deu orientações precisas acerca das relações do cristianismo em geral com as várias religiões. Dela nós temos que a Igreja 'nada rejeita do que nessas religiões existe de verdadeiro e santo' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a possibilidade de diálogo entre o cristianismo e o hinduísmo, assinale a alternativa correta:
A A ligação com os ancestrais.
B A solidariedade com os pobres.
C A representação do amor de Jesus pelo Pai.
D O livro sagrado dessas religiões.
E A proximidade de suas teologias.

Leia o excerto abaixo: “Os sinóticos, de certa forma, resumem o conteúdo programático da pregação de Jesus. Marcos coloca na boca de Jesus este resumo: 'Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho' [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 51.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde corretamente às representações das figuras que são vistas no evento da transfiguração:
A Moisés = tradição profética e Elias = lei.
B Moisés = libertação e Elias = realeza.
C Moisés = tradição profética e Elias = sacerdócio.
D Moisés = antiga aliança e Elias = tradição profética.
E Moisés = sabedoria e Elias = juiz.

Leia o fragmento de texto: “Os registros do processo de julgamento e condenação de Jesus estão descritos nos evangelhos nos seguintes trechos: Mateus (26,47–27,26); Marcos (14,43–15,15); Lucas (22,47–23,25); e João (18,1–19,16). Poderemos, ao abordar o tema da condenação, fazer referência a outros textos bíblicos diferentes destes, uma vez que estamos tratando de um acontecimento que é significativo para todo o contexto da Revelação”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 156.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a pessoa de Jesus Cristo, encontramos dois testemunhos externos ao cristianismo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o nome dos autores desses testemunhos:
A Orígenes e Horácio.
B Heródoto e Eusébio.
C Tito Lívio e Aristóteles.
D Tácito e Flávio Josefo.
E Platão e Aristóteles.

Leia o excerto de texto: “As outras ações de Deus em relação a seu povo, no Livro do Êxodo, são ouvir e entender. A história de sofrimento de Israel é conhecida de Deus e Maria é a mulher do povo que sofre suas dores. Deus a conhece e compreende as angústias vividas. Maria reconhece a mão de Deus, que se move em direção aos oprimidos”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 227.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que apresenta corretamente o documento conciliar que aponta a ligação entre Maria e a missão salvífica de Cristo:
A Lumen Gentium.
B Sacrosanctum Concilium.
C Dei Verbum.
D Marialis Cultus.
E Doutrina Social da Igreja.

Leia o extrato de texto: “Intencionalmente, Lucas deseja desvincular a figura de João do batismo recebido por Jesus. Por isso, não se diz o nome de quem batizou Jesus. Este pertence à 'Nova Criação', e João está ligado à Antiga Aliança. Lucas deseja, mais uma vez, relacionar Jesus à nova justiça e ao seu sinal – o batismo – e não a práticas rituais anteriores”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 41-42.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde corretamente à compreensão de deserto no Antigo Testamento:
A O deserto representa o local de confronto com o demônio.
B O deserto está ligado ao encontro com Deus.
C O deserto remete à solidão.
D O deserto representa a aridez do ser humano que abandona Deus.
E O deserto deve ser lido de maneira concreta e não representacional.

Leia o excerto de texto: “Ao desejar participar, de forma solidária com a espécie humana de toda a sua sorte, Jesus mergulha na miséria extremada da distância que nos separa de Deus e experimenta, em primeira pessoa, as consequências dela”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 193.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a compreensão que podemos ter ao ler os textos bíblicos que proclamam que Jesus foi ressuscitado, assinale a alternativa correta:
A Algo significativo que aconteceu ao mesmo Jesus que havia sido crucificado.
B Os apóstolos decepcionados inventaram a ressurreição.
C A ressurreição de Jesus foi semelhante à de Lázaro.
D A ressurreição é simplesmente uma forma semita de falar.
E Trata-se apenas da presença eucarística de Jesus.

Leia passagem de texto: “Em relação ao seu ofício, certamente Jesus teria aprendido com seu pai as tarefas da carpintaria, ainda que não possamos precisar exatamente a extensão de trabalhos possíveis a essa função”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 76.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde à etapa de vida dos judeus que acontece normalmente aos 13 anos de idade:
A Circuncisão.
B Bar mitzvah (filho da Lei).
C Pessach (páscoa).
D Beth-há-Sefer.
E Batismo.

