Buscar

Casos para elaboração do cardápio unindo Nutrição estética e alimentos funcionais

Prévia do material em texto

Casos para elaboração do cardápio unindo Nutrição Estética E Alimentos Funcionais
Maria Elvira Balestra Lemes
Raphaella Oliveira Pereira
- Nutrição e envelhecimento cutâneo- mulher; 55 anos; 1,70 m de altura; 60 kg- procura nutricionista com o intuito de melhorar a saúde da sua pele- reduzir rugas e marcas. Obs: Paciente possui condições econômicas favoráveis.
Em jejum: tomar o suplemento de Vitamina C.
Café da manhã: 07:00
Leite desnatado 1 copo americano + 5 gramas de cacau 100 %
1 pão francês + 1 passada de ponta de faca de requeijão light
100 gramas de mamão papaya + 5 gramas de linhaça marrom
Colação: 9:00
2 Castanhas do Pará 
1 iogurte grego natural
1 laranja ou colágeno de laranja
Almoço: 12:00
Batata doce 200 gramas
Peixe salmão 150 gramas
Abóbora 50 gramas
Cenoura 50 gramas 
Mix de salada de folhas verdes a vontade: rúcula, espinafre, alface
Tomate cereja
Pepino
Sementes de abóbora ou Quinoa Cozida
Azeite de oliva extra virgem e vinagre balsâmico para temperar
Melancia
Café da tarde : 15:00
2 Nozes
100 gramas de manga
Uva 1 cacho pequeno
Lanche da tarde ou pré treino: 18:00
30 gramas de abacate com xylitol
Jantar: 20:00h
Caldo de abobora cabotiá com gengibre ou 
Filé de frango temperado com ervas e salada a vontade
Ceia 22:00h
Chá de Camomila ou Chá Verde
Alimentos funcionais utilizados na dieta:
Este cardápio foi planejado para fornecer uma variedade de nutrientes essenciais para promover a saúde da pele incluindo vitaminas A, C, E, colágeno, ômega-3, antioxidantes e minerais
Cacau: Rico em flavonoides.
Mamão: exemplo de alimento que faz bem para a derme. Por ser uma fonte de vitamina A, a fruta atua na renovação celular, ajudando a eliminar as peles mortas. Além disso, tem uma ótima contribuição na cicatrização, por conta de suas proteínas papaína e fibrina.
Linhaça: A linhaça possui propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias que retardam o envelhecimento da pele e previnem o surgimento de espinhas. Para a aproveitar os benefícios dessa semente, é indicado consumi-la descascada e triturada, pois faz com que o organismo absorva mais rápido os nutrientes.
Castanhas e nozes: O selênio e os ômegas 6 e 9 presentes em abundância em castanha e nozes, auxiliam na proteção das células, estimulando a produção de proteínas estruturantes, como o colágeno, até as camadas mais profundas da pele.
Laranja: Rico em vitamina C. possui ação antioxidante forte e eficaz, que ajuda na produção de colágeno e colabora na diminuição dos radicais livres, além de possuir ação inibidora na formação de melanina, beneficiando a luminosidade da pele deixando-a mais viçosa, bonita e com aparência saudável.
Batata doce: Altamente nutritiva, ela é rica em betacaroteno, uma substância que é convertida em vitamina A pelo organismo e auxilia a desobstruir os poros e a manter a pele protegida contra a despigmentação.
Peixe Salmão: Uma das maiores fontes de ômega 3, garante ao corpo uma boa dose de gorduras boas, conhecidas como insaturadas, que reforçam a membrana celular da pele.
Abóbora: O fruto, que é rico em sais minerais, também tem vitaminas A e C, muitas fibras e tem fama de ser extremamente benéfico para a visão e para a pele. Isso porque um dos sais minerais presentes na abóbora é o betacaroteno, um composto que protege nossa visão da degeneração por idade.
Cenoura : O betacaroteno é um importante antioxidante presente no alimento que, além de ajudar a manter o bronzeado, tem essa função de reduzir a sensibilidade à luz ultravioleta (UV). Resumindo, a cenoura é aliada de uma pele bonita, saudável e bem protegida.
Melancia: O licopeno combate radicais livres responsáveis pelo envelhecimento, é um anti-inflamatório e protege o DNA das células. A melancia também é rica em vitamina C, outro antioxidante. 
Manga: Seu consumo retarda o envelhecimento, pois é rica em antioxidantes. A vitamina C ajuda na produção do colágeno no organismo e a vitamina A atua na produção e manutenção do tecido subcutâneo e renovação das células do corpo.
Uva : A vitamina C presentes nas uvas formam uma dupla imbatível nessa função. A ação antioxidante desse polifenol é capaz de prevenir o envelhecimento precoce. Na pele, ele proporciona proteção contra raios ultra violetas, eliminando os radicais livres e prevenindo doenças.
Abacate: É uma fonte de vitaminas, sais minerais e gorduras boas, essas gorduras são muito eficazes para nutrir e revitalizar a pele, promovendo uma hidratação corporal potente. 
Observações:
É importante manter-se bem hidratada ao longo do dia, por isso, além das sugestões de bebidas nas refeições, recomenda-se consumir pelo menos 2 litros de água diariamente.
Evitar o consumo excessivo de açúcares refinados, alimentos processados e gorduras saturadas, pois podem contribuir para o envelhecimento precoce da pele.
Incluir alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas C e E, e ômega-3, que são fundamentais para a saúde da pele e podem ajudar a reduzir rugas e marcas.
O colágeno em pó adicionado ao smoothie de manhã pode auxiliar na elasticidade e firmeza da pele.
Alimentos ricos em selênio, como castanhas e sementes, podem ser benéficos para a saúde da pele, ajudando a protegê-la contra danos causados pelos radicais livres.

Continue navegando