Buscar

A3 de Nutrição em Estética


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A3 de Nutrição em Estética:
O papel de uma microbiota saudável tem sido relacionado a uma série de funções metabólicas e imunológicas. Nesse sentido, a disbioseconsiste no desequilíbrio dessa microbiota, com aumento de bactérias patogênicas, em relação ao número de microorganismos com ação benéfica. Tal condição que pode ser causada pelo uso de certos medicamentos, fatores fisiológicos, fatores psicológicos, entre outros.
Considerando que o tratamento dessa condição se dá, principalmente, por meio de mudanças alimentares, quais as principais orientações nutricionais você daria a um paciente com disbiose?
A microbiota intestinal é composta de vários microrganismos vivos que vivem em situação de harmonia benéfica com o corpo humano, auxiliando na proteção e em outras funções específicas. A barreira existente na microbiota auxilia na proteção contra agentes invasores como patógenos, ademais disso, pode agir no sistema imunológico. 
Disbiose é um desequilíbrio da microbiota intestinal, ou seja, irá causar um mal funcionamento do intestino. Tendo aumento de bactérias maléficas, ocasionando em doenças e em problemas para saúde do ser humano. 
Alguns alimentos que podem aumentar os riscos da disbiose é uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, gordurosos e fritos, além da idade avançada do paciente. 
Quando temos um paciente diagnosticado com disbiose é importante orientar sobre a mudança no estilo de vida e promover uma saúde da microbiota intestinal. Importante informar sobre o consumo de fibras, produtos prébioticos e probióticos, que encontramos em alguns produtos de origem láctea como iogurtes. O uso destes alimentos irá potencializar a formação de colônias de bactérias benéficas e a restruturação da microbiota. 
Além do que já foi mencionado como cuidado importante, é necessário informar que o paciente deve evitar alimentos ultraprocessados, gordurosos, diminuir o consumo de açúcares. Por outro lado, deve aumentar o consumo de alimentos como frutas e verduras, além dos cereais integrais. 
O acompanhamento nutricional é de extrema importância, já que por meio da alimentação correta podemos reverter o caso da disbiose e auxiliar na cura do paciente.