Leia o excerto de texto: “A reflexão teológica (e suas controvérsias) voltaram-se para a encarnação do Verbo. A Igreja já reconhecia plenamente a humanidade e a divindade de Cristo. A pergunta, agora, era sobre como essas naturezas se relacionavam com ele”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 121.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, como forma de condenar os erros de Nestório, a Igreja proclamou o dogma de Maria Mãe de Deus. Assinale a alternativa que corresponde corretamente à cidade onde aconteceu o Concílio no qual o dogma foi proclamado:
A Éfeso.
B Niceia.
C Constantinopla.
D Calcedônia.
E Roma.

Leia o trecho de texto: “Dois grandes teólogos estão alinhados a essa tendência – Karl Barth (1886-1968) e Hans Urs von Balthasar (1905-1986). Para eles (ainda que de formas distintas), a cristologia é o único caminho de compreensão da teologia. Os enunciados da teologia são englobados pela fé e por pensamentos cristológicos. Em outras palavras, não é possível haver outro discurso acerca de Deus senão na revelação de Jesus Cristo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 143.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, uma doas cristologias conhecidas é a da autorrevelação, na qual se destaca o termo kenosis. Assinale a alternativa que corresponde corretamente ao significado desse termo:
A Iluminação.
B Santificação.
C Humilhação ou aniquilamento.
D Glorificação.
E Adoração.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, pode-se afirmar que Jesus, em sua ressurreição, torna-se primícias de:
A Todos os seres humanos.
B Somente os judeus.
C Apenas pessoas que viveram na época dele.
D Somente os apóstolos.
E Apenas os que o seguiam naquela época.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, relativamente ao contexto da África negra, Jesus é visto como:
A O filho de Deus.
B O ancestral.
C O sábio.
D O milagreiro.
E O salvador do mundo.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a boa nova, assinale a alternativa correta:
A Representa o nascimento de Jesus Cristo.
B Representa a tentação de Jesus Cristo.
C Representa a ação de Jesus em favor do povo.
D Resume-se na afirmação: Jesus Cristo é o filho de Deus.
E Representa o batismo de Jesus.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o evento que representa o início da vida pública de Jesus Cristo, assinale a alternativa correta:
A É a ressurreição.
B É a morte.
C É o batismo.
D É a tentação.
E É o nascimento.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o objetivo das genealogias do ponto de vista semita, assinale a alternativa correta:
A As genealogias expressam pertença identitária.
B As genealogias expressam confissão religiosa.
C As genealogias expressam orientação política.
D As genealogias expressam orientação cultural.
E As genealogias expressam orientação de gênero.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a originalidade do ensinamento de Jesus, assinale a alternativa correta:
A Reside na humildade de Jesus.
B Reside na autoridade de Jesus.
C Reside na formação de Jesus.
D Reside na dedicação de Jesus.
E Reside na retórica de Jesus.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, como é denominado o tipo de messianismo oportunista que surge diante de Jesus por meio dos gritos da multidão: “Salva-te a ti mesmo”:
A Mágico.
B Libertador.
C Redentor.
D Sacerdotal.
E Humano.

Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, identifique o tipo de amor manifestado por Jesus na cruz que se contrapõe com a lógica de um Deus que exige sacrifícios:
A Amor altruísta.
B Amor desinteressado.
C Amor que exige algo em troca.
D Amor sacrifical.
E Amor sem disponibilidade.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“Inicialmente, devemos recordar da Declaração Nostra Aetate, que foi promulgada durante o
Concílio Vaticano II e deu orientações precisas acerca das relações do cristianismo em
geral com as várias religiões. Dela nós temos que a Igreja 'nada rejeita do que nessas
religiões existe de verdadeiro e santo' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 205.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a possibilidade de diálogo entre o
cristianismo e o hinduísmo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A A ligação com os ancestrais.
B A solidariedade com os pobres.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] o que é próprio do
cristianismo e que pode ser compartilhado com outras religiões é a aliança irrevogável com
os pobres” (livro-base, p. 205).
C A representação do amor de Jesus pelo Pai.
D O livro sagrado dessas religiões.
E A proximidade de suas teologias.
Questão 2/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo:
“Os sinóticos, de certa forma, resumem o conteúdo programático da pregação de Jesus.
Marcos coloca na boca de Jesus este resumo: 'Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está
próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho' [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 51.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde
corretamente às representações das figuras que são vistas no evento da transfiguração:
Nota: 10.0
A Moisés = tradição profética e Elias = lei.
