Buscar

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE PESSOAS
ALUNA SUÉLEN CAROLINA DOS SANTOS BEDESCHI
A) Como a consultoria pode explicar para a presidência do hospital qual é o conceito atual de gestão de pessoas e suas vantagens organizacionais? 
Apresentando os resultados que a gestão de pessoas irá vir a proporcionar para o hospital, administrando comportamento dos profissionais e criando equipes mais satisfeitas, motivadas, qualificadas e engajadas com os objetivos organizacionais, gerando melhores resultados no atendimento realizado pela organização.
B ) A política de provisão é a “porta de entrada” para o indivíduo em uma organização. Explique sobre a importância do recrutamento para uma organização, apontando as vantagens e desvantagens do recrutamento externo e interno.
O recrutamento e a seleção de pessoas relacionam-se com o ambiente organizacional devido ao convívio com a oferta e procura (mercado de trabalho) e indivíduos aptos para o trabalho (mercado de recursos humanos). O setor de Recursos Humanos (RH) trabalha com os processos de recrutamento e seleção, é responsável pelo processo de identificação do profissional adequado para o cargo desejado. Toda via, para contratarmos uma pessoa para trabalhar na empresa precisa-se de analisar a sua formação, experiência e as qualificações para um bom desempenho futuro em suas atividades, para isso, dependerá de um bom recrutamento e posteriormente de um minucioso processo de seleção, pois só assim estará escolhendo o candidato com a melhor habilidade e conhecimento para cumprir as tarefas, as quais são atribuídas ao perfil do cargo. Neste sentido, o processo de recrutamento e seleção é de extrema importância para o crescimento da organização. 
Vantagens do recrutamento interno: Mais econômico, pois os custos com anúncios, recrutamento, seleção e admissão são menores. Mais rápido, na seleção do trabalhador, no processo de admissão e na sua integração. Não é necessário formar o trabalhador, já adaptado aos processos da empresa e à sua cultura. Diminui o risco de uma má contratação, já que se conhece o candidato ao pormenor. Valoriza o trabalho interno, premiando os trabalhadores com bom desempenho Promove a competição saudável entre os colaboradores e motiva o trabalho destes. Aproveitamento do investimento feito nos colaboradores, retenção de talentos dentro da empresa 
Desvantagens: Número reduzido de candidatos. Necessidade de ajustamentos internos. Cisões entre colaboradores que se candidataram ao mesmo cargo. Desmotivação e perda de lealdade de trabalhadores não selecionados. Possível saída de trabalhadores não selecionados para outras empresas. Trabalhadores limitados à visão e à forma de trabalho da empresa. Não possibilita a mudança e a entrada de sangue novo, aumentando a média de idades na empresa. Um bom desempenho num cargo não garante por si só um bom desempenho no outro cargo. 
Vantagens do recrutamento externo: Leque mais amplo de candidatos, que permite a entrada de novos talentos, aumentando o patrimônio humano da empresa. Novas idéias, experiências e formas de trabalhar, permitindo a mudança na organização. Mais vontade para aprender (e facilidade para aprender), promove a visibilidade da empresa e a relação desta com o exterior.
 Desvantagens: Mais dispendioso, com recurso a recrutadores e diferentes meios de divulgação. Mais demorado, com o processo de análise, recrutamento e seleção a alargar-se substancialmente. Afetando a motivação e a lealdade dos trabalhadores, com as oportunidades a serem concedidas a externos. Menos seguro, com a possibilidade de contratar um trabalhador com perfil que se demonstra fora do perfil. Investimento em recrutamento e em formação pode sair furado. Concluímos com isso que e melhor investir nos funcionários existentes antes de partir para o recrutamento externo, valorizando-os.
C)Elabore o organograma dos cargos descritos, considerando a seguinte relação hierárquica: os cargos de recepcionista, auxiliar de serviços gerais e auxiliar administrativo são subordinados ao coordenador administrativo. Os cargos de auxiliar financeiro e comprador são subordinados ao coordenador de finanças. Os cargos de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem são subordinados ao coordenador de atendimento, o qual é subordinado ao supervisor Hospitalar. Os cargos de coordenador financeiro e coordenador administrativo são subordinados ao cargo de Supervisor Hospitalar. O supervisor Hospitalar é subordinado ao presidente da organização.
D) Como a política de remuneração e recompensas organizacionais pode contribuir para a motivação dos colaboradores no ambiente organizacional do hospital?
Após a admissão e treinamento de um colaborador, as empresas precisam se preocupar em mantê-los em seu quadro de funcionário. Sendo assim se dá a importância das recompensas organizacionais, que é um fator muito importante para manutenção das pessoas dentro de uma empresa. Contudo aplicando a política de remuneração e recompensas ira motivar os colaboradores fazendo com que se sintam mais valorizados, aumentando a perspectiva de futuro dentro do hospital.
PRESIDENTE
SUPERVISOR HOSPITALAR
COORDENADOR FINANCEIRO
COORDENADOR ADMINISTRATIVO
AUXILIAR FINANCEIRO
COMPRADOR
MÉDICOS
ENFERMEIROS
TÉCNICOS EM ENFERMAGEM
RECEPCIONISTAS
AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS
AUXILIAR ADMINISTRATIVO
COORDENADOR DE ATENDIMENTO

Continue navegando