Buscar

metd ciencias atv cont

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE MAURÍCIO DE NASSAU
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA CIÊNCIA
NOME DO ALUNO: ANA ELVIRA DA SILVA
MATRÍCULA: 01454794
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA – AV1
A APRENDIZAGEM COM AS ATIVIDADES INVESTIGATIVAS
NATAL/RN
2023
De acordo com a BNCC, o principal objetivo das atividades investigativas, é proporcionar aos alunos o contato com suas práticas, processos e procedimentos, levando em conta suas vivências, seus interesses e o contato permanente com novos conhecimentos que sejam capazes de intervir na sociedade.
Diante desta proposta, foi vivenciado uma experiência investigativa, com uma turma de Nível I, de um CMEI localizado na cidade de Natal/RN, do qual sou estagiária a quase um ano. 
No horário de intervalo, as crianças foram levadas ao parque, ao invés de se colocarem cada uma em seus brinquedos favoritos como de costume, elas se aglomeraram junto a casinha do parque. Lá elas encontraram vários bichinhos que se batiam uns nos outros tentando se enterrarem na areia. Veio a ideia: levar o bichinho para casa! Com a turma toda, procuramos recipientes e colocamos um bichinho em cada um para as crianças.
De volta a sala de aula, na nossa roda de conversas, a crianças foram dado nomes aos seus bichinhos e recontando passa a passo a experiência de tê-los pego. Os recipientes foram nomeados e cada criança levou o seu para casa.
Na manhã seguinte, algumas voltaram sem os seus bichinhos, porém 3 delas trouxeram de volta e explicaram como tinha sido cuidar deles em casa, os relatos foram diversos, desde o que gostava de comer melancia ao que precisou de uma caminha feita de algodão para poder dormir, porém uma das crianças, a Laura, de 3 anos de idade, estava com o seu bichinho morto dentro do recipiente. Ao ser questionada do porquê do bichinho ter morrido, a resposta foi surpreendente: ela disse que tinha pouca areia para que ele pudesse fazer sua própria casinha e por isso ele tinha morrido. Enquanto ela contava, as outras crianças observavam atentas a explicação da menina.
Conseguimos dentro dessa atividade, ensinar as crianças a importância de manter o “bichinho” no seu habitat natural, e que aquilo era essencial para sua sobrevivência, debatemos ideias, desenvolvemos o perfil investigativo de cada criança e tivemos uma aula divertida e proveitosa fora das 4 paredes da sala de aula.
Registramos toda a experiência e fizemos uma exposição na sala de aula, para apresentação para as demais turmas, finalizando assim o nosso projeto com grande sucesso.

Continue navegando