B Moisés = libertação e Elias = realeza.
C Moisés = tradição profética e Elias = sacerdócio.
D Moisés = antiga aliança e Elias = tradição profética.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Agora, vejamos alguns
elementos que são comuns aos textos da Transfiguração. Junto com Jesus, há duas
figuras centrais nos textos veterotestamentários: Moisés e Elias. Esses dois personagens
personificam, respectivamente, a Lei e os profetas. Falar em “a Lei e os Profetas” era uma
forma de Israel identificar todo o conteúdo do Antigo Testamento” (livro-base, p. 58).
E Moisés = sabedoria e Elias = juiz.
Questão 3/10 - Cristologia
Leia o fragmento de texto:
“Os registros do processo de julgamento e condenação de Jesus estão descritos nos
evangelhos nos seguintes trechos: Mateus (26,47–27,26); Marcos (14,43–15,15); Lucas
(22,47–23,25); e João (18,1–19,16). Poderemos, ao abordar o tema da condenação, fazer
referência a outros textos bíblicos diferentes destes, uma vez que estamos tratando de um
acontecimento que é significativo para todo o contexto da Revelação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 156.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a pessoa de Jesus Cristo,
encontramos dois testemunhos externos ao cristianismo. Assinale a alternativa que
apresenta corretamente o nome dos autores desses testemunhos:
Nota: 10.0
A Orígenes e Horácio.
B Heródoto e Eusébio.
C Tito Lívio e Aristóteles.
D Tácito e Flávio Josefo.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Uma informação que acompanha
essas confissões de fé é a de que Jesus teria sido condenado sob o governo de Pôncio
Pilatos. Essa informação é corroborada pelo historiador Tácito [...] [e] Flávio Josefo, em
sua obra Antiguidades judaicas [...]” (livro-base, p. 157-158).
E Platão e Aristóteles.
Questão 4/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“As outras ações de Deus em relação a seu povo, no Livro do Êxodo, são ouvir e entender.
A história de sofrimento de Israel é conhecida de Deus e Maria é a mulher do povo que
sofre suas dores. Deus a conhece e compreende as angústias vividas. Maria reconhece a
mão de Deus, que se move em direção aos oprimidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 227.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que apresenta
corretamente o documento conciliar que aponta a ligação entre Maria e a missão salvífica
de Cristo:
Nota: 10.0
A Lumen Gentium.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: "A própria Lumen Gentium
qualifica Maria como Medianeira para a unidade da Igreja" (livro-base, p. 227).
B Sacrosanctum Concilium.
C Dei Verbum.
D Marialis Cultus.
E Doutrina Social da Igreja.
Questão 5/10 - Cristologia
Leia o extrato de texto:
“Intencionalmente, Lucas deseja desvincular a figura de João do batismo recebido por
Jesus. Por isso, não se diz o nome de quem batizou Jesus. Este pertence à 'Nova Criação',
e João está ligado à Antiga Aliança. Lucas deseja, mais uma vez, relacionar Jesus à nova
justiça e ao seu sinal – o batismo – e não a práticas rituais anteriores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 41-42.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que corresponde
corretamente à compreensão de deserto no Antigo Testamento:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A O deserto representa o local de confronto com o demônio.
Você assinalou essa alternativa (A)
B O deserto está ligado ao encontro com Deus.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Devemos ainda resgatar o
sentido do deserto dado pelo profeta Oseias e que ficou consolidado na mentalidade
semita: lugar onde o Senhor convida seu povo (ainda que este o traia) a novamente falar
com ele. [...] É o deserto, portanto, um símbolo de comunhão, de intimidade com Deus.
Nada mais natural que o 'Filho amado' [...] fosse conduzido ao deserto pelo Espírito [...],
como declaração de uma relação íntima” (livro-base, p. 45).
C O deserto remete à solidão.
D O deserto representa a aridez do ser humano que abandona Deus.
E O deserto deve ser lido de maneira concreta e não representacional.
Questão 6/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“Ao desejar participar, de forma solidária com a espécie humana de toda a sua sorte, Jesus
mergulha na miséria extremada da distância que nos separa de Deus e experimenta, em
primeira pessoa, as consequências dela”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 193.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a compreensão que podemos ter
ao ler os textos bíblicos que proclamam que Jesus foi ressuscitado, assinale a alternativa
correta:
Nota: 10.0
A Algo significativo que aconteceu ao mesmo Jesus que havia sido
crucificado.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta.De acordo com o livro-base: “A ressurreição é parte
constitutiva do querigma apostólico desde o princípio. Os textos bíblicos dão conta da
mensagem de que os discípulos se utilizaram para demonstrar fé na ressurreição”
(livro-base, p. 196).
