Buscar

programa micronutrientes

Prévia do material em texto

MÓDULO 1
QUESTÃO 1
As carências de micronutrientes afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Dentre os prejuízos causados por essas carências estão: aumento do risco de mortalidade materna e infantil, maior susceptibilidade a doenças infecto-contagiosas, prejuízo ao crescimento e desenvolvimento e cansaço.
A) Verdadeiro
B) Falso
As carências de micronutrientes podem gerar aumento do risco de mortalidade materna e infantil, redução na capacidade cognitiva, aumento da susceptibilidade a doenças infecto-contagiosas, prejuízo ao crescimento e desenvolvimento, depressão, cansaço e aumento da susceptibilidade a diferentes tipos de câncer e doenças cardiovasculares.
 QUESTÃO 2
A prevalência de carências de micronutrientes é alta em todo o mundo. Abaixo, assinale as três principais deficiências de micronutrientes a nível mundial:
A) Ferro, vitamina D e zinco
B) Vitamina A, zinco e folato
C) Ferro, vitamina A e iodo
D) Vitamina D, vitamina B1 e vitamina A
MÓDULO 2
QUESTÃO1
A anemia ferropriva é uma carência que acomete principalmente crianças e gestantes, devido à maior vulnerabilidade nessas fases da vida. De acordo com o aprendido sobre as recomendações para prevenção da anemia ferropriva em gestantes, marque a alternativa correta.
A) No primeiro trimestre de gestação, não há necessidade de suplementação de ferro ou outros micronutrientes.
B) A gestante deve receber orientações sobre como se alimentar de forma balanceada e saudável, com alimentos ricos em ferro heme e também receber suplementação com sulfato ferroso e ácido fólico desde os primeiros meses de gestação.
C) Suplementar com ácido fólico e ferro somente nos dois primeiros trimestres de gestação e orientar a gestante a manter uma alimentação rica em ferro não heme.
QUESTÃO 2
A prevenção e o tratamento das carências nutricionais pode ocorrer de diversas formas: Educação Alimentar e Nutricional, Fortificação de Alimentos e Suplementação Profilática. O Ministério da Saúde tem adotado a suplementação profilática com sulfato ferroso para crianças maiores de 2 anos e mulheres no pós-parto.
A) Falso
B) Verdadeiro
A suplementação profilática com sulfato ferroso é destinada a crianças de 6 a 24 meses, gestantes e mulheres no pós-parto e pós-aborto.
MÓDULO 3
QUESTÃO 1 
Já sabemos que o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A busca reduzir e erradicar a deficiência de vitamina A em crianças de seis a cinquenta e nove meses de idade e mulheres no pós-parto imediato, residentes em regiões consideradas de risco. 
A partir disso, marque Verdadeiro ou Falso para a afirmação a seguir: “Mulheres no pós-parto em regiões de risco devem receber a suplementação de vitamina A em casa, após a alta hospitalar.”
A) Verdadeiro
B) Falso
As mulheres no pós-parto devem receber a suplementação imediatamente, antes da alta hospitalar. A dosagem é diferente, inclusive na coloração das cápsulas.
QUESTÃO 2
Em relação à deficiência de vitamina A, assinale a única afirmativa incorreta:
A) Leite humano, vegetais folhosos verdes, frutas amarelo-alaranjadas são exemplos de alimentos fonte de vitamina.
B) A deficiência subclínica (diarreia e morbidades respiratórias) é a forma mais grave de deficiência de vitamina A e é irreversível.
C) A deficiência clínica de vitamina A pode causar cegueira parcial ou total.
D) A diminuição das reservas de vitamina A e não ingestão de alimentos fonte levam a deficiência.
A deficiência subclínica é a primeira manifestação da deficiência de vitamina A e a suplementação ou aumento da ingestão de alimentos fonte podem reverter essa condição.

Continue navegando