Buscar

POLÍTICA SETORIAL docx QUESNTIONARIO UNIDADE 1

Prévia do material em texto

· Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(Ceps-UFPA - 2018 - Unifesspa - Técnico em Assuntos Educacionais) Sobre a gestão e a coordenação de processos educacionais a partir de uma concepção democrática, analise as afirmativas:
I. As ações de gestão devem estar centralizadas nas dimensões administrativa e financeira da escola, de modo a instrumentalizar a gerência das ações e das decisões.
II. A gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, em articulação com as diretrizes e as políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico.
III. A gestão escolar deve ser compromissada com os princípios da democracia, da participação e do compartilhamento das decisões.
IV. A gestão, atualmente, é um processo de tomada de decisões conjuntas e de efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos dados.
V. A gestão escolar deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da escola.
 
Estão corretas:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
II, III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
I, II, III e IV.
	
	b. 
I, III, IV e V.
	
	c. 
II, III, IV e V.
	
	d. 
I, II, III e V.
	
	e. 
I, II, IV e V.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
I – Incorreta: o conceito de gestão democrática é entendido como o processo gerencial dialógico em que a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação. Porém, a expressão gestão democrática também tem sido usada para identificar as mais variadas práticas sociais de diferentes atores não apenas governamentais, mas de organizações não governamentais, associações, fundações e escolas.
II – Correta: a gestão é o ato de gerir a dinâmica cultural da escola, em articulação com as diretrizes e as políticas educacionais públicas para a implementação de seu projeto político-pedagógico.
III – Correta: a gestão escolar deve ser compromissada com os princípios da democracia, da participação e do compartilhamento das decisões.
IV – Correta: a gestão, atualmente, é um processo de tomada de decisões conjuntas e de efetivação de resultados, com acompanhamento e avaliação dos encaminhamentos dados.
V – Correta: a gestão escolar deve estabelecer o direcionamento e a mobilização capazes de sustentar e dinamizar a cultura das escolas para realizar ações conjuntas, associadas e articuladas, de modo a atingir os objetivos da escola.
	
	
	
· Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(UFMT - 2017 - UFSBA - Técnico em Assuntos Educacionais) A promoção de uma gestão universitária democrática exige um conjunto de ações e elementos constitutivos como possibilidade da prática social da educação. Sobre a promoção da gestão universitária democrática, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Reconhecimento da existência de diferenças de identidades e de interesses que compõem a comunidade acadêmica.
( ) Participação da comunidade acadêmica e da sociedade civil nos momentos de elaboração, execução e avaliação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
( ) Participação, como forma de adesão ao plano de trabalho, do dirigente máximo e condição para o alcance das metas de qualidade acadêmica.
( ) Transparência pública em todos os atos da administração acadêmica.
 
Assinale a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
V, V, F, V.
	Respostas:
	a. 
V, V, F, V.
	
	b. 
F, F, V, V.
	
	c. 
V, F, V, F.
	
	d. 
F, V, F, V.
	
	e. 
V, V, V, F.
	Comentário da resposta:
	Resposta: A
Comentário: a terceira opção não está alinhada com os princípios da gestão democrática, pois fala em adesão ao plano de trabalho do dirigente máximo, ou seja, não existe a oportunidade de divisão do poder e de participação coletiva.
	
	
	
· Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(Copeve-Ufal - 2017 - Prefeitura de Maceió - AL - Assistente/Secretário Escolar) Dadas as afirmativas em relação à gestão democrática:
I. A ideia básica de uma gestão democrática implica pensar como um processo de idas e vindas, de acertos e erros, em que todos tenham a oportunidade de participar.
II. Quanto maior a participação de todos, maiores são as possibilidades de acertos nas decisões.
III. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político-pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
 
Verifica-se que está(ão) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
I e II.
	Respostas:
	a. 
I, apenas.
	
	b. 
III, apenas.
	
	c. 
I e II.
	
	d. 
II e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
III. Incorreta: o problema nesse item é a lógica hierárquica e excelentes resultados nas avaliações institucionais, ou seja, não está sintonizada com a participação coletiva e a divisão do poder. Um aspecto fundamental da gestão democrática é a construção do Projeto Político-pedagógico de modo que a cultura escolar esteja preocupada em manter a lógica hierárquica, objetivando obter excelentes resultados nas avaliações institucionais.
As alternativas I e II estão corretas (I – a ideia básica da gestão democrática é que todos tenham a oportunidade de participar; II – quanto maior a participação, também se aumentam as possibilidades de acertos).
	
	
	
· Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	(FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Pedagogia) A Lei Federal n. 8.069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), estabeleceu que “a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho”, assegurando-se-lhes a participação em processos de decisão que afetam sua experiência de escolarização no que concerne ao direito de:
I. Participação efetiva, respeitada sua liberdade de organização, nos conselhos e em todas as instâncias deliberativas de gestão democrática das escolas.
II. Trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz.
III. Ser respeitado por seus educadores.
IV. Contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores.
V. Organização e participação em entidades estudantis.
 
Está correto o que se afirma apenas em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
III, IV e V.
	Respostas:
	a. 
II e V.
	
	b. 
I, IV e V.
	
	c. 
III, IV e V.
	
	d. 
I e III.
	
	e. 
I, II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta: C
Comentário:
“Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica.
Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.”
O termo em todas anulou o item I, considerando que em todas generaliza, “não são em todas as instâncias deliberativas”. II. trabalho, a partir de 12 anos de idade, na condição de aprendiz. O correto seria a partir dos 14 anos de idade.
	
	
	
· Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Leia os itens seguintes a respeito do Conselho Escolar:
I- O Conselho Escolar é um colegiado de natureza meramente consultiva, vinculado à escola, visando a proporcionar apoio à unidade escolar.
II- Uma das finalidades do Conselho Escolar é consolidar o processo educativo, buscando a socialização das decisões quanto ao plano global da escola.
III- São membrosnatos do Conselho Escolar de cada unidade de ensino o gestor, o vice-gestor e o representante dos serviços pedagógicos.
IV- O Conselho Escolar não se reunirá ordinariamente uma vez a cada bimestre ou extraordinariamente quando se fizer necessário, por provocação do coordenador ou por 1/3 (um terço) de seus membros.
 
Estão corretos apenas os itens:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
II e III.
	Respostas:
	a. 
I e II.
	
	b. 
lI e IV.
	
	c. 
III e IV.
	
	d. 
I e IV.
	
	e. 
II e III.
	Comentário da resposta:
	Resposta: E
Comentário: uma das principais ferramentas da gestão democrática é o planejamento participativo, uma vez que ele pode envolver os mais diferentes segmentos da comunidade local e escolar que têm representação no Conselho Escolar. O Conselho Escolar é o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola. Ele é formado pela representação de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar.
O Conselho Escolar é responsável por zelar pela manutenção e por participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira da escola. Ele deve contribuir com as ações dos dirigentes escolares para assegurar a qualidade de ensino e a gestão democrática na escola. Cabe aos conselheiros, por exemplo, definir e fiscalizar a aplicação dos recursos destinados.
A alternativa I está incorreta (o Conselho Escolar não é um colegiado de natureza meramente consultiva, mas o órgão máximo para a tomada de decisões realizadas no interior de uma escola).

Continue navegando