B Os apóstolos decepcionados inventaram a ressurreição.
C A ressurreição de Jesus foi semelhante à de Lázaro.
D A ressurreição é simplesmente uma forma semita de falar.
E Trata-se apenas da presença eucarística de Jesus.
Questão 7/10 - Cristologia
Leia passagem de texto:
“Em relação ao seu ofício, certamente Jesus teria aprendido com seu pai as tarefas da
carpintaria, ainda que não possamos precisar exatamente a extensão de trabalhos
possíveis a essa função”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 76.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do do livro-base “E vós, quem dizeis
que eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia, assinale a alternativa que
corresponde à etapa de vida dos judeus que acontece normalmente aos 13 anos de idade:
Nota: 10.0
A Circuncisão.
B Bar mitzvah (filho da Lei).
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Sem diminuir em nada a sua
natureza divina, podemos admitir um conhecimento soberbo sobre as Escrituras que Jesus
teria construído até aquela idade. Intencionalmente, o evento decorre quando ele completa
12 anos (Lc 2,42), ou seja, a idade na qual os meninos judeus realizam o seu bar mitzvah
(literalmente, 'filho da Lei') – cerimônia na qual são admitidos à comunidade, por meio da
leitura que fazem da Torá. A partir de então, as crianças judaicas tornam-se adultas”
(livro-base, p. 73-74).
C Pessach (páscoa).
D Beth-há-Sefer.
E Batismo.
Questão 8/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“No Novo Testamento, a função de sumo sacerdote atribuída a Jesus Cristo encontra lugar
de forma singular na Epístola aos Hebreus, porém não só. Vejamos: 'Pois há um só Deus, e
um só mediador entre Deus e os homens, um homem, Cristo Jesus, que se deu em resgate
por todos' [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 219.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a questão do título de sumo
sacerdote em relação a Jesus Cristo, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A Jesus relacionou sua missão àquela reservada ao sumo sacerdote.
B Jesus nunca atribui a si o título de sumo sacerdote.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Com relação a Jesus, não se
pode dizer que tenha atribuído a si tal título – as Sagradas Escrituras não dão conta disso”
(livro-base, p. 219).
C A participação de Jesus no culto do templo reforça a compreensão de que ele
endossou esses ritos.
Você assinalou essa alternativa (C)
D O texto bíblico que mais associa Jesus à figura do sumo sacerdote é Atos dos
Apóstolos.
E Jesus era figura especial entre os sacerdotes da época.
Questão 9/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“A reflexão teológica (e suas controvérsias) voltaram-se para a encarnação do Verbo. A
Igreja já reconhecia plenamente a humanidade e a divindade de Cristo. A pergunta, agora,
era sobre como essas naturezas se relacionavam com ele”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 121.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia, como forma de condenar os erros de
Nestório, a Igreja proclamou o dogma de Maria Mãe de Deus. Assinale a alternativa que
corresponde corretamente à cidade onde aconteceu o Concílio no qual o dogma foi
proclamado:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A Éfeso.
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O imperador Teodósio II
convocou para o ano de 431 um Concílio a ser realizado na cidade de Éfeso. A motivação
principal era a contestação, a partir do Patriarca de Constantinopla Nestório [...], em 428,
do título Mãe de Deus à Virgem Maria” (livro-base, p. 122).
B Niceia.
Você assinalou essa alternativa (B)
C Constantinopla.
D Calcedônia.
E Roma.
Questão 10/10 - Cristologia
Leia o trecho de texto:
“Dois grandes teólogos estão alinhados a essa tendência – Karl Barth (1886-1968) e Hans
Urs von Balthasar (1905-1986). Para eles (ainda que de formas distintas), a cristologia é o
único caminho de compreensão da teologia. Os enunciados da teologia são englobados
pela fé e por pensamentos cristológicos. Em outras palavras, não é possível haver outro
discurso acerca de Deus senão na revelação de Jesus Cristo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 143.
Considerando o trecho de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que eu
sou?”: elementos fundamentais de cristologia, uma doas cristologias conhecidas é a da
autorrevelação, na qual se destaca o termo kenosis. Assinale a alternativa que corresponde
corretamente ao significado desse termo:
Nota: 10.0
A Iluminação.
B Santificação.
C Humilhação ou aniquilamento.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. “Em Jesus, reconhecemos a história de Deus conosco. Em
sua descida e em sua humilhação (kenosis), reconheceremos a verdadeira essência de
Deus e, em sua glorificação e em sua exaltação, identificamos o destino final da
humanidade” (livro-base, p. 143).
D Glorificação.
E Adoração.
Questão 1/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo
“É o entendimento pós-pascal que dá sentido à entrega realizada por Jesus. É importante
entender que a reflexão da fé que a teologia faz e que alcança, evidentemente, a cristologia,
estende-se aos mistérios mais elevados, sobretudo a morte na cruz e a ressurreição”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
RAUTMANN, Robert. “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de
cristologia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 211.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, pode-se afirmar que Jesus, em sua
ressurreição, torna-se primícias de:
Nota: 10.0
A Todos os seres humanos.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Jesus, em sua ressurreição, torna-se primícias de todos os seres humanos
em relação a seus destinos” (Texto-base, p. 211).
B Somente os judeus.
C Apenas pessoas que viveram na época dele.
D Somente os apóstolos.
E Apenas os que o seguiam naquela época.
Questão 2/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo
“Assemelhando-se aos ancestrais de cada clã, Jesus permanece na vida dos que creem por
intermédio de suas palavras e do pão eucarístico. As ações de devoção terão em Cristo a
sua mediação. Suas obras e palavras deverão ser transmitidas de geração em geração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
RAUTMANN, Robert. “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de
cristologia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 203.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, relativamente ao contexto da África
negra, Jesus é visto como:
Nota: 10.0
A O filho de Deus.
B O ancestral.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Comentário: “Jesus é visto como o ancestral por excelência,também chamado de
proto-ancestral” (Texto-base, p. 203).
C O sábio.
D O milagreiro.
E O salvador do mundo.
Questão 3/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“As casas em Israel, especialmente aquelas do campo, eram pequenas, em forma de cubo,
na maioria das vezes. Sem dúvida, em Nazaré, Jesus teria residido em uma casa
semelhante, com apenas um cômodo, cujo centro era ocupado pelo fogo sobre o qual eram
cozidos os alimentos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 75.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a língua falada por Jesus,
assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Grego.
B Hebraico.
C Latim.
D Aramaico.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A língua falada por Jesus
certamente foi o aramaico. No Evangelho segundo Marcos, o primeiro a ser escrito,
diversos vocábulos de origem aramaica aparecem nas falas de Jesus [...]” (livro-base, p.
75).
E Siríaco.
Questão 4/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“O rito do batismo que João realizava não era comum entre os judeus. O de João, era
conhecido como um batismo de remissão dos pecados, um batismo de purificação.
Multidões se aglomeravam em torno a ele, confessavam seus pecados e eram batizadas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o evento que representa o início
da vida pública de Jesus Cristo, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A É a ressurreição.
B É a morte.
C É o batismo.
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “O evento do batismo de Jesus
por João Batista. A partir dele se inicia a vida pública ou o ministério de Jesus” (livro-base,
p. 36).
D É a tentação.
E É o nascimento.
Questão 5/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“Há que se recordar que o Evangelho segundo Marcos é tido, entre os exegetas, como o
mais antigo, datado, aproximadamente, entre os anos de 60 e 65 d.C. Como evangelho, ele
é um anúncio da boa nova, e não um relato biográfico ou mesmo histórico de um
personagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 33.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a boa nova, assinale a
alternativa correta:
Nota: 10.0
A Representa o nascimento de Jesus Cristo.
B Representa a tentação de Jesus Cristo.
C Representa a ação de Jesus em favor do povo.
D Resume-se na afirmação: Jesus Cristo é o filho de Deus.
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Há que se recordar que o
Evangelho segundo Marcos é tido, entre os exegetas, como o mais antigo, datado,
aproximadamente, entre os ano de 60 e 65 d.C. Como evangelho, ele é um anúncio da
boa nova, e não um relato biográfico ou mesmo histórico de um personagem. Essa boa
nova pode ser resumida em uma afirmação: Jesus é o Filho de Deus” (livro-base, p. 37).
E Representa o batismo de Jesus.
Questão 6/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo:
“O evangelista Lucas coloca Maria como protagonista, tanto dos acontecimentos que
antecedem quanto dos que sucedem o nascimento de Jesus. Diversamente, Mateus
evidencia a figura de José. Seu objetivo, com essa escolha, é destacar a linhagem davídica
de Jesus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 30.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre o objetivo das genealogias do
ponto de vista semita, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A As genealogias expressam pertença identitária.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Do ponto de vista semita, as
genealogias expressam a pertença identitária de determinada pessoa, nesse caso, ao
povo eleito” (livro-base, p. 30).
B As genealogias expressam confissão religiosa.
C As genealogias expressam orientação política.
D As genealogias expressam orientação cultural.
E As genealogias expressam orientação de gênero.
Questão 7/10 - Cristologia
Leia o excerto de texto:
“Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura” (Lc 4,21). E as palavras
lidas por Jesus são o resumo de sua ação e, por isso mesmo, de sua pregação: “O Espírito
do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou pela unção para evangelizar os
pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da
vista, para restituir a liberdade aos oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor”
(Mt 4,18-19; cf. Is 61,1-2)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia. Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 51.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a originalidade do ensinamento
de Jesus, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Reside na humildade de Jesus.
B Reside na autoridade de Jesus.
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Ainda que Jesus se utilize
constantemente da Lei, ele não a interpreta ao modo dos mestres de então. Sua
originalidade se assenta em sua autoridade: 'Eu, porém, vos digo'” (livro-base, p. 51).
C Reside na formação de Jesus.
D Reside na dedicação de Jesus.
E Reside na retórica de Jesus.
Questão 8/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo:
“Importa ainda mencionar que Jesus morreu como um blasfemo, segundo os que o levaram
à cruz. Com relação a essa acusação, a resposta dele, ao contrário da blasfêmia, é o
oferecimento do perdão irrestrito. Exemplo seguido mais tarde por seus discípulos,
começando no martírio de Estêvão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
RAUTMANN, Robert. “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de
cristologia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 169.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, como é denominado o tipo de
messianismo oportunista que surge diante de Jesus por meio dos gritos da multidão:
“Salva-te a ti mesmo”:
Nota: 10.0
A Mágico.
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
Comentário: “Novamente, a tentação de um messianismo mágico, oportunista, surge
diante de Jesus por meio dos gritos das multidões: “A outros salvou, que salve a si
mesmo” (Texto-base, p. 169).
B Libertador.
C Redentor.
D Sacerdotal.
E Humano.
Questão 9/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo:
“Jesus não foi sacerdote, não foi escriba nem fariseu. Ele não se identificava com os grupos
(seitas) judaicos de sua época. Ainda que tenha sido considerado mestre por seus
discípulos, sua forma de agir era distinta da dos mestres de sua época”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RAUTMANN, R. “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia.Curitiba: InterSaberes, 2019. p. 71.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”: elementos fundamentais de cristologia sobre a nacionalidade de Jesus,
assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
A Etrusco.
B Egípcio.
C Romano.
D Grego.
E Judeu.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “De começo, devemos afirmar o
óbvio: Jesus é judeu. A sua vida, sua missão, seu testemunho, seus discursos, suas
parábolas, suas intenções, suas escolhas e mesmo sua paixão e sua morte estão
inseridos na história do povo de Israel, nas promessas a esse povo e, especialmente, no
textos do Antigo Testamento” (livro-base, p. 70).
Questão 10/10 - Cristologia
Leia o excerto abaixo:
“Cristo, como vítima, sofreu a destruição, a qual, contudo, não foi oferecida a Deus por seus
algozes. Tampouco Jesus ofereceu sua destruição como ato a aplacar a ira de Deus”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:
RAUTMANN, Robert. “E vós, quem dizeis que eu sou?”. Elementos fundamentais de
cristologia. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base “E vós, quem dizeis que
eu sou?”. Elementos fundamentais de cristologia”, identifique o tipo de amor
manifestado por Jesus na cruz que se contrapõe com a lógica de um Deus que exige
sacrifícios:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
A Amor altruísta.
B Amor desinteressado.
Comentário: “Esse amor desinteressado, solidário, foi manifestado por Jesus ao se tornar
vítima da maldade. Na sua entrega, ele torna presente, mais do que nunca, o amor de
Deus para contrapor a agressão daqueles que o queriam destruído” (Texto-base, p. 191).
C Amor que exige algo em troca.
D Amor sacrifical.
Você assinalou essa alternativa (D)
E Amor sem disponibilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina